quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS


A Bíblia é a revelação de Deus. Se quisermos entender qualquer aspecto principal desta revelação, precisamos atentar para os princípios governantes estabelecidos e revelados na Bíblia. 

O princípio governante da Bíblia como um todo é que Deus, na eternidade passada, teve um propósito, um plano, que era expressar a Si mesmo com Sua autoridade. Esse plano, o propósito eterno de Deus, é totalmente revelado nos dois primeiros capítulos de Gênesis e nos dois últimos capítulos de Apocalipse.

Em Gênesis 1 e 2 vemos que o homem é o centro do universo criado por Deus. Embora Deus tenha criado os céus e a terra e milhões de outros itens, o item central é o homem. Deus fez o homem de uma maneira muito específica, formando-o da terra (Gn 2.7) e o fez à Sua própria imagem (Gn 1.26). 

Portanto, o homem, uma entidade única, carrega duas coisas: a terra e a imagem de Deus. Em substância o homem é terreno, mas em expressão ele é divino. Nessa entidade única – o homem – vemos um princípio maravilhoso – uma criatura levando a substância terrena e a imagem divina. Quando o homem expressou a imagem de Deus e exercitou Sua autoridade e domínio, Deus descansou. Essa era a situação bem no começo na narrativa bíblica.

Quando vamos para o fim da Bíblia, vemos a consumação: o novo céu e a nova terra com a Nova Jerusalém. No novo céu e nova terra, a terra será mais útil que o céu, porque a Nova Jerusalém estará na terra. Se lermos cuidadosamente Apocalipse, veremos que a Nova Jerusalém não é um edifício físico, mas sim uma composição viva, composta por pessoas vivas, tais como os doze apóstolos do Cordeiro e as doze tribos de Israel (Ap 21.12, 14).

A cidade chamada Nova Jerusalém terá a aparência de Deus e irá expressá-Lo plenamente. Mais ainda, o trono de Deus estará naquela cidade e a autoridade de Deus será plenamente exercida ali. Esse é o reino eterno de Deus. Portanto, na Nova Jerusalém Deus terá descanso pleno e obterá Seu sábado eterno. Esse é o princípio governante de toda a Bíblia.

Se quisermos conhecer a Bíblia, precisamos ter uma visão global da mesma. Perceba, então, que o universo é composto por três períodos. O primeiro período foi o tempo antes de Adão, ao qual chamamos de era pré-adâmica. 

Como sabemos, antes de Adão ter sido criado, o universo já existia. Ninguém pode dizer quão longo foi aquele período. O segundo período do universo se estende de Gênesis 1:2 até o fim do milênio vindouro, isto é, da criação de Adão ao fim do próximo milênio. Esse período é muito curto, talvez não seja muito mais do que sete mil anos. 

Embora possamos pensar que isso seja muito tempo, aos olhos de Deus sete mil anos equivalem a sete dias, pois para Ele mil anos são como um dia (2 Pe 3.8). Depois desse segundo período, haverá o terceiro período do universo – o novo céu e a nova terra com a Nova Jerusalém. Esse período durará por toda a eternidade. Para conhecer a Bíblia plenamente, precisamos entender esses três períodos do universo.

O primeiro período do universo foi o período do caos. Deus criou, Satanás destruiu e Deus veio para julgá-lo. Em Gênesis 1.2 temos o começo da recriação de Deus. Estritamente falando, somente o versículo 1 de Gênesis se refere à criação, pois o versículo 2 é o começo da recriação de Deus. 

A recriação de Deus somente restaurou o universo caído a uma condição adequada à criação e existência do homem. O homem, na verdade, não foi uma recriação, mas uma criação. Tendo Ele cumprido o seu plano ao criar o homem à Sua imagem e semelhança, deu início a um período de realização. A segunda vinda do Senhor Jesus não irá encerrar tal período, porque o velho céu e a velha terra ainda continuarão por mais mil anos depois da volta do Senhor. 

Esses mil anos serão a continuação do período da realização. Portanto, a realização, por parte de Deus, do Seu propósito começou com a criação do homem e será completada no final do próximo milênio.

Depois do período de realização, virão o novo céu e nova terra com a Nova Jerusalém. Esse período, que podemos chamar de sábado eterno, será um sábado interminável. Nosso Pai, nosso Salvador e todos os redimidos estarão lá. Esse é o nosso destino, nosso futuro. Nosso futuro é o sábado eterno onde nosso Pai, nosso Salvador e todos nós descansaremos pela eternidade.

 Este é um resumo simplificado do propósito eterno de Deus. Creia e viva esperando esse tempo de eternidade sem fim!   

0 comentários:

Postar um comentário