segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

FOMOS PREDESTINADOS PARA A FILIAÇÃO


No livro aos Hebreus, termos uma revelação importante sobre a igreja. A igreja é uma composição viva de todos os filhos de Deus, uma empresa viva de todos os irmãos do Filho Primogênito de Deus. Os muitos filhos de Deus, dos quais a igreja é composta foram todos predestinados para a filiação: 

“Nos predestinou para sermos filhos de adoção, por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade” (Ef 1.5). 

Não nos tornamos filhos de Deus por acidente; fomos predestinados a ser filhos de Deus desde antes da fundação do mundo.

Na eternidade passada, Deus decidiu que seríamos Seus filhos. Primeiramente, Deus nos conheceu de antemão (Rm 8.29). Depois disso, Ele nos escolheu. Não importando o que você sinta a respeito de si mesmo, Deus o escolheu antes da fundação do mundo. Depois de nos conhecer de antemão e de nos escolher, Deus nos predestinou. 

A palavra predestinar inclui a idéia de ser marcado. Na eternidade passada, antes da criação, Deus pôs uma marca sobre nós. Ele nos marcou antecipadamente. Para que nos predestinou Deus? Para a filiação. Fomos predestinados para a filiação.

É difícil encontrar esse conceito entre os cristãos hoje. O conceito comumente encontrado entre os cristãos é de que fomos predestinados para a salvação. Dificilmente há qualquer preocupação com a ‘filiação’. Não temos o conceito de filiação, porque fomos influenciados pelos ensinamentos tradicionais do cristianismo. Precisamos ser restaurados para entender a Palavra pura. 

A Palavra pura nos diz que fomos predestinados para a filiação. Uma vez que nos tornamos filhos de Deus, não temos com que nos preocupar.

Não nos tornamos filhos de Deus por acidente. Mesmo que alguém tenha se arrependido e crido no Senhor como resultado de um acidente automobilístico, o acidente não foi algo que ocorreu por acaso, mas segundo Deus, foi porque aquela pessoa já havia sido marcada. Por que ela sofreu aquele acidente? Talvez porque a pessoa era um pouco teimosa. Deus em Sua soberania permitiu aquele acidente para introduzi-la na filiação. Mas a filiação não é um acidente.

Somos nascidos de Deus

Como escolhidos de Deus, nascemos de Deus, a fim de sermos Seus muitos filhos. A Bíblia diz que quando recebemos o Senhor Jesus, crendo Nele, nascemos de Deus e recebemos o direito de sermos filhos de Deus (Jo 1.12-13). Desde então, o Espírito de Deus continuamente testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16).

 Mesmo nos momentos em que estamos fracos ou desviados, ainda temos a profunda convicção de que somos filhos de Deus, pois nascemos d’Ele e seremos para sempre Seus filhos. Recebemos a filiação eterna por meio de nossa regeneração.

Somos nascidos do Espírito

Quando nascemos de Deus, nascemos do Espírito (Jo 3.6). Em nossa carne, nascemos de nossos pais. Mas é no nosso espírito que nascemos do Espírito de Deus a fim de sermos Seus filhos. Deus enviou-nos o Espírito de Seu Filho para que pudéssemos ser os muitos filhos de Deus, à semelhança de Seu primogênito (Gl 4.6). Ser os muitos filhos de Deus é algo que se relaciona ao nosso espírito e ao Espírito do Filho de Deus.

Nós, os muitos filhos de Deus, temos o Filho Primogênito como nosso irmão mais velho (Hb 2.11; Rm 8.29). Como nosso irmão mais velho, Ele é nosso modelo e exemplo. Por ser nosso irmão mais velho, Ele lidera em tudo e nós temos de seguir Suas pegadas. Por termos a vida e a natureza de Deus, somos os muitos filhos de Deus. 

Por compartilharmos da mesma natureza do Primogênito, somos Seus irmãos. Para Deus, somos Seus muitos filhos; para o Filho Primogênito de Deus, somos Seus muitos irmãos.

Na igreja, o Filho Primogênito de Deus declara o nome do Pai a Seus irmãos. Por que o Pai é a fonte da vida e da natureza, declarar o nome do Pai é mostrar aos muitos irmãos a fonte da vida e da natureza. Nós, os filhos de Deus, nos tornamos co-participantes da natureza divina. 

Para nós, Deus não é meramente o Deus criador, mas também o Pai que gera. Ele nos gerou. Ele transmitiu-nos Sua vida, Sua natureza, e até mesmo Seu ser para dentro de nós.   

0 comentários:

Postar um comentário