segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DOIS PRINCÍPIOS DE CONDUTA


Deus criou o homem, conforme diz a Bíblia no livro de Gênesis, e o mesmo Deus providenciou o sustento do homem que havia criado. A existência do homem proveio de Deus e era a Sua intenção que o homem fosse dependente do Dele ao longo de toda a sua vida. A vida que o Senhor deu era para ser suprida por meio de alimentos adequados que Ele mesmo supriu.

“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2.8-9). 

Por meio dessas duas árvores, Deus nos tem mostrado figuradamente dois caminhos diferentes, nos quais as pessoas podem viver seus dias na terra: o princípio que governa a conduta de alguns é o conhecimento do bem e do mal, enquanto outros são governados pelo princípio da vida. Vamos gastar algum tempo analisando esses dois diferentes princípios, e como eles afetam a vida dos filhos de Deus.
                         
   Que é o Princípio do Bem e do Mal?

Se a nossa conduta for controlada pelo princípio do bem e do mal, então toda vez que tivermos de tomar uma decisão, teremos que cogitar: “Isto é certo ou errado? Seria bom fazer isso ou seria mau? Muitos cristãos hesitam antes de fazer qualquer coisa e ficam remoendo tais perguntas na mente.

 Eles estão inclinados a fazer o que é certo; querem evitar todo mal; desejam viver uma vida de acordo com o que julgam ser o viver cristão. Então, meticulosamente, ponderam todas as suas ações. Examinam cuidadosamente cada situação com que se deparam e enquanto não se convencem de que certa maneira de agir é boa, não prosseguem. Procuram agir como convém a um cristão; portanto, estão sempre alertas para separar o certo do errado e fazer apenas o que consideram ser certo.

Todavia, a Palavra de Deus diz: 

“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. 

O viver cristão não consiste em agir de acordo com o padrão aparentemente sublime de rejeitar tudo o que é mau e escolher a apenas o que é bom. Isso é viver sob a lei, é agir de acordo com a antiga aliança, não de acordo com a nova. Agir desse modo é conformar-se a padrões religiosos ou morais. Isso está totalmente aquém do padrão cristão.
                           
  O Viver Cristão É Baseado Na Vida

Que é o viver cristão? O viver cristão é uma questão de vida. Se alguém é cristão, então ele possui uma nova vida; e quando tem de decidir sobre determinado modo de agir, ele não pergunta: “É certo fazer isto?” Mas deve perguntar: “Se eu fizer isto, no que irá afetar minha vida interior?” “Como reagirá a isto a nova vida que tenho dentro de mim?” 

O mais surpreendente é que o objetivo de grande maioria dos cristãos é somente a conformação a um padrão exterior, apesar de Deus não nos ter dado, pelo novo nascimento, uma porção de regras e regulamentos novos, aos quais devemos ajustar-nos. Ele não nos levou para um novo Sinai nem nos deu uma nova lista de mandamentos com seus “Farás isto” e “Não farás aquilo”. 

O viver cristão não requer que investiguemos o certo e o errado das diferentes maneiras de agir, mas que verifiquemos a reação da vida divina a qualquer ação proposta.

O viver cristão não requer que investiguemos o certo e o errado das diferentes maneiras de agir, mas que verifiquemos a reação da vida divina a qualquer ação proposta. Como cristão você possui a vida de Cristo e são as reações de Sua vida que você deve levar em conta. Se, ao refletir sobre determinada ação, houver um mover de vida em seu interior, te impulsionando para executá-la, se houver uma resposta positiva de vida interior, se houver “a unção” no interior (I Jo 2.20, 27), então você pode seguir confiantemente a maneira proposta. Você seguiu o que a vida interior indicou.

Mas se quando você refletir sobre certa atitude, a vida interior começar a desfalecer, então saberás que tal atitude deve ser evitada, mesmo que seja, aparentemente, recomendável.
Você já notou que a conduta de muitos que não são cristãos é governada pelo princípio de certo e errado? Onde é que o cristão difere do não-cristão, se o mesmo princípio governa ambos? 

A Palavra de Deus mostra-nos claramente que o cristão é controlado pela vida de Cristo, e não por qualquer código de ética exterior. Há algo vital dentro de um cristão que reage positivamente a tudo o que é de Deus, e rejeita tudo o que não provém Dele. Portanto, devemos prestar atenção às nossas reações interiores. Quando a fonte viva em nosso interior brotar em resposta a alguma sugestão, devemos segui-la, mas quando ela diminui, devemos rejeitar a idéia.

Não devemos nos atrever a ser governados por coisas exteriores nem por argumentos nossos ou de outras pessoas. Devemos sim viver segundo o mover de nossa vida interior.


0 comentários:

Postar um comentário