quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VIVENDO NO CORPO DE CRISTO


Há muitos membros no Corpo de Cristo e estes membros estão unidos, cada um com suas diversas funções. Deus não ordenou a todos os membros que tivessem a mesma função. 

“Porque, assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função” (Rm 12.4). 

Como então podem estes membros com diferentes funções ser ligados e encaixados juntos, harmoniosamente, num só corpo? Há princípios básicos essenciais para o funcionamento harmonioso do Corpo de Cristo. O primeiro define o relacionamento entre mim e a Cabeça, o segundo, o relacionamento entre mim e o Corpo, e o terceiro minha posição como um membro. Todos os três são indispensáveis.

O Relacionamento Entre Mim e o Cabeça (Cristo) – Obediência

O significado da entrega absoluta de um cristão está nas palavras: “Eu serei obediente ao Senhor; renunciarei à minha liberdade e não desobedecerei à autoridade”. O primeiro princípio de viver no Corpo de Cristo é obedecer à autoridade do Cabeça. Tanto a existência do Corpo quanto sua função e atividade dependem da autoridade. Quando não damos lugar à autoridade em nós, o Corpo fica paralisado. 

Qualquer parte que seja desobediente fica paralisada. Um corpo paralisado não segue as direções da cabeça, pois onde há vida, há autoridade. Se quisermos ter vida, é impossível não aceitar autoridade. Se minha mão tem vida, ela não pode resistir à direção da cabeça. Estar vivo implica que estamos sendo dirigidos pelo Cabeça.

Se você ainda não tem sido tratado de tal maneira que se renda à obediência, o que você conhece do Corpo é apenas uma questão de teoria, não de realidade. Devemos almejar a obediência. Desejamos progredir bem, tornarmo-nos santos e justos, todavia devemos ainda procurar ser obedientes.

O Relacionamento Entre Mim e o Corpo (A Igreja) – Comunhão

Nosso relacionamento com o Cabeça é de obediência, enquanto nosso relacionamento com o Corpo é de comunhão. A vida do Corpo de Cristo precisa de comunhão, sem a qual nada há senão estagnação. Comunhão implica receber assistência dos outros membros do Corpo. Portanto, comunhão significa que eu recebo as características especiais dos outros membros. Beneficio-me daquilo que os outros podem fazer por mim.

Alguns cristãos não entendem o princípio da comunhão. Eles querem crescer espiritualmente como indivíduos, orar sozinhos, fazer as coisas sozinhos, ser a boca, o ouvido, a mão e o pé ao mesmo tempo. Mas aqueles que conhecem o Senhor não são assim; eles precisam de comunhão. Comunhão implica o fato de ser limitado e estar pronto a aceitar o que vem dos outros membros do Corpo. Quando a vida de outro membro do Corpo flui para dentro de você, você é sustentado. Por isso, devemos perceber que não vivemos meramente por nossa própria vida, mas por meio da vida que vem do Corpo.

Minha Posição Como Um Membro no Corpo – Serviço

Se no Corpo de Cristo mais membros necessitarem do suprimento de vida e poucos puderem proporcionar tal suprimento, a força do Corpo definhará. Eis porque devemos orar pelos outros. Deus quer que você, por meio de tal oração, supra vida a outros membros. Assim, quando eles precisarem do poder de vida, tal suprimento estará prontamente disponível. 

Alguns membros podem suprir o Corpo com poder de vida, enquanto outros precisam receber vida do corpo. Devemos ter ambos os aspectos. Precisamos verdadeiramente do suprimento de vida do Corpo e também devemos suprir vida ao Corpo. Por meio da comunhão recebemos vida do Corpo e também suprimos vida a outros membros.

Quando falamos da igreja como o Corpo, não é uma mera doutrina ou ensinamento, mas uma realidade absoluta. Assim devemos, alegremente, receber ajuda dos outros e também devemos esforçar-nos para ajudar outros irmãos e irmãs.

Resumindo, devemos render obediência à autoridade do Senhor, desfrutar a vida do Corpo e ao mesmo tempo suprir vida a outros membros. Estes são os três princípios básicos do nosso viver no Corpo de Cristo. 

0 comentários:

Postar um comentário