quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O DEUS DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ


A primeira Epístola aos Coríntios 10.11 diz: “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos”. A Bíblia registra a história dos israelitas como um exemplo para nós. O propósito desse registro é nossa edificação. Embora haja uma visível diferença entre a obra de Deus no Antigo Testamento e Sua obra no Novo Testamento, em princípio elas são iguais. O princípio da obra de Deus hoje é o mesmo do passado.

Deus escolheu Israel para ser Seu povo, e também escolheu homens entre os gentios para serem Seu povo (At 15.14). A Bíblia diz que somos concidadãos dos santos e membros da família de Deus (Ef 2.19). Ela também diz que somos os verdadeiros judeus (Rm 2.29). Portanto, a história dos israelitas é um modelo para nós. Precisamos ver com atenção a maneira como Deus edifica Seu povo. 

Examinamos esse assunto considerando a história de Abraão, Isaque e Jacó, porque cada uma dessas três pessoas ocupa um lugar especial na Bíblia. Podemos dizer que Abraão, Isaque e Jacó são o fundamento da nação de Israel. Sem eles, não poderia haver um povo de Deus. O povo de Deus tornou-se Seu povo por intermédio da experiência de Abraão, Isaque e Jacó.

É interessante notar que Deus disse:

“Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o deus de Jacó”  (Êx 3.6).

 Ele disse isso no Antigo Testamento, e o Senhor Jesus citou o mesmo no NT. “Eu sou o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó” está citado nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas (Mt 22.32; MC 12.26; Lc 20.37).
                                  
  Um Lugar Especial na Bíblia

 Por que esses três personagens ocupam um lugar especial na Bíblia? Porque Deus quis separar um grupo de pessoas para estar sob o Seu nome e torná-los Seu povo. Começando por Abraão, Deus começou a ganhar um povo. Isso teve um começo espiritual com Abraão. Ele fez algo em Abraão com o objetivo de mostrar-nos a experiência necessária que o povo de Deus deve ter. Isso também ocorreu com Isaque e Jacó. 

Os tratamentos que esses três receberam de Deus e as experiências pelas quais passaram resultaram no povo de Deus. Portanto, todas as experiências de Abraão, Isaque e Jacó são as experiências que todo o povo de Deus deve ter. Para que nos tornemos o povo de Deus não basta, simplesmente, termos as experiências dos três. Precisamos ter as realizações de Abraão, mais as de Isaque e mais as de Jacó.
                                                          
 Abraão

O seu nome original era Abrão. Mais tarde Deus mudou o nome dele para Abraão (Gn 17.5). Em ambos os nomes há a raiz “aba”, que na língua original significa “pai”. Abrão era um pai em si mesmo, e a lição que ele aprendeu foi conhecer a Deus como o Pai. Durante toda a sua vida Abraão aprendeu essa única lição – conhecer a Deus como o Pai.

Que significa conhecer Deus como o Pai? Significa que toda provisão deve vir de Deus. Deus ser o Pai significa que Ele é o Criador, o único Iniciador. O Filho veio do Pai. “O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também, semelhantemente, o faz” (Jo 5.19). Essa deve ser a nossa experiência. 

Devemos receber graça de Deus para perceber que nós não podemos iniciar coisa alguma. Não somos capazes ou dignos de começar nada. Gênesis 1 começa dizendo: “No princípio criou Deus”. No princípio não éramos nós, mas Deus. Deus é o Pai, e todas as coisas originam-se Dele.

Foi o próprio Deus quem iniciou a aproximação com Abraão. Sua experiência mostra-nos que ele não tinha intenção de tornar-se povo de Deus. Abraão não iniciou nada. Foi Deus quem iniciou. Foi Deus quem o trouxe do outro lado do rio Eufrates (Gn 12.1-5). Deus o quis, e Ele o chamou. Abraão nunca pensou nisso. Deus o quis e Deus fez a obra.

Quando foi chamado, Abraão não sabia para onde estava indo (Hb 11.8). Ele deixou a terra de seu pai sem saber para onde estava indo. Isso não era tudo. Abraão não sabia que iria gerar um filho. Ele até mesmo teve que contar com a ajuda de Deus para conceber um filho. Seu filho Isaque foi-lhe dado por Deus. Este era Abraão.

 A primeira lição que temos de aprender é perceber que nada podemos fazer e que tudo depende de Deus. Ele é o Pai e o Iniciador de tudo.   

0 comentários:

Postar um comentário