segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A HISTÓRIA DO SACERDÓCIO


Há na Bíblia um ofício chamado o ofício sacerdotal. Este ofício denota um grupo de pessoas que foram separadas do mundo e são devotadas unicamente para ministrar a Deus. Elas não têm outra profissão ou vocação além de servir a Deus. Tais pessoas são conhecidas na Bíblia como sacerdotes.

Deus tem tido Seus sacerdotes desde a época de Gênesis. O primeiro sacerdote foi Melquisedeque, sacerdote do Altíssimo, que dispensou pão e vinho a Abraão. Ele foi um sacerdote que separou a si mesmo para o serviço de Deus.

Desde o tempo de Gênesis até a nação de Israel, houve sacerdotes. Desde a época em que o Senhor Jesus veio à terra até a Sua partida do mundo, o ofício sacerdotal perdurou. A Bíblia também nos diz que após Sua ascensão, o Senhor Jesus ministra como um sacerdote diante de Deus. Em outras palavras, o Senhor Jesus devotou-se inteiramente para servir a Deus.

Na era da igreja, o ministério sacerdotal continua. No começo do milênio, aqueles que participarem da primeira ressurreição serão “sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele os mil anos” (Ap 20.6). 

Em outras palavras, durante esses mil anos, os filhos de Deus continuam a servir como “sacerdotes de Deus e de Cristo”. Para o mundo eles são reis, enquanto para Deus são sacerdotes. O ministério sacerdotal não é alterado; eles servem a Deus.

O termo “sacerdote” deixa de existir quando o novo céu e a nova terra são introduzidos. Nesta época, todos os filhos de Deus e Seus servos nada mais fazem além de servir a Deus. Na Nova Jerusalém, todos os Seus servos O servem, e os filhos de Deus também O servem.

Podemos perceber aqui uma coisa maravilhosa, isto é, o ofício sacerdotal começou com Melquisedeque que não tinha genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de existência, mas feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote perpetuamente (Hb 7.3). Desde o primeiro livro da Bíblia, parece que apenas Melquisedeque é um sacerdote. Mas o propósito de Deus não é ter somente uma ou duas pessoas como sacerdotes. Seu alvo é que todo o Seu povo se torne sacerdotes.

Quando os israelitas saíram do Egito e chegaram ao monte Sinai, Deus falou a Moisés que dissesse ao povo: “Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”. Deus disse aos israelitas que eles eram um reino de sacerdotes. Esta é uma afirmação que parece difícil de entender. Por que Deus disse isso? O significado disso é que toda a nação deveria ser sacerdote. Em outras palavras, não havia pessoas comuns naquela nação, mas todos eram sacerdotes. Podemos dizer que este é o propósito de Deus.

A intenção original de Deus era que todo o povo de Deus fosse sacerdote de Deus. Ninguém poderia fazer parte do povo de Deus sem ser, ao mesmo tempo, sacerdote de Deus. Contudo, porque muitos amaram o mundo e o parentesco humano, sendo infiéis e idólatras, o ofício sacerdotal foi separado do povo comum e dado aos levitas

Se uma pessoa não ama ao Senhor mais do que seu próprio pai, mãe, esposa, filhos, irmãos e irmãs, ela não é digna de ser discípulo do Senhor. Muitos não conseguiram pagar o preço. Daquele dia em diante, em Israel, os sacerdotes foram separados do povo.

Desde o incidente do bezerro de ouro, somente a casa de Arão, da tribo de Levi, tinha o ofício sacerdotal; e os israelitas como um todo não puderam ser uma nação de sacerdotes. Daquela época em diante, havia duas classes distintas de homens em Israel: o povo de Deus e os sacerdotes de Deus. A nação de sacerdotes tornou-se a tribo de sacerdotes, e então, a família de sacerdotes.

 Dentro da tribo de Levi, o povo de Deus também era os sacerdotes de Deus, porém, dentro das outras onze tribos, o povo de Deus não podia ser os sacerdotes de Deus. Essa é uma questão séria. É uma questão muito séria se uma pessoa pertence ao povo de Deus, contudo não está em Seu ministério sacerdotal.     

Apocalipse 1.6 diz: “E nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e pai”. O que os israelitas perderam por causa do bezerro de ouro, a igreja recuperou por intermédio do Senhor Jesus Cristo. Agora a igreja toda é de sacerdotes. O reino de sacerdotes ordenado por Deus foi restaurado. 

Deus obtém na igreja o que Ele não pôde obter do povo de Israel. Qual o significado de a igreja ter-se tornado o reino de sacerdotes? Significa que todos os que foram salvos pela graça de Deus têm uma única vocação, isto é, servir a Deus. Antes de uma pessoa crer em Deus, ela pode ser um médico, uma enfermeira, um professor ou um negociante. Após ser salva, tal pessoa tem apenas uma vocação principal, a de servir a Deus, embora ela possa continuar exercendo sua profissão.

 Antigamente, alguém desejava ser reconhecido em sua carreira, ser uma pessoa ilustre na sua profissão. Agora, tais ambições desvaneceram-se e a única vocação admitida é servir ao Senhor. Todas as demais atividades devem sujeitar-se a esse fim.  


0 comentários:

Postar um comentário