segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A ORAÇÃO É UM DIREITO BÁSICO DOS CRISTÃOS


Os cristãos têm um direito básico enquanto viverem na terra: o direito de obter respostas de oração.

No momento em que alguém é regenerado, Deus lhe dá o direito básico de Lhe pedir e de ser ouvido por Ele. João 16:23 e 24 diz:

“... Em  verdade, em verdade vos digo que tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vos dará”. “...Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”.

Jesus nos afirma que Deus responderá quando pedirmos em Seu nome, de tal forma que a nossa alegria será completa. Se orarmos sem cessar, teremos uma vida cristã cheia de alegria na terra. Todo o cristão deve experimentar a alegria de ter as suas orações respondidas pelo Pai celestial. Essa é uma experiência BÁSICA.

Gostaríamos de perguntar a cada irmão em Cristo: “Você têm recebido respostas de Deus às suas orações? Pergunto isso porque é muito errado permanecer sem resposta às orações, porque orações não são meras palavras ao vento. Existem para ser respondidas. Uma vez que nós cremos em Deus, as nossas orações deverão ser atendidas por Ele, isso porque as orações não visam apenas o cultivo espiritual, mas principalmente a receber resposta de Deus.

Mas, se por acaso alguém não está sendo atendido em suas orações, talvez seja porque está deixando de pedir ou então está pedindo mal. A Bíblia diz 

“Pedis e não recebeis, porque pedis mal” (Tg 4:3).

 Pedir mal é quando alguém pede além da sua real necessidade. Se você tem uma necessidade, pode pedir a Deus, mas nunca peça além da necessidade, pois isso é pedir mal. Certamente tal pessoa não obterá resposta da parte de Deus.

Outro aspecto importante a respeito da oração é que precisamos ter fé para que as nossas orações sejam atendidas. Fé é indispensável. Sem fé a oração é ineficaz. O Senhor Jesus disse: 

“Tudo quanto pedirdes em oração, crede que recebestes, e assim será convosco” (Mc 11:24). 

Se cremos que recebemos aquilo pelo que estamos orando, será assim conosco.

O Senhor disse: Crede que recebestes, e será assim convosco. Ele não disse: “Crede que recebereis”, mas “crede que recebestes”. Devemos crer que já recebemos o que pedimos, e será assim conosco. Que é fé? Fé é crer que já recebemos aquilo que pedimos. Fé é quando nos ajoelhamos para orar e em seguida dizemos: “Graças a Deus! Ele respondeu a minha oração. Graças a Deus! Esse assunto está resolvido”. Isso é crer que já recebemos. 

Fé genuína é agradecer a Deus por já ter respondido às orações. Muitas orações não são respondidas porque não temos clareza sobre esse ponto. Muitos oram e ficam esperançosos de que irão receber algo. Contudo, esperar significa aguardar algo futuro, enquanto crer significa considerar que algo já foi feito.

A fé genuína é assim: “Graças a Deus, Ele me curou! Graças a Deus, eu recebi a benção! Graças a Deus, estou purificado! Graças a Deus, fui restaurado!” Quando a fé é perfeita, não se diz apenas: “Deus pode” e “Deus quer”, mas também “Deus já fez!” Deus ouviu nossas orações! Ele fez tudo! Se cremos que já recebemos, nós recebemos verdadeiramente.  

A palavra em Marcos 11:24 é preciosa demais. Em todo o NT, não podemos encontrar outra passagem que explique tão claramente o que é fé. “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco”. Se cada um dos filhos de Deus puder praticar isso, saberá realmente o que é a oração, a qual se tornará um instrumento poderoso em suas mãos.  

0 comentários:

Postar um comentário