quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sossego e confiança – o segredo da vossa força


Temos um problema real em nossa vida, isto é, sempre que estamos ocupados exteriormente, interiormente ficamos perturbados. Freqüentemente, mesmo antes de estarmos muito envolvidos exteriormente, já estamos perturbados, e tal perturbação priva-nos da força para lidar com os acontecimentos exteriores. Devemos saber que no descanso, bem como no sossego e na confiança, está a força do nosso viver.

Quem se irrita facilmente não pode ter força diante de Deus, tampouco quem se aflige e se inquieta. Devemos lembrar-nos de que a nossa força depende do sossego e confiança interiores. Os acontecimentos exteriores podem estar soprando como ventos furiosos e, no entanto, estarmos em paz. “No sossego e na confiança estará a vossa força”. A paz que buscamos é a paz interior; portanto, quando a possuirmos, não fracassaremos. Não importa o que aconteça, devemos viver diante de Deus como se nada tivesse acontecido. Devemos perceber que o Senhor quer que interiormente nossa vida seja caracterizada pelo descanso.

O Senhor Jesus Cristo nunca foi afetado pelas circunstâncias exteriores. Certa ocasião, o povo na sinagoga O perseguia e queria lançá-lo de cima de um precipício. Se fosse conosco, certamente ficaríamos apavorados. Mas a Bíblia diz que o Senhor Jesus, passando no meio deles, seguiu Seu caminho. Aquelas pessoas queriam matá-lo, mas Ele não se preocupou e retirou-se (Lc 4.28-30).

Em meio a uma tempestade, o Senhor dormia um sono profundo, mas os discípulos clamaram: “Perecemos!” Ora, por que eles clamaram? Porque não tinham paz. Mas o Senhor permanecia sem ser afetado (Mt 8.23-27). O Senhor merece o nosso contínuo louvor. Ele nunca era perturbado pelos acontecimentos exteriores, mas vivia de acordo com a vida interior.

Como podemos obter descanso interiormente? As seguintes passagens da Bíblia falam-nos de duas condições. A primeira é encontrada em Filipenses 4.6-7: 

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e vossas mentes em Cristo Jesus”

A primeira coisa que nos capacita a ter paz é levar todos os nossos problemas e petições a Deus. Nosso trabalho, nossa necessidade e as dificuldades que encontramos devem ser todos entregues ao Senhor.

Diga ao Senhor: “Senhor, entrego todas estas coisas nas tuas mãos”. Podemos entregar ao Senhor tudo com que nos defrontamos, pela oração, súplica e ações de graça, e a paz de Deus guardará nosso coração e mente. É Deus quem nos guardará. Tudo o que precisamos fazer é deixar que as nossas petições sejam conhecidas. Tão logo encontre qualquer dificuldade, você deve entregá-la imediatamente a Deus, e assim que a nossa entrega é efetuada, a paz de Deus, a Sua paz virá. Independente de quão grande seja a dificuldade ou quantas sejam, haverá paz da parte de Deus em nós, guardando nosso coração.    

A segunda condição está em Mateus 11.29: 

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas”

Enquanto a primeira condição é a fé, a segunda condição é obediência. Deus permite que muitas coisas nos sobrevenham e podemos não ter paz em nosso interior se rejeitarmos o que Ele quer para nós – especialmente se não aceitarmos a Sua vontade ou se tivermos outros desejos. Portanto, quando qualquer dificuldade aparece, precisamos aprender do Senhor e tomar o Seu jugo. Então teremos paz, mesmo que não sigamos nossa própria vontade e estejamos em sofrimento.

Teremos descanso se dissermos ao Senhor: “Senhor, estou disposto a fazer tudo o que quiseres que eu faça”. Com toda certeza teremos descanso. Não teremos paz se estivermos relutantes, escolhendo nosso próprio caminho ou o nosso próprio viver, ou se acalentamos nosso próprio desejo. Todos os nossos desejos pessoais e relutâncias privar-nos-ão de nossa paz interior. Uma vez que digamos ao Senhor: “Senhor, o que Tu nos deres é bom, estamos dispostos a seguir o Teu caminho, escolher a Tua vontade e deixar de lado nosso próprio desejo”, então a paz encherá nosso coração.

Que o Senhor nos conceda graça para capacitar-nos a crer que Ele pode levar todos os nossos fardos e dificuldades, e que pode tornar-nos dispostos a submeter-nos à Sua vontade para nós; então, a todas as exigências de Deus para nós, poderemos dizer: “Amém”. Que o Senhor possa fazer-nos ver que o descanso vem apenas por crer Nele e submeter-se a Ele. O descanso não pode vir enquanto houver incredulidade e vontade própria.

Portanto, se você crer em Deus e obedecer-Lhe, os acontecimentos exteriores não poderão perturbá-lo. Sua constante comunhão com o Senhor irá torná-lo capaz de suportar todas as coisas exteriores. Que todos nós possamos ver que no descanso a nossa força será encontrada.  

0 comentários:

Postar um comentário