terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CRISTO – O SOMATÓRIO DAS COISAS DIVINAS


Um problema muito sério com o cristianismo de hoje é sua complexidade: ele engloba coisas demais. Muitas pessoas entendem o cristianismo como uma multidão de cristãos que possuem uma multidão de qualidades iguais a Cristo; este tem tal amor, aquele tal paciência, aquele outro tal humildade. Como os cristãos desejam muito ter tais virtudes, saem sofregamente em busca delas.

Porém, jamais foi intenção de Deus que devêssemos nos tornar possuidores de uma variedade de dons e graças; Sua intenção era que tomássemos posse da nossa herança por meio de Seu Filho. Ele nos apresenta uma Pessoa, não uma porção de coisas espirituais. O fracasso em compreender esse fato tem sido a causa de tantas quedas na vida dos filhos de Deus. No propósito de Deus, Cristo não só é doador de tudo o que precisamos, mas Ele é tudo o que precisamos. Reconhecer isso é o que produz o cristianismo vital em contraste com o cristianismo conforme é comumente concebido, com sua ênfase em coisas exteriores. 

Voltemos à Palavra de Deus para recebermos instrução.
                                    
O TESTEMUNHO DE JOÃO

Em seu Evangelho, João registra que Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (14.6). Examinemos essa afirmação espantosa.
                                          
  Cristo é o Caminho

 Nos termos mais simples o Senhor afirma que o caminho de Deus para o homem não é algo que possa ser encontrado num mapa; na verdade, não é nenhuma coisa. O Filho é a única maneira de chegar ao Pai. “Eu sou o caminho”, diz Jesus, e Ele acrescenta: “Ninguém vem ao Pai senão por mim”. O único caminho que nos conduz de onde estamos ao lugar onde Deus está é Cristo! Todos os que realmente se achegaram a Deus, experimentaram que Cristo não somente nos ensina o caminho para o Pai, mas que Ele é o caminho. Precisamos entender que isso sempre será uma verdade essencial para todos nós.

Mesmo sabendo isso, muitos cristãos derrotados, há anos têm buscado o caminho da vitória e ainda estão perseguindo esse cansativo objetivo. Eles estão buscando um caminho e acabam perdendo de vista Aquele que é o caminho. Enquanto estivermos tentando descobrir algum método de vencer, estaremos fadados à derrota. Nós, cristãos, necessitamos entender que fórmulas e estratégias têm o seu uso no reino natural, mas no reino espiritual nada tem valor fora de Cristo.
                                         
  Cristo é a Verdade

Muitos cristãos concebem a verdade como sendo a doutrina concernente a Cristo, mas de acordo com a própria afirmação do nosso Senhor, a verdade não é uma questão de doutrinas a respeito Dele, mas é Ele mesmo. João cita Cristo como tendo dito: “Eu sou a verdade”. Será que poderia haver algo mais claro do que isso? E João registra esta outra afirmação feita pelo nosso Senhor acerca da verdade: 
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).

Para um instante e pense. Nenhuma verdade, como conceito, tem o poder de libertar os homens, mas Aquele que é a verdade liberta todos que estabelecem verdadeiro contato com Ele.

É possível ouvirmos verdades cristãs por anos a fio, e até pregar sobre elas, e ainda estarmos presos a muita coisa que não é de Cristo. O problema é que temos ficado ocupados com verdades, não com a verdade. Apossamo-nos de tantas verdades, mas não reconhecemos Cristo como o somatório da verdade. Se queres saber se isso é real, teste sua experiência pela Sua palavra: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
                                            
Cristo é a Vida

Precisamos diferenciar claramente entre vida e ações. A vida certamente se expressa em ações, mas ações não são um substituto da vida. Muitos cristãos fazem um enorme esforço em seu desejo de serem como Cristo, mas a vida de Cristo é sempre espontânea. Até mesmo a vida natural funciona espontaneamente. Como seus olhos vêem? Como seus ouvidos ouvem? Você, conscientemente, não faz qualquer esforço, o tempo todo, tentando ver e ouvir. Simplesmente abre os olhos e eles vêem; simplesmente abre os ouvidos e eles ouvem. Esforço excessivo indica fraqueza. Os movimentos de um corpo saudável são espontâneos e freqüentemente inconscientes.
                                      
Cristo é a Ressurreição

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição” (Jo 11.25). Que é ressurreição? Ressurreição é algo que penetrou na morte e emergiu em vida. A ressurreição pressupõe morte. Não pode haver ressurreição onde não houve morte. Ouça a declaração de Cristo: “Eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1.17, 18). 

Jesus Cristo entrou na morte, mas a morte não pôde retê-Lo. Ele é a Ressurreição! Ele venceu a morte e em glória de ressurreição leva as marcas do Seu conflito com o inimigo. As chagas de Suas feridas ainda estão lá. A ressurreição está inseparavelmente relacionada com a cruz.

0 comentários:

Postar um comentário