quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A CERTEZA DE NOSSA VOCAÇÃO E ELEIÇÃO


Terminamos estudo “Segura Com Firmeza O Que tens” com uma interrogação: “O que fazer?”.  Temos essa dúvida que precisa ser esclarecida pela Palavra de Deus, por isso vamos ver o que está escrito na 2ª carta de Pedro, capítulo 1 versículos 10 e 11:

“Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé e assim receberão todo o direito de entrar no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

A Bíblia diz muitas vezes que muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Essa questão é motivo de muitas dúvidas por parte dos cristãos, porém, nós podemos entender que o chamado se refere aos muitos que são salvos porque Deus decidiu dar-lhes de graça a vida eterna, nada tiveram de fazer porque isso é dom de Deus. No entanto lemos também que poucos são escolhidos dando a entender que a escolha tem a ver com o galardão. Portanto, a eleição ou escolha aqui se refere à posição no reino.

Pedro disse: “Porque fazendo isto de modo algum tropeçareis”. “Isto” são as coisas mencionadas nos versículos 5 a 7 da mesma carta e capítulo. São coisas tais como: Fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade e amor. Se fizermos essas coisas, jamais tropeçaremos. Isso é o mesmo que dizer que, se formos mais diligentes, nosso chamamento e eleição serão firmados. O versículo 11 diz que assim nos será dado o direito de entrar no reino de nosso Senhor Jesus Cristo.

 Veja bem que aqui não se trata de graça, mas sim de obras. A Bíblia mostra-nos que o reino de Cristo é eterno. Contudo, alguns entrarão nele somente na eternidade futura, enquanto outros entrarão nele no Milênio. O reinado de Cristo começa com o reino milenar.

Apocalipse 11:15 diz: O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”. Esse versículo nos mostra que o reino de Cristo está ligado à eternidade futura; ele perdura para todo o sempre. Entretanto, ele começa com o toque da sétima trombeta pelo sétimo anjo.

Quando Cristo começar Seu reinado, alguns entrarão no reino (os vencedores). Eles não apenas entrarão, mas lhes será rica e amplamente suprida essa entrada. Portanto, firmar nosso chamamento e eleição é ser rica e amplamente suprido com a entrada nesse reino eterno. Pode-se ver que a salvação foi decidida, mas a entrada no reino ainda não o foi. Uma vez que um cristão creia no Senhor Jesus, ele pode imediatamente louvar o Senhor porque sabe que a questão da vida ou da morte eternas está decidida.

Entretanto, após alguém crer, há experiências adiante dele; ele ainda tem o reino e a glória futura aguardando por ele. Alguns obterão essas coisas: o reino, a coroa, a glória e o galardão; enquanto outros, não irão obtê-las. Alguns entrarão no reino de Cristo; outros não estarão aptos para entrar. Alguns não apenas entrarão, como também serão rica e amplamente supridos com a entrada no reino de Cristo.

Isso não significa que aqueles que não puderem entrar no reino de Cristo, durante o milênio, não sejam salvos. Mas significa que a recompensa e a glória deles serão retiradas. Portanto, precisamos correr e nos esforçar. Se estaremos aptos a reinar com Jesus no futuro, dependerá de como nos esforçamos hoje.

O reino será o tempo no qual Cristo e os cristãos vencedores receberão a glória juntos. O reino milenar é o tempo no qual Deus recompensará Cristo. Naquele tempo, nós também teremos uma porção. Se vamos ser achados dignos de receber a glória juntamente com o Senhor, dependerá totalmente do resultado do nosso andar e do nosso trabalho pessoal. Não existe a questão do mérito no novo céu e nova terra. Mas no reino, somente os que tiverem mérito receberão a glória.

O Senhor sofreu perseguição, dificuldades e humilhação. Se hoje sofrermos perseguição, dificuldades e humilhação, da mesma forma, nós compartilharemos uma porção com Ele no reino vindouro.

0 comentários:

Postar um comentário