quinta-feira, 16 de setembro de 2010

OS VENCEDORES (3)

A COROA IMARCESCÍVEL

Continuando a estudar sobre os “vencedores”, encontramos na Bíblia outras passagens que revelam o que será dado aos que vencerem. A coroa é um símbolo de glória dada como prêmio aos vitoriosos. Nos tempos antigos, os atletas eram premiados com coroas feitas de folhas de louro. Portanto, sua glória se desvanecia á medida que as folhas murchavam. Era uma glória passageira. Por outro lado, a coroa que o senhor dará aos vencedores será de imarcescível, incorruptível: “Logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória” (I Pe 5:4). Se hoje contemplamos a glória do Senhor diariamente, com o rosto sem véu, somos transformados de glória em glória, à Sua imagem (II Co 3:18) e, assim, na Sua manifestação, seremos coroados com uma coroa imarcescível.

A COROA DA VIDA

O Senhor diz em Apocalipse 2:10: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Coroa aqui se refere ao galardão que será dado aos que forem fiéis ao Senhor até à morte, sofrendo perseguições mas permanecendo ao lado de Cristo e da Sua igreja.

SENTAR-SE NO TRONO COM CRISTO

“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci, e me sentei com meu Pai no seu trono”, diz o Senhor Jesus em Apocalipse 3:21. Os vencedores serão co-regentes com Cristo reinando sobre toda a terra no reino milenar. Foi essa a promessa de Cristo aos seus discípulos que tudo deixaram para segui-Lo: “Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Mt 19:28).

Neste versículo, podemos ver outra característica dos vencedores: eles são pessoas que não vivem em função de seus próprios interesses, antes, são capazes de deixar tudo pelo propósito eterno de Deus.

PARTICIPAR DO GOZO DO SENHOR

Na parábola dos talentos, o Senhor Jesus disse duas vezes: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21, 23). Quando o Senhor voltar, Satanás será aprisionado, a terra será restaurada e toda ela estará sob o governo de Cristo, e os vencedores sentar-se-ão com Cristo no Seu trono e regerão as nações com a Sua autoridade e as pastorearão. Por outro lado, eles entrarão no gozo do Senhor que nada mais é do que o desfrutar das maravilhosas bênçãos do milênio.

HERANÇA NO REINO DE CRISTO E DE DEUS

Em Efésios 5:5, Paulo fala em ter “herança no reino de Cristo de Deus”. O reino de Cristo é o milênio (Ap 20:4, 6; Mt 16:28), que é também o reino de Deus Mt 13:41, 43). Todos os que crêem em Jesus são regenerados para entrar no reino de Deus (Jo 3:5), e hoje na igreja eles vivem no reino de Deus. Entretanto, nem todos participarão do milênio, mas somente os vencedores.

Os cristãos não-vencedores não terão herança no reino de Cristo e de Deus na era vindoura. Herdar o reino não é somente entrar nele, mas é recebê-lo como recompensa para o nosso deleite. Vivendo uma vida vencedora hoje, estaremos qualificados para herdar o reino vindouro como um galardão. Esse é o sentido correto também de Gálatas 5:21: e de 2Pe 1:11.

SER GLORIFICADO COM CRISTO

“Se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (Rm 8:17). Que significa exatamente sermos glorificados? A glória é a expressão de Deus. Cristo, a esperança da glória (Cl 1:27), foi semeado em nós como a “semente” da glória, e essa semente crescerá até manifestar-se plenamente. Sermos glorificados significa que a glória semeada em nós saturou todo o nosso ser e, por fim, é totalmente expressa por nosso intermédio.

Nossa glorificação será o resultado do amadurecimento de vida. Para isso é necessário sofrermos com Cristo hoje. Esse sofrimento aumenta a intensidade da glória. Portanto, não devemos estranhar quando a tribulação sobrevém, pois ela nos ajuda a crescer e a amadurecer em nossa vida como filhos de Deus. “Eu penso que o que sofremos durante nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro. O universo todo espera com muita paciência o momento em que Deus vai revelar o que seus filhos realmente são” (Rm 8:18-19).

Todas essas passagens da Bíblia nos incentivam a viver absolutamente para Deus, buscando o Seu reino e a Sua vontade. Desse modo, certamente seremos vencedores e seremos recompensados de todo o nosso trabalho em Cristo. 

1 comentários:

reinaldocdi disse...

Pastor Ivan, glórias dou a Deus, pelo o que o senhor tem postado aqui no blog, hoje pela manhã, Deus me levou a compará-lo em parte com nosso pai Abraão, quando Deus pediu Isaque a Abraão Gn22: 2, me fez enxergar quantos "isaques" Deus já pediu ao senhor, e na hora do holocausto, não havia um cordeiro preso nos galhos para ser imolado. O senhor sacrificou o isaque do seu tempo, formação acadêmica, o dinheiro, família, saúde, paz, noites de sono, conforto, prestígio etc.. Mas, agora vejo que Deus está honrando todos os sacrifícios que o senhor ofereceu a Ele. Parabéns pela reforma da igreja, onde cada tijolo foi soldado com lágrimas de um guerreiro vitorioso, quero agradecê-lo, pelo que sou e dizer que, todas aquelas caronas do bairro aeroporto para a igreja sede não foram em vão!
Obrigado Pastor Ivan. Não sei expressar com clareza meu raciocínio, como o senhor o faz com tanto talento, mas o pouco que sei aprendi com o senhor, que nunca deixará de ser "Meu pastor", minha referencia como homem de Deus.
Estarei na reinauguração da igreja dia 25, como no meu casamento, quero sua benção sobre minha vida, da Marcela e nosso filho Gustavo.

Reinaldo Silva
reinaldocdi@yahoo.com.br

Postar um comentário