quinta-feira, 17 de março de 2011

APRENDER A SERVIR A DEUS NO ESPÍRITO

Vimos, anteriormente, a diferença entre o sacerdócio santo e o sacerdócio real. O sacerdócio santo é um grupo de pessoas que servem, que foram separadas do sistema satânico do mundo para o serviço de Deus. O sacerdócio real é um grupo de pessoas que gastam tempo na presença do Senhor, que foram ungidas e comissionadas com autoridade celestial, e assim ministram às pessoas como sacerdotes reais.

Agora chegamos a um ponto crucial, isto é, precisamos aprender a servir no espírito. Romanos 7:6 diz: “Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra”. Precisamos aprender a servir no espírito – não na lei, não em doutrina, mas no espírito.

A Segunda Epístola aos Coríntios 3:6 mostra que o serviço do Novo Testamento é uma questão relacionada ao espírito, não à letra: “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”. Tememos que muitos cristãos simplesmente não saibam o que significa servir no espírito. Antes de sermos salvos, estávamos mortos em nosso espírito. Por um lado, estávamos muito ativos na mente e na emoção; todavia estávamos mortos no espírito. Mas, graças ao Senhor, quando fomos salvos, Ele regenerou nosso espírito e o fez vivo. Desde aquela hora, precisamos aprender a viver, a caminhar e a agir no espírito, não na mente nem na alma.

Precisamos aprender não apenas a andar e a viver no espírito, mas também, a servir no espírito e a servir em novidade de espírito. Trata-se de algo prático, não doutrinário ou teórico. Não estamos falando do Espírito Santo, mas do nosso espírito renovado no qual o Espírito Santo habita. Nosso espírito foi renovado e o Espírito de Deus está agora habitando nesse espírito vivificado e renovado. Por isso, nosso espírito agora é um forte componente de nosso ser. Muitas vezes, por não termos o ensinamento adequado, simplesmente não percebemos a utilidade desse espírito renovado. No entanto, devemos ter alguma percepção por causa de todas as palavras no ministério a respeito desse assunto.

Porque o Espírito Santo está agora habitando em nosso espírito, precisamos viver no espírito e também aprender a servir no espírito.

ESCOLHER UM HINO NO ESPÍRITO

Suponha que você seja encarregado do louvor e por isso tenha de escolher um hino para uma reunião. Há duas maneiras de se escolher um hino – a da letra e a do espírito. Suponha que no domingo tenhamos um culto à maneira da letra, e que você esteja preocupado em saber sobre qual assunto o pregador irá falar para que possa escolher os hinos que devem ser cantados, talvez dois ou três, e então você os prepara e espera os irmãos chegarem. Essa é a maneira da letra. Você estará agindo apenas segundo a letra. Mas a maneira da letra é uma maneira de morte.

Então, qual é a outra maneira para se escolher um hino? Há uma maneira que não é segundo a sua mente, seu raciocínio, mas segundo o sentimento interior de seu espírito. Você precisará exercitar-se para perceber o sentimento interior do espírito. Se não houver uma confirmação em seu espírito, por determinado cântico, você não deve escolhê-lo. Quando tiver um hino adequado, você sentirá mediante o sentimento íntimo de seu espírito.

MINISTRAR UMA PALAVRA NO ESPÍRITO

Precisamos aprender a não agir ou servir segundo o conhecimento, mas devemos agir e servir segundo o sentimento mais interior. Suponha que você vá dar uma mensagem numa reunião. Você precisa aprender a lição de não falar apenas de acordo com o seu conhecimento. Não é muito fácil depender inteiramente do espírito para pregar. Nossa inclinação é falar ou pregar sobre assuntos conhecidos ou mesmo uma mensagem que está anotada em nosso caderno de mensagens.

Muitos pregadores gostam de preparar o sermão com bastante antecedência o que possibilita que eles pratiquem e releiam várias vezes até estarem bastante seguros. Essa maneira de pregar é totalmente da letra. É algo morto, segundo a Palavra de Deus, porque a letra mata, mas o espírito vivifica. O verdadeiro modo de pregar segundo o espírito é quando desenvolvermos uma total confiança em Deus de tal forma que, mesmo que você não saiba o que falar no culto, você tem fé e sabe que o Senhor te dará a mensagem.

A mensagem pode vir a você até mesmo no momento em que os últimos acordes do cântico estejam ecoando. Pode ser que você tenha um sentimento a respeito de um versículo, um capítulo ou mesmo um livro da Bíblia. Se você estiver sintonizado e confiante, palavra por palavra, frase por frase, a mensagem fluirá, não segundo a mente, mas segundo a unção. Isso é maravilhoso e isso é poderoso!

‘’ORAR NO ESPÍRITO

Da mesma forma há duas maneiras de orar na reunião. Uma é orar segundo o conhecimento, segundo uma rotina, muito semelhante a ir ao escritório fazer um trabalho rotineiro. Mas precisamos esquecer todos as coisas da rotina, todas as coisas do conhecimento e todas as coisas da letra. Quando nos reunimos para orar, precisamos exercitar nosso espírito para sentir a unção interior.

0 comentários:

Postar um comentário