segunda-feira, 21 de março de 2011

O SIGNIFICADO DE UMA ALIANÇA

Por que Deus faria aliança com o homem? Para compreender isso, precisamos começar com o primeiro exemplo de aliança entre Deus e o homem. Rigorosamente falando, no Antigo Testamento, o primeiro exemplo foi na época de Noé. Antes disso, Deus nunca fizera qualquer aliança com o homem. Por isso sabemos que a aliança que Deus fez com Noé foi a primeira.

Pela aliança com Noé, podemos verificar que o propósito de Deus é fazer o homem entender a Sua intenção. Na época de Noé, a raça humana cometia pecados ao extremo e, por isso, Deus tencionava destruir o homem pelo dilúvio; mas com essa intenção, Ele lembrou-se da família de Noé e também das muitas criaturas que Ele havia criado. Ele queria preservar a vida delas.

Por isso, fez aliança com Noé dizendo: “Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo” (Gn 6: 18-19). Deus queria preservar a vida das suas criaturas e até pensou no sustento delas. Essa aliança mostra o amor de Deus para com o homem. Mas por que, amando o homem, Deus teria que tomar uma atitude tão radical? A resposta está em Gênesis 6:5-6: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração”. Vemos aqui como era realmente o coração de Deus.

Sem dúvida, o dilúvio deve ter causado uma impressão terrificante no homem. Hoje diríamos que o homem ficou traumatizado. Por isso, o desejo de Deus era mudar essa má impressão e mostrar ao homem a Sua verdadeira intenção. Ele não desejava destruir toda a raça humana que criara; Ele queria consolá-los. Ele queria que eles conhecessem a intenção do Seu coração. A forma encontrada pelo Senhor foi fazer com eles uma aliança.

Disse Deus a Noé e a seus filhos: Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência, e com todos os seres viventes que estão convosco: as aves, os animais domésticos e os animais selváticos que saíram da arca, assim como todos os animais da terra. Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra.

Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações: “Porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra. Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio ... Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança, estabelecida entre mim e toda carne sobre a terra” (Gn 9:8-17).

Nessa aliança, Deus disse repetidamente que jamais haveria outro dilúvio. A fim de assegurar à família de Noé que não havia mais necessidade de temor, essa aliança foi dada para que pudessem se apegar às palavras d’Ele e nelas descansar. Após analisar essa aliança de Deus com Noé, vamos procurar entender qual é o sentido de uma aliança.

Uma aliança tem de ser executada rigorosamente de acordo com a fidelidade, justiça e lei. Se fizermos aliança com alguém, registrando claramente, por escrito, como vamos agir e, contudo não a cumprimos, isso quer dizer que nós invalidamos nossas palavras, tornamo-nos infiéis, injustos e desonestos. O nosso nível moral é imediatamente rebaixado. Além disso, a quebra de uma aliança normalmente é punida por lei.

Vemos com isso que Deus, ao fazer aliança com o homem, pôs a Si mesmo numa posição restrita, ou seja, a partir desse momento, Ele terá de cumprir o que foi claramente escrito. Se Deus não cumprir a aliança que fez com o homem, Ele se torna infiel e injusto. Ele precisa agir de acordo com a justiça. Nós podemos ficar tranqüilos. Deus jamais irá descumprir os seus acordos.

Veja o que Deus disse ao rei Davi: “Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. Não violarei a minha aliança nem modificarei o que os meus lábios proferiram. Uma vez que jurei por minha santidade (e serei eu falso a Davi?): A sua posteridade durará para sempre, e o seu trono, como o sol perante mim” (Sl 89:30-36). Que maravilha! Eis uma aliança que garante o que nós estamos aguardando com muita esperança: um dia, em breve, o Senhor irá restaurar o trono de Davi. A raiz de Davi, o Senhor Jesus Cristo, irá reinar sobre a terra. Tudo porque o Senhor não poderia desistir da aliança que fizera com Davi.

0 comentários:

Postar um comentário