quinta-feira, 31 de março de 2011

A BASE E A ATITUDE DOS VENCEDORES

O capítulo 12 de Apocalipse fala sobre uma mulher dando à luz um filho, um filho varão. O versículo 5 diz: “Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações, com cetro de ferro”. Três vezes em Apocalipse, lemos: “reger as nações com cetro de ferro”. A primeira vez está em 2:26, 27: “Ao vencedor, e ao que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá”. Evidentemente esta passagem se refere aos vencedores na Igreja. A segunda vez nós vimos acima em Apocalipse 12:5.

A última menção desta frase está no capítulo 19, versículo 15: “Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro”. Esta passagem se refere ao Senhor Jesus. A quem se refere a passagem no capítulo 12? Deve referir-se aos vencedores na Igreja. Os vencedores se diferem da Igreja, mas eles estão incluídos na Igreja.

O Arrebatamento do Filho Varão

O versículo 5 do capítulo 12 nos diz também: “E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”. O significado da palavra “arrebatado” nesse texto é diferente da palavra arrebatado em I Tessalonicenses 4. Lá diz que serão arrebatados entre nuvens, enquanto aqui diz que foi arrebatado para o trono de Deus. Por que o filho varão foi arrebatado ao trono? Porque já havia alguém no trono. O “Cabeça” da Igreja está no trono. O propósito de Deus não é ter apenas um homem no trono, mas muitos homens no trono. Seu desejo original era ter um grupo de homens no trono para exercer Sua autoridade. Deus deseja que Cristo e a Igreja, juntos, cumpram Seu propósito.

Contudo, a maioria das pessoas na Igreja, naquele tempo, não estará capacitada a alcançar o trono. Somente uma minoria, chamada os vencedores, pode ir ao trono de Deus. Porque eles alcançaram o propósito de Deus, serão arrebatados ao trono.

Duas coisas acontecem imediatamente após o filho varão ser arrebatado: “E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. E houve batalha no céu. Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão e os seus anjos” (vs. 6 e 7). Observe a palavra “e” que é usada duas vezes imediatamente após o filho varão ser arrebatado, no versículo 5. No versículo 6: “E a mulher fugiu para o deserto”. Então no versículo 7: “E houve batalha no céu”. Vemos através disso que tanto a fuga da mulher para o deserto com a peleja no céu são conseqüências do fato de o filho varão ter sido arrebatado.

Olhemos para a batalha no céu. Primeiro, há Miguel, cujo nome significa “Quem é como Deus?” Essa é uma excelente questão. A intenção de Satanás era ser igual a Deus, mas Miguel pergunta: “Quem é igual a Deus?” Satanás não apenas deseja ser igual a Deus, mas ele também tentou o homem para ser igual a Deus. Mas a pergunta de Miguel: “Quem é igual a Deus?” abala o poder de Satanás. Parece que Miguel está dizendo a Satanás: “Você quer ser igual a Deus? Você nunca o será!” Isso é o que o nome Miguel nos revela.

Imediatamente após o filho varão ser arrebatado, há peleja no céu. Em outras palavras, a causa da peleja no céu é devida ao arrebatamento do filho varão. Disso deduzimos que essa não é somente uma questão de alguns indivíduos sendo arrebatados, mas mais que isso, seu arrebatamento é para pôr fim à peleja que já dura por séculos e gerações. A velha serpente, o inimigo de Deus, tem lutado contra Deus por muitos milhares de anos. Quando essa peleja acontece no céu, Miguel e seus anjos primeiro lutam contra o dragão, que é aquela antiga serpente. Outrora, ele era uma serpente, mas agora foi mudado na forma de dragão. Ele tem aumentado continuamente seu poder. Contudo, uma vez que o filho varão foi arrebatado, o dragão não apenas está incapacitado de expandir-se, mas ele é lançado do céu.

Esse é o resultado da luta entre Miguel e seus anjos e o dragão e seus anjos decaídos: “Todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra e, com ele, os seus anjos”. O resultado dessa batalha é a derrota do dragão. Não mais houve lugar no céu para ele; todos eles foram lançados na terra.

Na cruz, a morte do senhor Jesus já tratou a posição que Satanás ganhou por causa da queda do homem. Em outras palavras, a redenção destruiu a posição legal de Satanás. Agora, o trabalho da Igreja é executar no Reino de Deus o que o Senhor Jesus cumpriu na redenção e, assim terminar completamente a destituição de Satanás.  A redenção é a solução de Cristo para a queda; o Reino é a solução da Igreja para a queda. O trabalho de julgar foi de Cristo, enquanto a tarefa de executar esse julgamento está na igreja. Satanás já foi julgado pela redenção; agora ele está sendo punido pelo Reino.

Após o dragão e seus anjos serem lançados do céu, é dito no versículo 10: “Então ouvi grande voz do céu proclamando: Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo”. Isso é o reino. Quando Satanás for lançado e seus anjos lançados com ele e quando não mais houver lugar no céu para eles, esta é a salvação, e o poder, e o Reino de nosso Deus e a autoridade do Seu Cristo. Aqui vemos o cumprimento vitorioso do fato.

Ora, vem Senhor Jesus !

0 comentários:

Postar um comentário