segunda-feira, 28 de março de 2011

AS PROMESSAS E OS FATOS DE DEUS

Na Palavra de Deus há algumas passagens que falam das responsabilidades que Deus exige do homem, e outras que falam da graça que lhe concede. Em outras palavras, há passagens que falam dos requisitos de Deus, e aquelas que falam da Sua graça. Por exemplo, há muitos mandamentos, leis e ensinamentos que são indicações de que Deus quer que o homem assuma responsabilidades. São os requisitos de Deus para o homem.

Por outro lado, há as bênçãos espirituais nos lugares celestiais: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1:3). E a herança que é incorruptível, incontaminada, que não se desvanece, reservada nos céus para nós (I Pe 1:4). Essas são as coisas que Deus tem prazer em nos dar e que Ele cumpriu para nós; é a graça que Deus nos outorgou.

A Palavra de Deus, no aspecto da graça, pode ser resumida em três categorias: 1) as promessas de Deus para nós; 2) os fatos que Deus realizou por nós; e 3) as alianças que Deus fez com o homem, e que Ele mesmo vai, definitivamente, cumprir.

AS PROMESSAS DE DEUS

Agora vejamos o que se entende por promessas de Deus. Uma promessa é diferente de um fato. Promessa está relacionada com o futuro, ao passo que o fato está relacionado com o passado. Promessa é algo a ser feito, enquanto fato é algo já realizado. Promessa significa que Deus fará algo para o homem, enquanto fato significa que Deus já fez algo por ele. Na promessa pode haver condições. Se acatarmos as condições, receberemos o que foi prometido. Fatos não exigem nossa súplica; somente precisamos ver que são fatos e crer neles como tais.

Alguns exemplos ajudarão a mostrar com maior clareza as diferenças entre promessa e fato. Lembremos do que Jesus disse aos seus discípulos: “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” (Jo 16:7). Essa é uma promessa. Essa promessa tornou-se fato no dia da ressurreição do Senhor, quando Ele soprou nos discípulos e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20:19-22).

Novamente, o Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24:49). Essa é uma promessa! No dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio sobre eles (At 2:1-4). Naquela época, a promessa tornou-se fato. Entretanto, era condicional: os discípulos tinham de permanecer na cidade.

Princípios acerca das Promessas de Deus

A Palavra de Deus nos mostra muitos princípios acerca de Suas promessas. Aqui estão alguns exemplos:

1)                  “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6:2-3). Essa promessa é condicional. Se uma pessoa não cumprir a condição mencionada aqui, não receberá a benção prometida de bem-estar e vida longa.

2)                 A promessa requer oração para ser cumprida: “Agora, pois, ó Senhor Deus, cumpra-se a tua promessa feita a Davi, meu pai” (II Cr 1:9). Isso significa que precisamos pedir a Deus que cumpra Sua promessa.

3)                 Se um homem é infiel para com a promessa de Deus e não cumpre as condições que a seguem, ela poderá ser revogada. Por exemplo: de todos os filhos de Israel que saíram do Egito, somente Calebe e Josué entraram em Canaã. O restante pereceu no deserto (Nm 26:65).

4)                Se um homem age pela força da carne ou acrescenta algo à promessa de Deus, é possível que ela se torne de nenhum efeito (Rm 4:13-14).

5)                 Precisamos perseverar até um determinado tempo, e então obteremos o que Deus prometeu: “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis o que Deus prometeu” (Hb 10:36).


Como a Promessa de Deus É Cumprida em Nós

Toda vez que vemos uma promessa na Palavra de Deus, precisamos realmente orar. Precisamos orar até sentirmos profundamente que essa promessa é direcionada por Deus para nós. Se a promessa tiver certas condições, precisamos cumpri-las. Então chegaremos a Deus por meio de oração e Lhe pediremos que aja de acordo com a Sua fidelidade e justiça, e cumpra Sua promessa em nós. Quando tivermos orado a ponto de sentir a fé surgir em nosso coração, não precisamos mais orar. Pode começar a louvar e agradecer a Deus, pois logo veremos a promessa sendo cumprida em nossas vidas.

Por isso, acerca das promessas de Deus, precisamos louvá-Lo porque elas não irão desvanecer-se; cada palavra será cumprida. Embora os céus e a terra possam ser consumidos e as montanhas e montes caiam, aquele que crê no Senhor verá Suas palavras cumpridas.

OS FATOS DE DEUS

Embora não possamos encontrar a palavra “FATOS” nas Escrituras, ainda assim, na obra de Deus encontramos muitos fatos cumpridos. Em outras palavras, “fatos” são a obra de Deus que já foi cumprida. Deus jamais nos pedirá que façamos qualquer coisa a fim de obter Seus fatos. Tudo que Ele exige é que simplesmente creiamos. O que Deus realizou e o que já nos deu, em Cristo, jamais pode ser adiado para alguma época futura. Se houver demora, isso será uma contradição ao fato.

Considere este exemplo: Em Efésios 2:4-6, lemos: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos, e, juntamente com Cristo, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. As coisas mencionadas aqui são promessas ou fatos de Deus? A Palavra de Deus nos diz que tudo isso são fatos. Foi Deus quem nos deu vida, nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais com Cristo. Tudo isso são fatos cumpridos. Uma vez que isso é assim, devemos louvar e agradecer a Deus.

Nossa atitude deve indicar que já ressuscitamos, já nos assentamos nas regiões celestiais juntamente com Cristo. Tudo isso são fatos cumpridos. Não precisamos pedir, somente precisamos reivindicar. Esse fato glorioso que Cristo consumou, já nos foi dado por Deus em Cristo! Por isso, o que é necessário não é que peçamos a Deus que faça algo, mas creiamos no que Deus já fez. Esse grande princípio na vida espiritual precisa ser lembrado.

0 comentários:

Postar um comentário