quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CRISTO EM SUA SEGUNDA VINDA

O assunto é muito maravilhoso, por isso nós iremos continuar analisando a Palavra a fim de esclarecermos mais o nosso entendimento.

Falamos na volta invisível de Cristo, o qual aparecerá, secretamente, aos seus vencedores. Já mencionamos também que em sua vinda Ele julgará os crentes, em Seu tribunal, a fim de dar aos seus servos fiéis a recompensa e o desfrutar do reino. Temos também a questão do casamento do Cordeiro. Vimos que Ele só se casará quando a Sua noiva estiver pronta e devidamente vestida. Quando o nosso corpo velho, da velha criação, cheio de pecado, morte, fraquezas e doenças, estiver totalmente sarado e pronto, então seremos um novo homem no espírito, alma e corpo. Então seremos desposados!

O Senhor também virá para derrotar o anticristo e seus exércitos (Ap 19:19-21). Primeiro Ele vem para nos transfigurar; segundo, para se casar conosco; e terceiro, para derrotar o anticristo. Ele o derrotará como Noivo recém casado. Cristo, o General, será o Noivo e o Seu exército será a esposa, a ‘noiva coletiva’, composta de todos os vencedores.

A Bíblia diz que quando Cristo voltar, Ele será recebido pelo remanescente dos judeus: “E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados” (Rm 11:26-27). O anticristo sitiará a cidade de Jerusalém, lutando contra os judeus, visando exterminá-los. Nesse momento o Messias aparecerá e então se cumprirá a profecia que diz que, os que traspassaram a Jesus Cristo, os judeus, o verão e se arrependerão. Hoje a nação de Israel é incrédula, não recebe a Cristo, pois não crê que o Cristo que pregamos e o Novo Testamento que testifica Dele sejam verdade.

CRISTO JULGARÁ OS VIVOS ANTES DO MILÊNIO

A maior parte das nações seguirá o anticristo em sua rebelião, e a maioria delas será morta na batalha do Armagedom (Ap 14:20. A bíblia diz que um dia Cristo lutará face a face com o anticristo que é a corporificação de Satanás. Quase todo o mundo seguirá o anticristo para lutar contra Cristo e seus exércitos. Enquanto o anticristo estiver seduzindo as nações da terra para que o sigam na luta contra os judeus e também contra o remanescente dos cristãos, o ‘Evangelho Eterno’ será pregado por um anjo: Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam a terra, a toda nação, tribo, língua e povo. Ele disse em alta voz: “Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas” (Ap 14:6-7).

Alguns dentre as nações, provavelmente, irão aceitar esse evangelho e darão assistência aos judeus e crentes perseguidos pelo inimigo. Depois da batalha do Armagedom, a profecia diz que Cristo reunirá todos os que dentre as nações da terra conseguiram sobreviver às catástrofes que vieram sobre os moradores da terra. O Cristo glorioso irá julgá-los, separando-os em dois grupos; as ovelhas e os cabritos. As ovelhas ficarão à Sua direita e os cabritos à Sua esquerda.

As ovelhas representam aqueles que aceitaram o evangelho eterno. Os cabritos representam aqueles que seguiram o anticristo. Enquanto as ovelhas mencionadas irão entrar na posse do reino de Cristo, na qualidade de servos, os rebeldes cabritos serão lançados no lago de fogo juntamente com a besta, o falso profeta e o anticristo. Esta profecia está em Mateus 25:37-46.

CRISTO E OS SEUS VENCEDORES NO MILÊNIO

Cristo será o Rei para reinar na terra, conforme as antigas profecias do Velho Testamento e também do Novo Testamento. A Bíblia mostra que Ele irá reinar na terra juntamente com os vencedores: “Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos” (Ap 20:6). Todos os vencedores, que se uniram a Ele no Seu casamento (bodas do Cordeiro) e na luta contra o anticristo, também se unirão a Ele para reinar e exercer o sacerdócio por mil anos, para servir a Deus e governar as nações, isto é, as ovelhas resgatadas por Cristo da grande tribulação.

CRISTO JULGARÁ OS MORTOS APÓS O MILÊNIO

Finalmente, após os mil anos de reinado, quando Cristo tiver concluído Seu trabalho no planeta terra, a Palavra mostra que Ele irá julgar os mortos, assentado em um grande trono branco: “Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros” (Ap 20:12).  Note que esse julgamento é para os mortos sem Cristo.

A Bíblia diz que Cristo foi constituído por Deus para julgar os vivos e os mortos, ou seja, ninguém estará sem julgamento diante de Deus e do Cordeiro. Veja o que diz em Atos dos Apóstolos 10:42: “Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que foi a ele que Deus constituiu juiz de vivos e de mortos”. Também está escrito em Atos no capítulo 17:31: “Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu prova disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”. Em resumo; Ele julgará os vivos (ovelhas e cabritos) no Seu trono de glória no início do reino milenar. Após o período de mil anos de reinado, Ele estará no trono branco para julgar os mortos e sentenciá-los ao lago de fogo.

0 comentários:

Postar um comentário