quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O TEMPO DA PUNIÇÃO

Terminamos a página anterior de nosso diário com a questão da punição dos cristãos por causa de suas obras más. Cabe a nós questionar: Exatamente quando ocorrerá a punição futura? Está claro que haverá punição no futuro após o Senhor voltar; mas em que momento após a volta de Cristo isso ocorrerá?

Para responder essa questão devemos considerar as três eras reveladas na Bíblia. A era presente, que pode ser chamada de “era da graça”, a qual pode também ser chamada de era do evangelho ou era da igreja. A “era vindoura” que pode ser chamada de era do reino ou era do milênio, pois tal era durará somente mil anos (Ap 20:6). Após aquela era, ainda há outra era, que é a “era eterna”. É a era do novo céu e nova terra.

A era da igreja é a era da graça, porque a graça e o amor de Deus são manifestos nela. Nesta era Deus salva os injustos e leva o homem a receber a graça do Senhor Jesus. Tudo nesta era é proveniente da graça, mas a era vindoura será a era de justiça. A era eterna também será uma era de graça. Hoje nós vivemos uma era de graça, e a era do novo céu e nova terra também será uma era de graça. Contudo, o reino é todo justiça.

Se você não tiver a clareza a respeito dessas três eras, sua leitura da Bíblia, sua teologia e sua compreensão bíblica estarão todas incorretas. Voltamos a afirmar biblicamente que: Tanto a era da igreja quanto a era do novo céu e nova terra são eras regidas pela graça de Deus. Mas, a era do milênio é uma era específica, especialmente preparada por Deus para recompensar os fiéis e punir os pecaminosos. Aquele período será um período especial.

Podemos citar pelo menos duzentos versículos do Velho e do Novo testamento acerca do julgamento justo no reino. Vamos analisar o versículo do livro do profeta Jeremias 33:15: “Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra”. Após lermos esse versículo profético, consideremos Apocalipse 19:6: “Então ouvi uma voz de numerosa multidão, como de muitas águas, e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor nosso Deus, o Todo-poderoso”. Note bem que este ato que ocorre diante do trono da Majestade Divina, marca o momento exato do início do reino. O versículo 7 diz: “Alegremo-nos, exultemos, e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”.

O linho finíssimo é a justiça nos atos dos que crêem. Na língua original, a justiça mencionada aqui se refere à justiça nas ações. Portanto, refere-se aos nossos próprios atos justos. Isso nos prova que o reino milenar não é dado como um dom gratuito, mas é obtido por meio dos atos de justiça diante de Deus. Em Apocalipse vemos que deve haver justiça específica antes que possa haver participação nas bodas do Cordeiro. Sem que o cristão tenha a justiça específica ou tenha sido martirizado, nem sequer pode ter parte no reinado. Assim é o milênio.  

A Bíblia diz que muitos filhos de Deus terão uma punição. Muitos cristãos têm um modo de vida inadequado. Eles não vivem de maneira piedosa. Amam o mundo e andam conforme a sua vontade própria. Adoram a Deus segundo a maneira do homem. Não obedecem à Palavra de Deus, mas em vez disso fazem o que eles mesmos gostam de fazer. Eles tentam agradar a homens. Buscam a glória do homem em vez da glória de Deus e não querem ser participantes dos sofrimentos de Cristo nesta era. Eles cometeram muitos pecados e não foram disciplinados pelo Senhor nesta era. Após morrerem e serem ressuscitados, naquele dia, será que eles poderão reinar com o Senhor?

A Bíblia diz que primeiro devemos sofrer e suportar as injúrias com Ele, antes que possamos reinar e ser glorificados com Ele, conforme diz em II Timóteo 2:12: “Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará”. Muitos cristãos, não apenas nunca sofreram, como têm uma vida de muitos pecados. Eles amam o mundo e andam o tempo todo segundo a carne. Quando deixarem o mundo, provavelmente eles ainda terão muita injustiça e muitos pecados que não tenham sido tratados. A Bíblia nos mostra que, por uma questão de justiça, tais cristãos terão uma PUNIÇÃO, específica e definida, na era vindoura.   
Essa é a dura verdade!

0 comentários:

Postar um comentário