segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CRISTO NA NOVA JERUSALÉM

A revelação dada por Deus em Apocalipse retrata os acontecimentos do tempo do fim e nos mostra que a economia de Deus será concluída de forma perfeita e justa. Após o julgamento final, no Grande Trono Branco, vemos então os relatos de João a respeito da Nova Jerusalém. Ela é chamada de ‘nova’ porque não é a mesma Jerusalém que nós conhecemos, e muitos já visitaram como turistas.

A Palavra de Deus nos diz que essa Nova Jerusalém desce dos céus: “Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido”. (Ap 21:2). Diz também no mesmo livro que essa Cidade Santa é a esposa do Cordeiro (Ap 21:9-10). Muitas são as maravilhas reveladas nesse texto sagrado; fala que o Senhor Jesus será o esposo dos redimidos de Deus, os quais serão a Sua esposa pela eternidade. Será um casamento que nem a morte poderá separar.

Vemos também um templo na cidade Santa (Ap 21:22), no qual os redimidos habitarão e servirão a Deus por toda a eternidade. Note que esse templo é o próprio Deus e o Cordeiro. Ele também será a lâmpada, e Deus será a luz (v. 23). Ele também, segundo a revelação, será o Deus-Cordeiro, o Deus redentor, que está sentado no trono da autoridade, para governar o novo céu e nova terra: “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro” ((Ap 22:1). Por fim, na eternidade, Ele será a “árvore da vida” que nutrirá toda a população da Nova Jerusalém (v. 2).   

Precisamos ver a sequência das atribuições de Cristo. Vimos Cristo na eternidade, criação, encarnação, viver humano, morte, ressurreição e ascensão. Uma vez tendo estabelecido a igreja, o Senhor Jesus cuida de nós e nos transforma. Após completar a nossa transformação, Ele voltará para nos redimir. Aí estará no reino, e depois do reino Ele estará na Nova Jerusalém. Na cidade Santa Ele será a Árvore da Vida. Esse é o nosso Cristo: vencedor, insondável, extenso e ilimitado. É o Cristo que temos hoje como nosso Senhor e salvador!

0 comentários:

Postar um comentário