quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O PODER DE DEUS SE MANIFESTA NA FRAQUEZA HUMANA

Muitas pessoas sofrem com seus temores e dúvidas, mesmo quando procuram confiar no Senhor. Fazem pedidos e tomam posse das promessas de Deus; todavia dúvidas sempre se levantam inesperadamente. Permitam-me dizer-lhes que a fé verdadeira não pode ser destruída pela dúvida. O tesouro da fé verdadeira aparece num vaso de barro de dúvida, e o vaso de barro não anula o tesouro. Num lugar como este, o tesouro resplandece com beleza acentuada.

Não quero que pensem que estamos incentivando a dúvida. Nosso desejo é deixar claro que o viver cristão não é apenas uma questão de tesouro, nem tão-somente de vasos de barro, mas de tesouro em vasos de barro. No viver do cristão o vaso de barro está sempre em evidência, embora não seja o vaso de barro o que importa e, sim, o tesouro dentro dele. Na vida de um cristão normal, assim que a fé se levanta positivamente para apoderar-se de Deus, simultaneamente pode surgir uma pergunta: será que eu estou errado?

Quando o cristão está muito forte no Senhor, frequentemente ele está consciente de sua incapacidade; quando está muito corajoso, fica ciente do temor em seu interior. Este paradoxo é a evidência de que há um tesouro no vaso de barro. Paulo diz-nos que tinha um espinho na carne (II Co 12:7-10). O que vem a ser esse espinho eu não sei, mas sei que era algo que o enfraquecia e Paulo orou três vezes para que fosse removido. Mas Deus respondeu: “A minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (v 9).

Como o poder do Senhor pode manifestar a Sua perfeição em um homem fraco? O viver cristão é exatamente isto. O viver cristão não é a remoção da fraqueza, tampouco é meramente a manifestação do poder divino; é a manifestação do poder divino na fraqueza humana. O viver cristão não produz uma nova categoria maravilhosa de seres angelicais, mas de seres humanos em cuja fraqueza o poder divino é mostrado.

Você tem dificuldades? Você tem fraquezas? Sim, todos nós temos. Contudo, tenha em mente que o Senhor não está interessado na remoção de nossas fraquezas, nem mesmo, na concessão indiscriminada de força. Toda a força que Ele dá se manifesta na fraqueza. Todo o tesouro que temos, da parte de Deus, está em vasos de barro.

A Fraqueza Humana não Limita o Poder de Deus

É motivo de grande gratidão a Deus que nenhuma fraqueza humana pode limitar o poder divino. Somos inclinados a pensar que onde há tristeza não pode haver alegria; que onde há lágrimas não pode haver louvor; que onde a fraqueza está presente o poder deve estar ausente; que onde há dúvida não pode haver fé. Graças a Deus que isso não é verdade. Deus procura levar-nos até o ponto de reconhecermos que tudo o que é do homem visa apenas prover um vaso de barro para conter o tesouro divino. De agora em diante, quando estivermos cientes da depressão, não vamos dar lugar a ela, mas ao Senhor, e o tesouro resplandecerá ainda mais glorioso por causa do frágil vaso de barro. Nisto consiste a glória da vida cristã; que o poder de Deus pode manifestar-se em todo vaso de barro.

As pessoas que por natureza são fracas estão sempre inclinadas a pensar que não tem nenhum valor; irmãos e irmãs, me deixem dizer-lhes mais uma vez, que toda a questão tem a ver com a qualidade do tesouro, não com a qualidade do vaso que o contém. O Senhor é capaz de manifestar-se na vida de todos nós, e quando isso acontecer, muitos contemplarão o tesouro.

0 comentários:

Postar um comentário