Há muitas passagens na Bíblia que mencionam a punição de Deus, para os cristãos derrotados, no reino milenar. Examinaremos agora essas passagens e, posteriormente, chegaremos a uma conclusão sobre elas.
Há uma palavra maravilhosa em Apocalipse 3:5: “Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco e eu não apagarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim”. Nos primeiros momentos da implantação do reino de Cristo, antes do trono de julgamento, os anjos levarão os cristãos até Deus. Estamos tentando imaginar como será esse dia. Pelos versículos que lemos podemos perceber que, nessa ocasião, o Livro da Vida será aberto.
No Livro da Vida estão registrados os nomes de todos os cristãos que foram salvos pela graça de Deus; os quais serão levados à presença de Deus para serem selecionados. Vemos também que haverá muitos anjos assistindo essa seleção de nomes; Deus Pai e o Senhor Jesus também estarão ali. Na sequência vemos que os nomes inscritos no Livro serão mencionados em voz alta, e o Senhor Jesus confessará, ou seja, declarará que algumas dessas pessoas pertencem a Ele. É assim que vemos essa cena revelada no Livro do Apocalipse.
Aqueles cujos nomes Jesus confessar, por conseguinte, serão os vencedores que entrarão no reino. O texto nos mostra que alguns nomes que não serão confessados. Certamente, os anjos deverão colocar um sinal negativo nesses. Portanto, haverá algum sinal determinado por Deus para distinguir os nomes dos vencedores daqueles que não são. Quanto aos não-salvos, seus nomes nem sequer aparecem no Livro da Vida.
Apocalipse 20:15 diz: “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. Isso mostra que aqueles cujos nomes não estiverem registrados no Livro da Vida estarão eternamente no lago de fogo. Isso ocorrerá no final do período do reino milenar. Portanto, vemos que haverá dois momentos em que Deus julgará os seres humanos. O julgamento do tribunal de Cristo e o juízo final.
Os cristãos cujos nomes não forem confessados pelo Senhor Jesus não serão lançados no lago de fogo, pois os seus nomes estão no Livro da Vida, mas algo acontecerá a eles. A salvação eterna é muito segura; ela jamais pode ser abalada. Por outro lado, porém, há um perigo. Se formos tolerantes com o pecado, se não perdoarmos aos outros, cometermos adultério, insultarmos os irmãos, temermos sofrer, ser envergonhados, perseguidos e se temermos confessar o Senhor, temos de ser cuidadosos, pois Deus nos lançará “na Geena” para sermos punidos temporariamente.
O DANO DA SEGUNDA MORTE
Na Bíblia existem passagens que também falam dessa questão. Apocalipse 2:11 nos diz: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte”. A segunda morte é o “lago de fogo” citado no final do capítulo 20 de Apocalipse: “E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (v. 14). Note bem que o Senhor Jesus garante aos seus vencedores que eles não irão sofrer esse dano, mas quem não vencer, pela lógica do versículo 11, terá algum tipo de punição que, no caso, será o dano da segunda morte. Isto é, ainda que não sofram a segunda morte, irão sofrer o dano da segunda morte.
Esse é um assunto pesado, de difícil aceitação por parte da grande maioria da cristandade contemporânea. Infelizmente, o povo cristão está focado na possibilidade de um dia, quando morrerem, irem direto para o céu onde passarão a eternidade em brancas nuvens. A maioria dos pastores e mestres nem mencionam essa questão, pois temem perder os freqüentadores de suas igrejas. Porem, nada poderá impedir que a verdade da Palavra seja conhecida daqueles que temem ao Senhor de todo o seu coração.
Vejamos o que diz Hebreus 10:26-29: “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários”. “Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? O apóstolo diz aqui que, se uma pessoa veio a Cristo e depois voltou ao mundanismo, ela sofrerá pior punição. Seu fim é uma expectativa de juízo e fogo vingador.
Tendo lido todas essas passagens, podemos concluir que se um cristão não tratar adequadamente com seus pecados, haverá punição à sua espera. E não será uma punição comum, mas a punição da “Geena de fogo”. O futuro dos cristãos é muito simples; para uma pessoa salva o assunto do novo céu e nova terra, incluindo toda a eternidade, está resolvido. O que temos de resolver hoje é o problema do reino. Sobre esse aspecto final de nosso estudo, estaremos tratando no próximo “Diários do reino”.
0 comentários:
Postar um comentário