Cristo é o pastor do rebanho de Deus, a porta das ovelhas que saíram do judaísmo e entraram nas pastagens verdejantes da era da graça (Jo 10:7-9). Ele é a ressurreição, a vida, o caminho e a realidade (Jo 11:25-26). É o noivo que prepara Sua noiva para as bodas (Jo 3:29).
Cristo é o poder e a sabedoria da parte de Deus para os que Nele crêem: justiça, santificação e redenção (I Co 1:24). Ele é o primogênito dentre os mortos e por isso Ele se tornou a Cabeça do Corpo: “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo ele tenha a supremacia” (Cl 1:18). É a herança de Deus para os santos (Cl 1:12). Ele é a verdadeira festa, a verdadeira lua nova e o verdadeiro sábado. Ele é tudo.
Cristo é o Cordeiro que realiza a redenção de Deus e o Leão que luta pelo reino de Deus (Ap 5:5-6), o Leão da tribo de Judá. Também é Aquele que abre os selos dos mistérios desta era (Ap 5:5), o que revela o conteúdo de todo o livro de Apocalipse. Cristo também é a esperança da glória dos crentes vencedores (Cl 1:27).
CRISTO EM SUA SEGUNDA VINDA
Ao final da era da igreja, após ter cuidado da igreja com tantas atribuições, Cristo será ‘Aquele que vem’. Primeiro virá secretamente como a estrela da manhã, a qual aparecerá aos vencedores antes da Sua volta à terra. De madrugada, antes que a maioria das pessoas acorde aparece a estrela da manhã. Pouquíssimos irão vê-lo como essa estrela. Porém, quando de Sua volta visível, Ele, como o Sol da Justiça, trazendo cura nas suas asas, será visto em toda a terra (Ml 4:2).
Em Seu ministério junto às igrejas, Cristo dispensa aos santos Suas riquezas insondáveis (Ef 3:8). Ele é o salvador trabalhando para transformar os Seus crentes. Cristo já regenerou o nosso espírito e agora está transformando nossa alma, até que ela seja conforme a Sua imagem e a Sua estatura de varão perfeito. Quando de Sua volta, nas nuvens do céu que é a atmosfera do nosso planeta, Ele irá redimir os nossos corpos, mudando-os do nível inferior para o nível mais elevado. O nível do Seu corpo glorioso. Então todo o nosso ser será salvo.
Se alguém lhe perguntar: “Você foi salvo? Você poderá responder de acordo com a revelação da Palavra: “Fui salvo no espírito, estou sendo salvo na alma e serei salvo em corpo”. Louvado seja Deus por essa tríplice salvação do espírito, alma e corpo!
Pedro fala da salvação da alma, isto é, a salvação pela transformação: “Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom” (I Pe 2:1-3). A nossa transformação é o progresso da salvação da alma. Quando amadurecermos, seremos completamente salvos na alma.
A única maneira de ser transformados em nossa alma é ser exterminados pela cruz. Precisamos ser conformados à morte de Cristo: “Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte, para de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Fl 3:10-11). Quando esse processo se completar, estaremos salvos na alma, aguardando que o corpo seja salvo. Cristo julgará os crentes a fim de discernir quem deve ser recompensado com o reino e o desfrute deste galardão por mil anos; e quem deve ser disciplinado na era do reino, perdendo, assim, o reino como recompensa (II Co 5:10).
Cristo voltará para unir-se em casamento com a ‘igreja vencedora’ (a noiva) na era do milênio: “Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou”. (Ap 19:7). Hoje somos a noiva de Cristo, ainda não estamos casados. Quando, finalmente, Ele salvar o nosso corpo, transfigurando-o, estaremos prontos para casar-nos com Ele. Cristo ainda não pode casar-se conosco, porque ainda não estamos completamente salvos. Ainda não estamos prontos.
0 comentários:
Postar um comentário