segunda-feira, 19 de março de 2012

ESTUDO SOBRE O ARREBATAMENTO DOS CRENTES


O assunto “arrebatamento dos santos” sempre foi uma questão muito difícil para os cristãos que se interessam, sinceramente, pelo tema. O principal obstáculo deve-se ao fato de existirem três escolas com diferentes abordagens e diferentes pontos de vista quanto ao arrebatamento: a escola da pré-tribulação, a escola da pós-tribulação e a escola do assim chamado arrebatamento parcial, os quais advogam que o arrebatamento dos vencedores se dará antes da maioria dos crentes.

Em cada uma dessas escolas houve homens espirituais que conheciam muito bem a Bíblia. Por causa de opiniões conflitantes, houve muito debate sobre o arrebatamento. Por ter me dedicado, por muitos anos, ao estudo, observação e consideração, quero lhes apresentar uma palavra clara e simples sobre o arrebatamento de acordo com a pura palavra da Bíblia. Vamos esquecer, por um momento, todas as escolas e nos importar somente com a pura palavra.

                                                                 O ARREBATAMENTO DOS VENCEDORES

   Na Bíblia vemos dois aspectos do arrebatamento: o arrebatamento dos vencedores e o arrebatamento da maioria dos santos. O fato de haver dois aspectos do arrebatamento não significa que há somente dois arrebatamentos. 

Com relação ao arrebatamento dos vencedores, podemos ver na Palavra que há pelo menos três categorias. Por exemplo: O arrebatamento das primícias é diferente do arrebatamento “do filho varão. O filho varão (Ap. 12.5) é caracterizado por ser composto pelos vencedores mortos e ressuscitados. Por outro lado, as primícias (Ap. 14.1-5) são os vencedores vivos, pessoas que nunca passaram pela morte.

Apocalipse 12.11 diz que os vencedores, que estão incluídos no que a Bíblia chama de filho varão, são fiéis até a morte; venceram o inimigo por causa do sangue e por causa da palavra do seu testemunho, e não amaram a sua vida da alma até a morte. Sabe-se que, historicamente, muitos deles foram martirizados, muitos tombaram no campo de batalha e muitos ainda tombarão pelo evangelho do reino do Filho de Deus. Por isso, o filho varão, que inclui todos os vencedores mortos, é diferente das primícias, que são os vencedores vivos.

Além do filho varão e das primícias, há outro grupo de vencedores no capítulo 15, os vencedores tardios, que vencem o anticristo, sua marca, o número do seu nome e a sua imagem, os quais, a Bíblia revela, serão arrebatados para ficar em pé no “Mar de Vidro”, a fim de louvar o Senhor. Portanto, no que diz respeito aos vencedores, há pelo menos três diferentes arrebatamentos. Além desses, há também o arrebatamento das duas testemunhas no capítulo 11.

Muitos cristãos são muito superficiais e tem pouca visão. Eles não lêem e não estudam a Bíblia de uma maneira completa e minuciosa; pelo contrário, selecionando alguns versículos, ensinam que todos os cristãos serão arrebatados antes da tribulação. Eles dizem que eram pecadores, mas foram lavados pelo sangue do Senhor; que foram regenerados pelo Espírito, que foram salvos e, por isso, agora estão aguardando a volta do Senhor Jesus, quando todos os santos serão arrebatados. 

Falando de uma maneira geral, isso é correto, e não há nada de errado nisso. Entretanto, essa é uma apreciação rápida, descuidada e superficial do assunto.

Compreender a questão do arrebatamento no Novo Testamento é como dirigir um automóvel através de um labirinto. É muito difícil conhecer com precisão esse assunto. Talvez o Senhor quisesse que fosse assim para suscitar a nossa vigilância. Não devemos estar confiantes demais sobre o nosso saber e conhecer sobre arrebatamento, pois podemos estar enganados sobre alguns aspectos. Somente o Senhor pode mostrar-nos detalhes precisos, por isso precisamos examinar atentamente alguns desses detalhes.

Quando jovem, estudei tanto a escola que afirmava que a volta do Senhor seria após o milênio como a escola que afirmava que Ele viria antes do milênio. Nos últimos cinqüenta anos, a escola pós-milenista desvaneceu-se, e dificilmente alguém, atualmente, se importa com ela. Talvez você nem mesmo tenha ouvido falar dela. Dizer que Cristo voltará após o milênio absolutamente não tem base bíblica. Desse modo, somente uma escola permanece: 
Que Cristo virá antes do milênio. 

Entretanto, isso é muito geral. Precisamos ser mais exatos e específicos. É absolutamente correto dizer que o Senhor Jesus voltará antes do milênio e que todos os cristãos serão arrebatados, mas precisamos ainda nos familiarizar com os detalhes.

Sabemos que alguns cristãos terão dificuldade de assimilar esse ponto de vista da Palavra de Deus. Tudo o que entra em primeiro lugar na nossa mente é difícil de se extrair. Uma vez que alguém tenha assimilado a idéia de que todos os crentes serão arrebatados antes da tribulação, é-lhe difícil libertar-se dela. Assim, todos os conceitos velhos devem ser removidos.

Concluindo, devo dizer que não sabemos em qual grupo de arrebatados estaremos, se no do filho varão, no das primícias ou no dos vencedores tardios. Porém, seja em qual for, precisamos considerar o exemplo do apóstolo Paulo. Ele não estava aguardando a volta do Senhor? Se examinarmos seus escritos, veremos que ele nunca disse: “Amados santos, vocês não precisam fazer muitas coisas porque o Senhor Jesus poderá voltar amanhã. Vocês devem apenas sentar-se e orar”. Absolutamente não! O que me parece é que ele está dizendo: “Enquanto aguardamos a volta do Senhor, precisamos ainda viver de uma maneira normal, para sermos o testemunho adequado do Senhor Jesus. Precisamos obter a melhor educação e ter um viver diário equilibrado. Também precisamos manter nossas famílias e, em todos os aspectos, sermos pessoas normais".

Estamos aqui como o testemunho de Jesus. Somos pessoas normais vivendo uma vida normal, mas nada desta vida pode nos tocar. Não somos desleixados, ociosos, preguiçosos ou descuidados; todavia, nada neste mundo tem qualquer controle sobre nós. Esses dois lados da questão nos obrigarão a ser um com o Senhor, pois sem Ele nada podemos fazer.    


    

0 comentários:

Postar um comentário