quinta-feira, 29 de março de 2012

A CENA NO CÉU APÓS A ASCENSÃO DE CRISTO


Todos os cristãos sabem que Cristo ascendeu ao céu e que está lá hoje. Entretanto, poucos estão familiarizados com a cena no céu após a ascensão de Cristo. Essa cena é bastante especial e precisamos vê-la com bastante clareza.
Apocalipse 4.2 diz: 

“Imediatamente fui arrebatado em espírito e um trono estava posto no céu...” 

No céu há primeiramente um trono, e o livro de Apocalipse está focalizado nele. Iniciando a partir do capítulo 4, este livro desvenda a administração universal de Deus. O trono de Deus em Apocalipse é o centro da Sua administração. Enquanto o trono nas epístolas é o trono da graça, do qual recebemos misericórdia e no qual achamos graça (Hb 4.16), o trono em foco aqui é o trono de julgamento, do qual o mundo receberá a justa recompensa. Esse é o trono de Deus no céu.

 Todo o universo, especialmente a terra, está debaixo da autoridade desse trono. O que quer que Satanás faça no ar e o que o homem faça na terra está debaixo do trono de Deus no céu. O homem pode fazer qualquer coisa que queira, mas o trono de Deus no céu ainda é a autoridade sobre todos os homens e sobre todas as coisas.

Aparentemente, esse trono é invisível e não é percebido pelo homem, mas na verdade ele está na governança de tudo e de todos. No tempo de Deus e para o cumprimento do Seu propósito, o julgamento adequado sempre procede deste trono. Esse julgamento, que procede do trono, irá aclarar a confusão tanto no céu como na terra, causada pela rebelião de Satanás e pela queda do homem.

No versículo 3, vemos que 

“ao redor do trono há um arco-íris semelhante no aspecto a esmeralda”. 

O arco-íris é um sinal da aliança de Deus com o homem e os demais seres viventes em nosso planeta terra. O arco-íris ao redor do Seu trono significa que Deus não se esqueceu da Sua aliança e, ao executar o Seu julgamento sobre a terra, Ele não nos julgará novamente com dilúvio nem destruirá toda a humanidade, mas preservará alguns para que sejam as nações da terra para Sua glória.

 Ao exercer o julgamento, Ele se lembrará da Sua aliança com Noé. Ele é o Deus que julga e também é o Deus que guarda a aliança. Esse arco-íris é “semelhante no aspecto a esmeralda”. A esmeralda é uma pedra preciosa de cor verde-relva, que simboliza as espécies de vida na terra. Uma esmeralda, sendo uma pedra preciosa, é sólida. A lembrança de Deus para guardar a Sua aliança também é sólida. Há essa sólida lembrança ao redor do trono.

No versículo 5, é dito que “do trono saem relâmpagos, vozes e trovões”. Tudo isso representa a ira de Deus no Seu julgamento. Nas epístolas, do trono da graça provêm a misericórdia e a graça de Deus para todos que se aproximam Dele por meio do sangue redentor de Cristo. Mas aqui, do trono de julgamento saem relâmpagos, vozes e trovões como advertências ao mundo pecador. 

No livro de Apocalipse, após todos os julgamentos de Deus terem sido executados, o trono de Deus se tornará um trono de suprimento de vida eterna, do qual procederá o rio da vida com a árvore da vida crescendo às suas margens. 

Todos os salvos que estão participando da misericórdia e da graça de Deus hoje, ao se aproximarem de Seu trono, na Jerusalém Celestial, desfrutarão o rio da vida e a árvore da vida que procede do Trono de Deus, como o suprimento de vida pela eternidade, ao passo que os incrédulos, que serão julgados pelo trono de julgamento de Deus, não terão nenhuma participação no desfrute eterno proveniente do trono de Deus.   

0 comentários:

Postar um comentário