segunda-feira, 12 de março de 2012

O MAIOR PECADO DO MUNDO


Sobre os pecados que os pecadores cometem, prefiro não fazer uma lista em detalhes. Gostaria apenas de brevemente mostrar o pecado do homem. Tanto no Novo como no Antigo Testamento, existem pecados que se destacam de modo especial. No Antigo Testamento, um pecado que se destaca é o de não amar a Deus. 

No Novo Testamento, há também um pecado que se destaca de modo especial: o de recusar-se a crer no Senhor Jesus.

Quando a Bíblia diz que o homem está condenado e tornou-se pecador aos olhos de Deus, não quer dizer que ele cometeu uma multidão de pecados os quais acarretaram a ira de Deus; pecados tais como homicídio, fornicação, orgulho, libertinagem, prostituição, o vício do jogo ou das drogas e outros tipos de pecados imundos e ocultos. Isso não é o que a Bíblia enfatiza.

O que a Bíblia considera sério é o problema que se levantou entre o homem e Deus. O fim da lei é amar ao Senhor nosso Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de toda a força (Mateus 22: 36-37; Marcos 12: 30). Assim, a questão não é se alguém roubou dos outros ou se cometeu homicídio ou planejou um crime. A questão não está nas concupiscências ou pensamentos ou palavras. Pelo contrário, a questão é o problema do relacionamento entre o homem e Deus.

Dentre todos os pecados, há um que encabeça a lista. Este pecado introduz todos os demais. Por meio dele todos os outros se sucederam. A Bíblia diz que o pecado entrou no mundo por um só homem (Rm 5.12). Quero perguntar-lhes:

Qual foi o pecado que este homem cometeu? Foi fornicação, roubo, homicídio, violência sexual? Não havia coisas semelhantes no Éden, mas todas as coisas malignas, imundas ou terríveis que ocorrem no mundo hoje tiveram origem naquele incidente único envolvendo Adão. Que fez Adão? Adão não assassinou, não cometeu fornicação, ele não cometeu nenhum dos pecados malignos e sujos do mundo de hoje. O pecado que Adão cometeu foi simples.

 Adão achou que Deus estava tentando esconder algo dele. Ele pensou que se comesse do fruto daquela árvore seria igual a Deus. O pecado que Adão cometeu foi na verdade um problema que se desenvolveu entre ele e Deus. Deus esperava que Adão permanecesse em sua posição. Contudo, Adão não acreditou que aquilo que Deus lhe havia dado fosse proveitoso para ele. Ele começou a duvidar do amor de Deus. Um problema surgiu, então, em relação ao amor de Deus.

Adão não cometeu muitos pecados nesse incidente. Ele não se envolveu com drogas, não olhou para coisas malignas, não leu livros malignos. O pecado de Adão foi um problema que surgiu entre ele e Deus. Em decorrência disso todos os tipos de pecados se sucederam. Os pecados são segundo a sua espécie, e todos eles vêm um após outro. Entretanto, o primeiro pecado não é o que imaginamos. O primeiro pecado foi o único pecado no Antigo Testamento: o de não amar a Deus.

Depois que se desenvolveu um problema entre o homem e Deus, os problemas entre os homens começaram a aumentar. No Jardim do Éden, surgiu um problema dentro do homem; depois, fora do jardim, o irmão mais velho assassinou o mais jovem e todos os tipos de pecados se seguiram. Portanto, vemos que os pecados não começaram de maneira séria e suja, como poderíamos imaginar. A Bíblia mostra-nos que os pecados começaram com algo muito simples. Mas, na verdade, o primeiro pecado foi o mais sério – um problema entre o homem e Deus.

Quando examinamos o Novo Testamento, vemos o Senhor Jesus dizendo muitas vezes que aquele que crê tem a vida eterna (Jo 3.15-16, 36; 5.24; 6.40, 47; 11.25). Provavelmente exista cinqüenta ou mais passagens nas quais o Senhor afirma que quem crê têm a vida eterna. Quem serão então, os que vão perecer? Serão os assassinos que irão para o inferno? Serão os fornicadores que irão perecer? São os que têm pensamentos imundos e conduta inadequada que irão para a perdição? Não necessariamente. 

O Evangelho de João diz-nos repetidamente que os que não crêem serão condenados (Jo 3.16, 18). Os que não creem sempre têm sobre eles a ira de Deus (Jo 3.36). O Senhor Jesus disse que o Espírito Santo veio para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Por que do pecado? Será porque você matou, roubou, prostituiu ultimamente? Não. “Do pecado, porque não crêem em mim” (16.9).

A maior dificuldade que encontramos hoje é que a imundícia nós consideramos pecado, mas não damos atenção à Palavra do Senhor para vermos o que Deus considera pecado. O Senhor disse que quem não crer já está condenado. O motivo de o homem cometer pecados é que ele não tem um relacionamento adequado com o Senhor Jesus. No AT, quando o homem deixou de ter um relacionamento adequado com Deus, todos os tipos de pecados foram cometidos. 

No Novo Testamento, quando o homem deixa de ter um relacionamento adequado com o Senhor Jesus é que todos os tipos de pecados são cometidos. Aqui residem todos os problemas. Enquanto você está atento a esta mensagem, você pode achar que, apesar de tudo o que ficou provado biblicamente, você não pratica muitos pecados. Porém, ninguém no mundo pode dizer que não cometeu o pecado de não amar a Deus. 

Tampouco existe alguém que possa dizer que não cometeu o pecado de não crer no Senhor. Por isso, ninguém pode dizer que não é um pecador.  

O homem perece devido à sua incredulidade. A incredulidade faz com que a punição por todos os outros pecados recaia sobre alguém que não crê. A razão última é o pecado da incredulidade, ainda que não devamos negligenciar os outros pecados.

Creia e ame a Deus sobre todas as coisas. Não descuide de seu relacionamento com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Mantenha sua vida no centro da vontade de Deus e tudo o mais te será concedido por Ele.  

0 comentários:

Postar um comentário