segunda-feira, 26 de março de 2012

A PROMESSA PARA O VENCEDOR


Quando lemos o contexto de Apocalipse 2 e 3 , vemos que toda vez que o Senhor faz uma promessa nas epístolas às sete igrejas que estão na Ásia, rigorosamente falando, tal promessa se refere ao reino vindouro. Ela nunca se refere à eternidade, ao nosso destino eterno; pelo contrário, refere-se ao nosso futuro no reino vindouro. Esse é o princípio básico para se compreender todas as promessas dessas sete epístolas. 

No versículo 4 do capítulo 3, o Senhor promete que “aqueles que não contaminaram as suas vestes, andarão de branco com Ele. Quando será isso? Nos dias do governo de Cristo que, segundo a revelação, durarão mil anos. Andar de branco com o Senhor, portanto, significa andar com Ele durante esses mil anos.

No versículo 5, o Senhor diz: 

“O vencedor será vestido de vestiduras brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos”. 

Vencer, aqui, tem a ver com a situação de morte espiritual das igrejas protestantes, isto é, vencer o protestantismo morto. Todo o versículo 5 é a promessa do Senhor aos vencedores. Ela se cumprirá totalmente no reino milenar, após Ele voltar.

Todo cristão precisa de duas vestes. A primeira é a veste da salvação, a qual representa, objetivamente, Cristo como nossa justiça. Vemos em Lucas 15, quando o filho pródigo retornou para casa, o pai lhe havia preparado a melhor roupa. A primeira coisa que o pai fez foi vesti-lo com a melhor roupa. Usando-a, o filho pródigo foi justificado na presença do pai. 

Ele havia se tornado um mendigo miserável. Não era mais digno de estar com o pai. Porém, quando vestiu a veste dada pelo pai, ele foi justificado e aprovado. Isso significa que ele foi justificado em Cristo e que Cristo tornou-se a sua cobertura justificadora. A veste de justificação é para a salvação.

Além disso, precisamos de outra veste para nos tornarmos aprovados e agradáveis ao Senhor. O “linho fino, resplandecente e puro” do capítulo 19.8 representa essa segunda veste. De acordo com a tipologia, a rainha do Salmo 45. 13, 14, têm duas vestes; uma para a salvação e outra para ela estar com o rei em Seu reino. Após sermos salvos, precisamos amadurecer e vencer os estorvos e as distrações. 

Precisamos correr a corrida e atingir o alvo. Enquanto estivermos correndo, muitas coisas podem nos embaraçar. Precisamos vencer todos esses embaraços. Sim, fomos salvos e justificados, e temos a primeira veste para a nossa salvação. Mas devemos prosseguir até a maturidade e atingir nosso destino. 

Se assim fizermos, receberemos um galardão. A veste da justificação foi colocada sobre nós pela graça de Deus, ao passo que a segunda veste deve ser trabalhada por nós. Precisamos viver – expressar Cristo como nossa segunda veste. Essa veste é para galardão, para recompensa. As vestes brancas mencionadas no versículo 5 referem-se a essa segunda veste. 

Quando temos essa segunda veste, somos agradáveis ao Senhor e receberemos galardão.
Àquele que vencer, o Senhor promete que “de maneira nenhuma riscará o seu nome do livro da vida”. É preciso muita cautela para entender essa promessa. O fato do Senhor prometer que não riscará o nome dos vencedores, significa que é possível que Ele venha a riscar os nomes dos que não venceram. Se não o fosse, porque Ele mencionaria essa possibilidade? O fato de o nome ser “apagado do livro da vida” indica que tal nome já estava escrito lá. 

“O Livro da Vida” é um registro divino dos nomes daqueles que participam das bênçãos que Deus lhes preparou. Os nomes de todos os santos escolhidos por Deus e predestinados para participar dessas bênçãos estão inscritos nesse livro (Lucas 10.20).

Essas bênçãos têm três estágios: a era da igreja, o reino milenar e a eternidade. As bênçãos no estágio da igreja, tais como o perdão, a redenção, a regeneração, a vida eterna e a natureza divina são todas porções iniciais. Todos os escolhidos de Deus, cujos nomes estão escritos no livro da vida, têm uma parte nessas porções para iniciarem sua vida espiritual.

 Se cooperarem com a graça supridora de Deus, eles amadurecerão em vida na era da igreja, e essa maturidade será recompensada quando o Senhor os galardoar em Sua volta. Esse prêmio será a entrada no reino milenar e a participação nas bênçãos divinas naquele estágio, tais como o gozo e o descanso do Senhor: 

“O seu senhor lhe disse: Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25.21), o reinado sobre as nações (Ap 2.26-27; 20.4, 6), os quais Deus preparou como um incentivo para os 
Seus escolhidos prosseguirem com Ele na era da igreja. 

Entretanto, muitos dos Seus escolhidos, após receberem perdão, redenção, vida eterna e natureza divina, tudo pela graça, não cooperarão com a Sua graça nem prosseguirão com Ele até o fim. Dessa forma, serão incapazes de amadurecer no decorrer da sua vida no Corpo de Cristo, e, assim, não estarão prontos na volta do Senhor. Os tais não estarão aptos a entrar no reino milenar e, por conseqüência, a participar das bênçãos divinas daquela era como um galardão. Portanto, durante o reino milenar, seus nomes serão apagados do livro da vida.

Aqui nos defrontamos com o perigo de termos os nossos nomes apagados do livro da vida durante os mil anos. Se você é derrotado e se recusa a ser um vencedor pela graça do Senhor, o seu nome não estará no livro da vida quando Ele estiver reinando durante os mil anos. Isso significa que você foi chamado, mas não foi escolhido. Em Apocalipse 17.14 podemos ver que na Sua volta, após todos os vencedores terem sido arrebatados, o Senhor fará uma seleção. 

Essa seleção dependerá de como tivermos vivido nossa vida cristã. Se tivermos vivido de uma maneira derrotada, certamente o Senhor não irá nos selecionar. Mas se tivermos vivido de uma maneira vitoriosa, seremos selecionados e os nossos nomes estarão lá durante os mil anos.

Isso é semelhante a diplomar-se na escola. Embora o nome de todos os estudantes matriculados possam estar na lista de chamada da classe, somente alguns nomes estarão na lista para receber uma condecoração ou recompensa. Somente os melhores, os mais dedicados, assíduos e estudiosos. Isso é justo!

Apagar o nome de um crente do livro da vida não significa que perecerão pela eternidade. Apenas significa que durante os mil anos do reino vindouro, o seu nome não estará lá. Isso significa que perderão o seu direito de primogenitura no reino milenar, não tendo nenhum direito de participar daquilo que Deus originalmente tencionava dar a todos os Seus escolhidos, naquele estágio.

Se formos vencedores, o Senhor não apagará o nosso nome do livro da vida; pelo contrário, Ele o confessará diante do Pai e dos Seus anjos. Isso mostra que, uma vez que os nomes daqueles que não estão dispostos a serem vencedores serão apagados do livro da vida, seus nomes não serão confessados pelo Senhor diante do Pai e dos Seus anjos. Todos os crentes precisam ouvir o falar do Espírito.        

0 comentários:

Postar um comentário