segunda-feira, 9 de abril de 2012

ADVERTÊNCIA QUANTO À INCREDULIDADE


“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo” (Hebreus 3: 12).

Nenhum coração é mais perverso que um coração de incredulidade. Nada ofende tanto a Deus quanto nossa incredulidade. Incredulidade insulta e ofende o próprio Deus. Todo pecado viola a lei justa de Deus, mas alguns pecados insultam o próprio Deus, como é o caso da incredulidade.

Nosso Deus é o Deus vivo. A incredulidade é tão maligna porque ela insulta o Deus vivo, fiel e Todo-poderoso. Se não crermos em Deus, em Sua obra e em Seus caminhos, nós o insultamos. É por isso que precisamos acautelar-nos contra a incredulidade. Vejamos o versículo que diz: 

“Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos” (Hb 3.10). 

Os caminhos de Deus são diferentes dos Seus atos. Seus atos são atividades; Seus caminhos são os princípios pelos quais Ele age.

No deserto, os filhos de Israel viam um milagre todas as manhãs – o maná. Se tal milagre ocorresse hoje, seria publicado, via internet, em rede mundial. Embora os filhos de Israel testemunhassem tal milagre, eles, viam apenas os atos de Deus. Não devemos ser como eles; precisamos aprender os caminhos, os princípios, do nosso Deus. 

Quando os israelitas tinham falta de comida e de água, eles reclamavam e murmuravam. Quando Deus agia a favor deles, eles ficavam temporariamente felizes, mas, não muito tempo depois, eles ofendiam a Deus novamente. Se olharmos para nós mesmos, não os criticaremos, porque vemos que somos semelhantes a eles. Podemos gritar: “Louvado seja o Senhor!” à noite em uma reunião e, na manhã seguinte, murmurar contra o Senhor. Precisamos urgentemente conhecer os caminhos do Senhor!

Nosso Deus é vivo e tem Seus princípios para fazer as coisas. Ele jamais negará a Si mesmo. Ele é capaz, Todo-poderoso e fiel, sempre mantendo Suas promessas e cumprindo Sua palavra. Muito embora Deus seja vivo e fiel, o coração perverso sempre está endurecido contra Ele (Hb 3.8). Um coração maligno é sempre razoável, ele raciocina muito bem. 

Entretanto, por outro lado, ele é teimoso e está endurecido. Daí, o homem de coração perverso, sair do caminho correto e se afastar, desconhecendo os caminhos ou princípios de Deus. Ele tenta a Deus, colocando-O à prova (Hb 3.9). Por fim, com tal  coração, o homem engana a si mesmo e será enganado(Hb 3.13). Essa é a situação de alguém com um coração perverso.

Tal coração perverso sempre é proveniente do endurecimento. É muito perigoso ter o coração endurecido. Precisamos orar mais e mais para que o Senhor amoleça o nosso coração; que Ele nunca permita que sejamos endurecidos de coração! Um coração perverso produz incredulidade.

O Senhor falou a Moisés dizendo: 

“Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, (...) para uma terra que mana leite e mel” (Ex 3.16-17). 

Essa palavra era mais fiel que um cheque assinado por um bilionário. Os filhos de Israel deveriam ter crido nessa palavra e confiado, mesmo que a realidade fosse difícil e a terra estivesse nas mãos de gigantes. Mas, ao invés disso, eles disseram: “Há gigantes na terra, e somos como gafanhotos aos seus olhos. Eles nos comerão”. Essa é a lógica da incredulidade, a lógica do raciocínio segundo o conceito natural, não segundo os caminhos de Deus ou a confiança na fidelidade de Deus.

Josué e Calebe levantaram-se contra esse tipo de raciocínio, declarando que o povo era bastante capaz para tomar a terra. Josué e Calebe honraram a Deus, e Deus, por Sua vez, honrou-os. Nada honra mais a Deus que a nossa fé. E nada O desonra e insulta mais que a nossa incredulidade. A incredulidade resulta em desobediência, obstinação e rebelião. Por sua incredulidade, os israelitas se afastaram do Deus vivo. A palavra grega traduzida por “afaste”, em Hebreus 3.12, pode também ser traduzida por desvie, aparte, faça desertar, distancie.

Embora Deus seja vivo e fiel, a incredulidade nos afasta Dele. Uma vez que nos afastamos, que pode Ele fazer por nós? Por causa de sua incredulidade, os israelitas perderam o descanso e caíram no deserto: 

“E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade” (Hb 3. 18-19). 

O Senhor jurou que eles não entrariam no Seu descanso, e seus cadáveres caíram no deserto (3.17). Quão sério é um perverso coração de incredulidade! Deus foi forçado a desistir daqueles israelitas, porque Ele não podia fazer algo contra os Seus princípios.

Nunca ofenda a Deus a ponto de Ele não poder fazer nada por você. Isso é terrível!    


0 comentários:

Postar um comentário