segunda-feira, 16 de abril de 2012

O NOVO TESTAMENTO E A NOVA ALIANÇA


Uma aliança é um acordo contendo algumas promessas que serão realizadas em favor das pessoas aliançadas, ao passo que um testamento é uma declaração de vontade que contém certas coisas realizadas e legadas ao herdeiro. Por isso, a nova aliança, consumada com o sangue de Cristo, não é meramente uma aliança, mas é um testamento contendo todas as coisas que foram consumadas pela morte de Cristo e legadas a nós.

Sabemos que um testamento só se torna efetivo após a morte do testador. Em poucas palavras, uma aliança e um testamento são iguais, porém, quando o autor da aliança está vivo ela é uma aliança, mas quando ele morre, ela se torna um testamento. A Bíblia é composta de dois testamentos – o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Daí se pode dizer que a Bíblia não é principalmente um livro de ensinamentos; ela é um testamento.

A nova aliança, que o Senhor promulgou, é superior à velha aliança feita por meio de Moisés. Na velha aliança, todas as coisas são meras sombras, enquanto na nova aliança tudo é realidade. Tudo o que foi proposto na velha aliança foi realizado na nova aliança. Portanto, a nova aliança é uma aliança superior como diz a Bíblia: 

“Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores” (Hb 8.6).

A nova aliança foi instituída com base em superiores promessas, as quais foram dadas em Jeremias 31.33-34. Nessas superiores promessas quatro coisas principais são tratada
1-    
 le   A lei  interior da vida;
2-     A benção de Deus ser nosso Deus e de nós sermos Seu povo;
3-     A capacidade interior de conhecer o Senhor;
4-     E o perdão dos pecados. 

E    Entre essas quatro coisas principais, a lei interior da vida é o foco. A velha aliança foi feita com a lei exterior de letras, enquanto a nova aliança foi instituída com essa lei interior da vida, daí dizer-se que a velha aliança era de letras; a nova aliança é de vida:

“Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei a minha lei no seu interior, e as escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”

A Nova Aliança foi consumada com sacrifícios superiores e com o sangue que fala coisas superiores. Cristo ofereceu a Si mesmo como sacrifício. Esse sacrifício único foi considerado superior ao sacrifício de animais, os quais não possuíam efeito capaz de aniquilar o pecado, mas o sacrifício de Cristo, como de um Cordeiro de Deus, aniquilou o pecado de uma vez por todas (Hb 9.26), provendo, assim, uma redenção eterna por nós (Hb 9.12). Esse sangue precioso, derramado na cruz, permitiu que a nova aliança pudesse ser instituída. Portanto, ele é chamado de sangue da eterna aliança:

“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por meio de Jesus Cristo, ao qual seja a glória pata todo o sempre. Amém!” (Hebreus 13.20-21).

Depois de Sua morte e ressurreição, o Senhor ascendeu aos céus, deixando-nos a aliança que Ele consumou por Sua morte. Quando deixou essa aliança conosco, imediatamente ela se tornou um testamento, um novo testamento legado a nós. Nesse testamento os fatos consumados não são mais meramente fatos; todos eles se tornaram legados. Primeiramente, tínhamos as promessas; segundo, as promessas se tornaram fatos; e terceiro, os fatos se tornaram legados.

Depois que o Senhor nos deixou essa Nova Aliança, ela imediatamente se tornou um testamento, contendo todos os fatos consumados como nossos legados. Hoje, sabemos, o Senhor Jesus está assentado à destra do Pai. Como nosso Sumo Sacerdote nos céus, o Senhor é a garantia dessa superior aliança (Hb 7.21-22).

Agora, não temos mais somente a Palavra de Deus, a promessa de Deus e a nova aliança; temos também o testamento, o Novo Testamento. Enquanto o Senhor está descansando em Seu trono nos céus, Ele está preocupado com todos os herdeiros deste novo testamento, se tais herdeiros são suficientemente sábios e diligentes para tomar posse da herança. 

Ele está intercedendo para que tenhamos a percepção plena de toda a herança contida em Seu testamento legado. Se os nossos olhos forem abertos para ver esse assunto do testamento do Senhor, ficaremos exultantes e diremos: 

“Não quero permanecer nessa condição miserável, tendo tal herança legada a mim pelo Senhor Jesus!” Essa é a visão celestial que todos precisamos ver! 

0 comentários:

Postar um comentário