quinta-feira, 5 de abril de 2012

A NECESSIDADE DE PAGAR O PREÇO


Para entender melhor a questão da recompensa ou punição, vamos analisar com cuidado a parábola das dez virgens que se encontra no capítulo 24 de Mateus. Depois que as virgens néscias descobriram que lhes faltava azeite, foi-lhes dito que pagassem o preço e o comprassem por si próprias (Mt 25.8-9).

 A salvação é gratuita, mas a transformação não o é. Precisamos pagar um preço por ela. Se não pagarmos o preço hoje, teremos de pagá-lo no futuro. Ninguém pode pagá-lo por nós.

Segundo a parábola das dez virgens, mesmo depois da volta do Senhor e mesmo depois da nossa ressurreição, os néscios ainda terão de pagar o preço para adquirir a porção extra de azeite em sua vasilha. Não é como dizem os calvinistas, que as cinco virgens prudentes eram salvas e as cinco néscias eram falsos cristãos. Isso é uma escapatória. Precisamos tomar Mateus 25 de maneira muito séria. Se não pagarmos o preço para adquirir o azeite na era da igreja hoje, teremos de pagá-lo depois que o Senhor voltar, pois foi assim que aconteceu com as virgens néscias. Esse é o princípio.

Não se trata de conceito ou ensinamento meu; trata-se da revelação da pura palavra na Bíblia Sagrada. Muitos cristãos escolhem versículos que estão de acordo com seu conceito natural, não ousando tocar nesses versículos de Mateus 25. Isso é algo muito nocivo! Eles estão enganando a si mesmos e aos outros.

 As virgens prudentes e os servos fiéis entrarão em um descanso que é melhor que o descanso que conhecemos hoje. Embora estejamos desfrutando um bom “sábado” na era da igreja, ele não é tão bom quanto o sábado vindouro na era do reino milenar.

Entrar no gozo do Senhor é entrar no Seu descanso sabático em Seu reino milenar. Quando o Senhor olhar para os seus vencedores, Ele ficará satisfeito e entrará no Seu descanso sabático. Se estivermos entre os vencedores, nós entraremos nesse descanso com Ele.

Depois de termos sido salvos e regenerados, precisamos apegar-nos à graça de Deus desfrutando tudo o que Ele preparou para nós. Se fracassarmos nisso, não nos apegando à graça de Deus nem desfrutando Suas riquezas, sofreremos perda e punição. O Novo Testamento nos dá advertência clara e definitiva, mas também nos encoraja a ganhar o prêmio. Para ganhar esse prêmio, precisamos pagar o preço. 

Portanto, uma punição ou um prêmio estão diante de nós. Se receberemos o prêmio ou sofreremos punição, não  tem nada a ver com a nossa salvação; depende totalmente de como vivemos e trabalhamos depois de sermos salvos. Se vivermos e trabalharmos na maneira adequada, ordenada por Deus por meio de Seu espírito e Sua palavra, receberemos um prêmio. Mas se negligenciarmos a graça de Deus, sofreremos perda, e certamente seremos punidos.

Como vimos nas passagens em foco, o Evangelho de Mateus nos diz que quando o Senhor Jesus voltar, Ele nos recompensará segundo nossas obras (16.27). As parábolas em Mateus 25 também deixam claro esse assunto. Devemos levar a sério essa questão e rogar ao Senhor que nos capacite a vencer na era da igreja para que possamos entrar no gozo do nosso Senhor na era vindoura!

0 comentários:

Postar um comentário