segunda-feira, 23 de abril de 2012

O GALARDÃO DO REINO


“A salvação eterna é pela graça, mas o galardão do reino é pela justiça”.

Em 2 Timóteo 4.8, Paulo diz que uma coroa da justiça estava preparada para ele. Note que o apóstolo não se refere a uma coroa de graça. Ele diz no mesmo versículo que o Senhor “justo juiz”, lhe dará esse galardão do reino segundo a Sua justiça, não segundo a Sua graça:

 “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

O galardão do reino será segundo a nossa obra. Em Mateus 16.27 o Senhor Jesus disse que na Sua volta Ele nos recompensará segundo nossas obras. Em Apocalipse 22.12 Ele diz: “Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”. A salvação eterna nada tem que ver com nossas obras, mas o galardão do reino será totalmente segundo nossas obras as quais temos realizado por meio da vida de Cristo em nós, depois de salvos.

Se alguém irá receber ou não um galardão será decidido no tribunal de Cristo. A Segundo Epístola aos Coríntios 5.10 diz:

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.

O tribunal de Cristo será estabelecido em Sua volta. No tribunal de Cristo, o Senhor Jesus julgará todos os que crêem Nele. Nenhum dos descrentes será julgado nessa ocasião, pois todos eles serão julgados diante do grande trono branco, mil anos mais tarde (Ap 20.11-15). No tribunal de Cristo será tomada a decisão sobre a recompensa que receberemos – o desfrute no reino ou alguma punição.

Volto a dizer que tudo isso irá acontecer na volta do Senhor. Em 1 Coríntios 4.5 Paulo diz:

“Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus”.

Na volta de Cristo tudo será julgado e tudo será recompensado. Nada ficará mal explicado ou mal resolvido, tanto as obras da luz quanto as obras das trevas. Os desígnios dos corações serão manifestos. Hoje podemos esconder as coisas das trevas e os desígnios dos nossos corações. Mas tudo isso será trazido à luz e manifestado na volta do Senhor. Então, cada um receberá uma recompensa correspondente.

O galardão do reino vai além da salvação eterna, a qual é baseada na redenção eterna de Cristo (Hb 9.12). A salvação eterna foi-nos dada gratuitamente e eternamente segundo a escolha soberana de Deus. Isso está eternamente garantido. 

Contudo, depois de haver recebido essa salvação eterna, a maneira como nos comportamos é um problema. Portanto, segundo a sabedoria de Deus, além dessa salvação eterna, é prometido um galardão, como recompensa aos fiéis que viverem pelo Senhor, os quais têm serviços prestados a Ele. Isso está condicionado à nossa perseverança em fazermos a vontade de Deus:

“Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”. (Hb 10.36)

A promessa encontrada no versículo acima é o galardão para os vencedores, enquanto a herança eterna é para todos os crentes, os que receberam a salvação eterna. Então vamos entender mais profundamente o que é o galardão. O galardão é o alvo da salvação de Deus. A salvação tem um objetivo. Esse objetivo não é que vamos para o céu. O alvo da salvação de Deus é tornar-nos iguais a Seu Filho Primogênito.

Romanos 8.29 diz que fomos predestinados para ser conformes à imagem do Seu Filho, para que Ele se tornasse o Primogênito entre muitos irmãos. Aqui vemos o alvo de Deus – que Seus muitos filhos, que são os muitos irmãos de Cristo, possam ser conformados à imagem do Sei Filho primogênito. Deus está trabalhando hoje para conduzir todos os salvos à glorificação do Filho Primogênito de Deus.

Deus não nos salvou com o objetivo de irmos para o céu, mas para que possamos ser transformados e conformados à imagem de Seu Filho, de maneira que Deus possa ter uma expressão coletiva de Si mesmo por toda a eternidade. Esse é o alvo da salvação de Deus.

Ele decidiu fazer do alvo de Sua salvação um galardão para os escolhidos e salvos. Se não houvesse fraquezas, carências ou fracassos da parte dos salvos, Deus não precisaria fazer do alvo de Sua salvação um galardão, pois todo aquele que fosse salvo chegaria a esse alvo. Mas somente os que cooperam com Ele é que alcançarão o alvo, e esse alvo se tornará uma recompensa para eles:

“prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3.14)

0 comentários:

Postar um comentário