terça-feira, 13 de outubro de 2009

Direitos e Deveres do Cidadão do Reino dos Céus

Nenhuma sociedade humana consegue sobreviver muito tempo sem leis. Isso se aplica tanta a um reino como a qualquer outro sistema de governo. Nós, seres humanos, necessitamos de leis para mantermos nossos instintos mais básicos sob controle, para garantirmos a segurança e a decência pública e preservarmos a ordem moral.


Os padrões de operação de qualquer governo, incluindo os reinos, são compilados em um documento chamado “Constituição”. Esse contrato descreve o que o governo espera do povo e que expectativas o povo pode ter do governo. Ele também determina os direitos dos cidadãos, os quais precisam ser protegidos. Para isso existem as leis. Elas não apenas protegem os padrões e garantem seu cumprimento, mas também determinam punições para os que violarem suas determinações.


Geralmente pensamos em leis como algo desagradável e inconveniente, que restringe nossa liberdade e limita nossas opções. Na verdade, elas são concebidas para nos libertar e fornecer um ambiente seguro onde podemos viver em paz, em segurança e com confiança. A verdadeira liberdade sempre é determinada por limites, e as leis definem esses limites. Dentro deles, somos livres para nos desenvolver, prosperar e alcançar nosso pleno potencial.


“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente” (Salmo 19: 7-9).


Precisamos de padrões firmes, confiáveis e imutáveis com base nos quais vivermos; padrões fundamentados na verdade. Tudo na Palavra de Deus opera para o nosso bem. Não existe lei na Bíblia que não favoreça o bem- estar da humanidade.


Na verdade, as Escrituras são o melhor regulador da sociedade civil. Por isso, precisamos observar com mais detalhes o conceito de lei no Reino de Deus. Quando falamos em obedecer às leis de Deus, nos referimos a viver em submissão a Ele como nosso Rei e Senhor, honrando sua Palavra como padrão imutável para nossa vida. Enquanto obedecermos às leis de Deus, também viveremos, cresceremos e prosperaremos.


“Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Jeremias 31: 33).


O objetivo do Rei nunca mudou. Apesar da rebeldia da humanidade, o propósito original do Senhor permanece.


Por isso é muito importante que nós, súditos do Reino de Deus, recuperemos a compreensão da importância de obedecer à Deus. 


Esse é um princípio fundamental do Reino dos céus.

0 comentários:

Postar um comentário