quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Porque devemos obedecer

“De tudo o que se tem ouvido, a conclusão é: Teme a Deus e obedeça a seus mandamentos, pois isso é o dever do homem” (Eclesiastes 12: 13).


Deus é reconhecido pelas principais religiões como o Soberano Criador, principalmente pelo judaísmo e cristianismo. Por meio da revelação sabemos que o Senhor reina em seu trono de autoridade.


Davi, que reinou sobre Israel, reconhecia a superioridade da soberania de Deus e expressou isso em seus salmos: “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Salmo 103: 19).


Todos aqueles que admitem a existência de Deus devem reconhecer a sua autoridade e consequentemente adotar uma atitude de submissão a Ele. Nada mais justo. A obediência nos faz ter comunhão com Deus e possibilita um relacionamento harmonioso com Ele.


A obediência faz parte de um plano de restauração do propósito original de Deus quando criou o homem a Sua imagem e semelhança. Seu plano era expandir seu domínio ao mundo visível representado pela terra e exercer a sua autoridade por meio do homem. Por isso ele planejou dizendo: “Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra” (Gênesis 1: 26).


No mundo físico o governo de Deus seria através do homem em comunhão com Ele. Foi por isso que Deus estabeleceu uma ordem no jardim; “Da árvore da ciência do bem e do mal dela não comerás”. Deus exerceu Sua autoridade como forma de provar a submissão do primeiro casal.  


Ao desobedecer, o homem provocou a quebra de confiança e da comunhão, e assim perdeu o reino e a autoridade delegada por Deus a ele. Isso frustrou momentaneamente o plano do Criador.


Séculos depois Deus retomou o Seu propósito de estabelecer seu reino sobre o mundo visível e enviou Seu Filho para restaurar o que se havia perdido. Jesus Cristo teria que submeter-se ao Pai em tudo e capacitar-se a gerar filhos espirituais com as características apropriadas.


Diferentemente de Adão que gerou filhos da desobediência, Jesus Cristo iria gerar, por meio do Espírito, filhos da obediência que vivessem em comunhão perfeita com o Pai. Assim o Reino de Deus seria finalmente estabelecido.


Essa é a obra de Cristo e essa foi a sua missão terrena: Aprender a obediência para ensinar a obediência:“Embora sendo Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu e, tendo ele sido aperfeiçoado, veio a ser o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5: 8-9).


A obediência de Cristo
Os exemplos bíblicos da obediência de Cristo são os seguintes:

  • ·         Ele mostrou a sua obediência ao Pai por meio de seu nascimento, cumprindo o plano divino e deixando a glória celeste que sempre tivera na qualidade de ‘O Logos de Deus’ (João 1: 1-5).
  • ·         Em sua infância, Jesus obedeceu a Maria e a José, seu pai adotivo, mas principalmente o seu Pai celestial (Lucas 2: 49,51).
  • ·         O ministério público de Jesus fez parte de sua obediência ao Pai em favor da humanidade. Ele veio para cumprir toda a justiça (Mateus 3:15).
  • ·         Ele foi obediente à vontade do Pai no jardim do Getsêmani (Mateus 26:39).
  • ·         A morte de Cristo em Jerusalém, também ocorreu como um ato de obediência à vontade do Pai (Lucas 13:33).
  • ·         Cristo obedeceu expressando os ensinamentos do Pai. Os ensinos eram do Pai e ele os transmitiu fielmente (João 7:16).
  • ·         Os feitos de Cristo eram os feitos do Pai, que o filho cumpria obedientemente (João 6:38).


Como homem, ele aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu, e isso envolve uma importante questão teológica, no tocante à natureza de sua encarnação e missão. Ele deu o exemplo, como homem, de como os homens devem obedecer ao Pai.


Se Cristo teve de aprender a obedecer, quanto mais nós! A obediência foi a escola que Cristo freqüentou, e deve ser a nossa!





0 comentários:

Postar um comentário