sábado, 10 de outubro de 2009

Você já entrou no Reino?

A parte mais importante da experiência no Reino de Deus é nosso ingresso nele. Se não sabemos como fazer isso, tudo o mais a respeito do Reino se tornará inútil.


Jesus foi um anunciador das maravilhas do Reino dos Céus, as parábolas são relatos que mostram as inúmeras facetas desse Reino de glória e poder. Qualquer pessoa que ouve e entende a respeito, fica logo interessada em entrar numa dimensão tão abençoada e próspera. Jesus afirmou:
“A lei e os profetas duraram até João; desde então, é anunciado a Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele” (Lc 16: 16).


Quando alguém entende o que é o Reino, conhece as riquezas, os benefícios e a satisfação que ele fornece; fará qualquer coisa para entrar, até mesmo arriscar a vida. Essas pessoas têm descoberto o Reino dos Céus, e dão-se conta de que não há preço alto demais para entrar nele.


Cristo afirmou que o Reino dos Céus é como um tesouro tão precioso que vale a pena desistir de tudo para tomar posse dele:
“Também o Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo”.
“Outrossim, o Reino dos Céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a” (Mateus 13: 44-46).


Ao longo das eras, as pessoas têm deixado casas, famílias, viajado por todo o mundo, enfrentado dificuldades e arriscado a perder a vida e envolver-se em desastres diariamente, atraídas por riquezas e tesouros. É surpreendente ver quantos indivíduos estão dispostos a arriscar-se, até as ultimas conseqüências, pela oportunidade de tirar a sorte grande.


Jesus disse que é essa maneira como devemos portar-nos em relação ao Reino. Devemos buscá-lo até o ponto de colocar nossa vida em risco, porque, uma vez que tenhamos ingressado no Reino estaremos em posição privilegiada.


Se estamos dispostos a assumir o risco de ir em busca de tesouros terrenos que eventualmente se dissiparão, muito mais devemos desejar arriscar tudo por causa do Reino. Ele vale qualquer esforço. Quando o alcançarmos, isso nos basta. Tudo está incluído no Reino. Não precisamos de nada mais.


O assunto dessa página é: Você já entrou no Reino? O que significa isso? Esta é uma pergunta muito importante, porque a maioria dos cristãos aprendeu que entrar no Reino significa morrer e ir para o céu. No entanto, sempre que Jesus usou a palavra entrar, com referência ao Reino de Deus, ele não estava se referindo a morrer e ir para algum lugar. Ele estava falando a respeito de entrar, ou adotar, o estilo de vida do Reino.


Entrar também significa perseguir e adquirir a cidadania do Reino, isso inclui os privilégios e direitos constantes na sua constituição. Portanto, faça do Reino sua prioridade e entre nele.  


Para compreender melhor o conceito de entrada no Reino de Deus, vamos analisar essa declaração de Jesus:
“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus” (Mateus 18: 3).


Primeira coisa: Converter-se! Mudar de opinião a respeito de algo, transformar-se, mudança de forma ou de natureza (Michaelis). Isso não é fácil, principalmente para quem tem muitas opiniões formadas sobre tudo. Na religiosidade é algo muito complicado, mas é possível.


Segundo: Fazer-se como crianças!  Por que ele usou essa analogia? Porque as crianças simplesmente se submetem tranquilamente. Elas seguem seus pais sem nenhuma desconfiança. Uma criança é inocente, não vê malícia em nada. Elas se entregam aos cuidados dos pais e se sentem seguras.


Quando Jesus afirmou que devemos tornar-nos como crianças estava dizendo que, ao entrarmos no Reino de Deus, devemos viver de acordo com ele. Temos de aceitá-lo com uma fé sincera e pura, como a de um pequenino, submetendo-nos à influência, às ordenanças, aos valores, ao código moral, aos padrões e aos ditames do Reino. Temos de obedecer às leis e seguir aos princípios do céu.


Jesus estava dizendo: “sejam como crianças. Não tentem barganhar comigo. Se eu disser para vocês pararem de pecar, façam isso. É simples assim”.
                                                                                                                       

0 comentários:

Postar um comentário