terça-feira, 6 de outubro de 2009

A maturidade e a busca da Justiça

“Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hebreus 5: 13-14).


A busca da justiça é o segredo da maturidade, da compreensão e do discernimento sobre a vida no Reino de Deus. A vida sem a justiça nos coloca em dissonância com o Senhor e impede nosso crescimento. Quem vive assim nunca conseguirá passar do estágio de bebê espiritual e ficará sempre engatinhando.


Pessoas que não experimentam os benefícios da vida no Reino são como bebês que ainda se alimentam de leite, não receberam alimento sólido. Tais pessoas não conseguem progredir. A criança tem um sistema digestivo que é incapaz de assimilar alimentos pesados, assim como a mente de um cristão imaturo não é capaz de captar e digerir as exigências sólidas da justiça.


Um dos maiores problemas que afetam a igreja contemporânea é o fato de que os cristãos não aprendem sobre a importância da justiça pessoal na vida diária. Como conseqüência, muitos não sabem como andar em consonância com Deus ou mesmo como aferir se isso está ocorrendo em sua vida. Assim,  eles não experimentam as bênçãos, os benefícios, a provisão e a prosperidade do Reino. Sua vida de injustiça impede o acesso a essas coisas.


Não há necessidade grande demais que o Senhor não consiga suprir. Como filhos de Deus e cidadãos do Reino dos Céus, temos um canal que nos liga aos suprimentos celestiais, que são usados por Deus para suprir nossas carências físicas e espirituais. Entretanto, este ‘canal’ precisa estar limpo e desimpedido, e é a prática da justiça que o mantém assim.


Quando buscamos ativamente a justiça em nossa vida diária, obedecendo à ordem de Cristo, desfrutamos um nível de segurança e proteção que as pessoas praticantes da iniqüidade* não possuem.


Isso não significa que nunca enfrentaremos problemas, dificuldades ou circunstâncias negativas – essa é uma parte inevitável da vida em um mundo corrompido e pecaminoso. Entretanto, quer dizer que, mesmo em períodos assim – e principalmente nesses momentos -, a graça de Deus estará sobre nós, colocando-nos em segurança e fazendo-nos triunfar.


Por que ficamos tão seguros? Porque o Senhor, Rei do Reino dos Céus, nunca tira os olhos de nós:
“Dos justos não tira os seus olhos; antes, com os reis no trono os assenta para sempre, e assim são exaltados” (Jó 36: 7).


Deus não apenas os protege, mas também os exalta. Esse versículo afirma que o Criador exalta os justos. Isso significa que, se permanecermos na posição correta com Deus, Ele nos dá uma promoção em todas as situações que enfrentamos.


Atualmente, muitos cristãos culpam o sistema do mundo pelos problemas que enfrentam. É hora de os cristãos saírem do controle desse ‘sistema’ e submeterem-se ao Reino de Deus e às suas leis. Tudo que o Senhor nos pede é que busquemos em primeiro lugar seu Reino e sua justiça, pois, com ou sem ‘sistema’, Ele nos acrescentará tudo o mais.
·         
Iníquo: Que ofende a equidade, a retidão. Injusto.

0 comentários:

Postar um comentário