sexta-feira, 14 de maio de 2010

A ATITUDE DA IGREJA FRENTE AOS PROBLEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS

O cristão que acompanha o desenrolar dos problemas que afetam a humanidade atualmente, sente-se aflito e pensa em qual deva ser a sua atitude para com o seu país, para com a sociedade e com relação aos problemas internacionais. Eu deveria ter uma atitude passiva e fechar os ouvidos para tudo ou deveria participar ativamente na solução de todos os problemas?

Temos de admitir que essa não é uma questão fácil de responder. Isso é algo muito complexo. Entretanto, essa questão tem um relacionamento íntimo com a nossa fé. Vamos então analisar o problema do ponto de vista da fé.

Primeiramente, a Bíblia nos mostra de maneira bem clara que Cristo tem de vir duas vezes. A primeira já ocorreu no passado e a segunda ainda não ocorreu. Em Sua primeira vinda, Ele realizou determinadas coisas. Na segunda vinda, Ele realizará mais algumas. Esperamos que Ele venha em breve e que não tenhamos de esperar muito. Mas Ele tem Seu tempo. Cristo não é insensível para com os problemas sociais e políticos. Mas Ele tem Seu tempo.

Podemos ver, a partir da Bíblia, que em Sua primeira vinda, Ele tratou principalmente com o pecado, libertou os pecadores e dispensou a eles uma nova vida. Em Sua segunda vinda, Ele cuidará dos problemas sociais e renovará o sistema político. Nossa salvação pessoal é claramente definida em Sua primeira vinda. Nosso país, sociedade e os sistemas existentes serão eficazmente cuidados em Sua segunda vinda.

Como cristãos, temos determinadas posições e atitudes referentes a essas questões. Entretanto, não estamos tentando resolver todos os problemas. Somente quando Cristo vier pela segunda vez é que estas questões serão totalmente resolvidas.

Admito que há problemas por toda parte. Por um lado, o homem está ocupado promulgando leis para prevenir catástrofes. Por outro lado, quanto mais leis o homem institui, mais se alastra a ilegalidade. Qual deve ser nossa atitude, como cristãos, diante de todos esses problemas? Em meio a todos esses debates e argumentos, onde nós cristãos devemos posicionar-nos?

Primeiramente, devemos ver que Deus já preparou a solução. Ele também já estabeleceu o momento para sua realização; Deus está mais que claro a respeito deles. Por essa razão você não precisa temer ou atormentar-se nem fazer suas propostas precipitadamente.

Quando Cristo veio pela primeira vez, Ele salvou individualmente. Ele não tratou com o mundo ou com seus sistemas. Ele não tocou em nenhum problema social. Sua primeira vinda foi para resolver as questões espirituais, não as materiais. Mas isso não significa que Ele as ignora. Cristo cuidará de todos esses problemas; Ele tratará de cada um de maneira sábia e eficaz.

Nossa obra e responsabilidade hoje, como igreja, é somente concentrar-nos naquilo em que Deus se concentra. Somente fazermos o que Cristo está fazendo. Esse é o nosso princípio básico. Hoje, Cristo está dispensando a vida de Deus para o homem. Nós também temos de fazer o mesmo. Essa é Sua obra e também a nossa obra. Quer sejamos reis ou escravos, nossa comissão é a mesma: dispensar a vida de Deus para os outros.  

0 comentários:

Postar um comentário