quinta-feira, 27 de maio de 2010

REGENERAÇÃO É SIMPLESMENTE CRER

Na Bíblia há algumas doutrinas básicas, e entre elas está a importante doutrina da regeneração. Vamos analisar hoje o que Jesus disse a respeito do assunto. No Evangelho de João capítulo três há um registro que diz: “Havia, entre os fariseus, um homem, chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus”.

Esse Nicodemos era uma pessoa culta e respeitada em sua comunidade. Ele fazia parte de um grupo de líderes judaicos chamados de fariseus. Ele foi ter com Jesus para discutir problemas. Nessa ocasião, Jesus introduziu o assunto da regeneração: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Imediatamente depois de ter ouvido isso, Nicodemos ficou confuso. Ele pensou: Como poderia um homem velho nascer de novo? Aquilo significava que ele teria de voltar ao ventre de sua mãe e sair de novo? Jesus lhe explicou que esse não é um nascimento da carne, mas do espírito. Se alguém não nascer do espírito, mesmo que pudesse entrar de novo no ventre de sua mãe, a carne ainda iria gerar carne. Somente o espírito gera espírito.

Não é de admirar que Nicodemos tenha perguntado: Como é que isso pode acontecer? Jesus explicou-lhe que esse não é um assunto terreno. Trata-se de algo celestial. É por isso que as pessoas não conseguem crer. Jesus, como um mestre experimentado, continuou a explicação: “Ora, ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu, a saber, o Filho do homem. Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna”. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.

“Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” Você entendeu isso? Isso é regeneração! Tudo o que Jesus estava dizendo é que a regeneração não é uma doutrina. Trata-se simplesmente de crer n’Ele. Nascer de novo é simplesmente crer n’Ele. Se alguém não crer n’Ele, não pode ser regenerado. Tudo está centrado na pessoa bendita de Jesus Cristo.

Qual é o nosso conceito de regeneração? Pensamos que se alguém ontem foi um ladrão e hoje devolve o produto de seu roubo ao proprietário, isso é regeneração. Ou, que se alguém ontem vivia uma vida de imoralidade, mas hoje abandonou essas práticas, isso é regeneração. Pensamos que desde que deixemos de fazer qualquer coisa má que vínhamos fazendo, e esforçando-nos por fazer o bem daqui por diante, então nascemos de novo. Mas esse é um conceito do homem. Não é essa a regeneração que Cristo dá.

A condição de Jesus é que você creia n’Ele. Quem crê n’Ele tem a vida eterna! Deus deu Seu Filho unigênito, para que todo o que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem n’Ele crê não é julgado, mas o que não crê já está julgado. Não se trata de uma doutrina. É uma questão da pessoa. É um relacionamento entre Cristo e o homem.

0 comentários:

Postar um comentário