sexta-feira, 21 de maio de 2010

O SIGNIFICADO DA FÉ

Um cristão é uma pessoa que recebeu Cristo e Sua grande salvação. Como se recebe Cristo e Sua obra consumada? A pergunta pode parecer difícil, mas a resposta é muito simples. Há somente uma maneira para receber Cristo – por meio da fé. Na verdade, receber é simplesmente crer.

Os estudiosos verificaram que a palavra “fé” aparece cento e cinqüenta vezes no Novo Testamento. A razão de essa palavra ser mencionada e enfatizada repetidamente é porque a fé é o caminho único e crucial para receber Cristo. A Bíblia tem de repetir e enfatizar esse ponto porque ele envolve o fato de recebermos Cristo e Sua salvação. Quando alguém crê, ele recebe. Caso contrário, nada acontece.

Vejamos o significado de Fé e tentemos encontrar uma definição dessa palavra. Vejamos Hebreus 11:1 - “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a convicção das coisas que não vemos”.

O mundo que nos envolve é composto de milhões de objetos de várias formas e cores. Também há um grande número de imagens e objetos no interior de nossa mente, os quais formam um mundo próprio deles. Entre esse mundo interior e o mundo exterior, há um constante vai e vem de comunicação.

Por meio dos cinco sentidos, os impulsos do mundo exterior são transmitidos para o nosso interior a fim de produzir determinadas percepções e, pelas mesmas cinco faculdades, comunicamos ao mundo exterior o que se passa em nosso interior. Se um homem for privado dos seus cinco sentidos, será extremamente difícil que qualquer coisa do mundo exterior penetre nele.

A função dos nossos cinco sentidos é transferir todas as coisas objetivas para dentro de nós, para que se tornem nossa experiência subjetiva. Se não tivermos esses cinco sentidos, todas as coisas exteriores permanecerão fora de nós. Haverá uma barreira para sempre entre os dois lados. O trabalho dos cinco sentidos é um trabalho de substantificação, ou seja: dar uma forma concreta em nossa mente a um objeto ou coisa do mundo exterior; formar uma imagem mental do objeto. Diariamente estamos substantificando milhões de objetos através dos órgãos substantificadores. Dessa maneira, somos colocados em contato com o mundo exterior.

Vejamos então a função da fé. Assim como os olhos são para ver, os ouvidos para ouvir e o nariz para cheirar, a fé é o órgão pelo qual substanciamos em nós todas as coisas espirituais. Sem a fé, as coisas espirituais são inexistentes para nós. É por isso que a Bíblia diz que a fé faz com que as coisas que se esperam tornem-se reais em nosso interior subjetivo mesmo quando não podemos vê-las no mundo exterior.

As questões espirituais são reais ou não? Você não pode afirmar ou saber ao certo através dos seus cinco sentidos. Se você unicamente exercitar os seus sentidos, terá de concluir que Deus não existe, que não há nenhum Cristo e nem a redenção e o perdão dos pecados. Você pode achar que isso é uma brincadeira. Mas há pessoas que criticam dizendo: “Essa conversa sobre assuntos espirituais, sobre ressurreição e receber nova vida é apenas um monte de palavras vazias”.

O fato é que os assuntos espirituais existem, mas essas pessoas carecem de algo. Falta-lhes aquele sentido que substantifica todos os assuntos espirituais. Sem esse sentido, tudo o que é espiritual é trevas para elas. Tal sentido é a fé. A fé torna tudo espiritualmente claro e real. A fé é a substantificação das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não podemos ver. Embora sejam invisíveis, são manifestados a nós de maneira palpável.

Como pode uma coisa espiritual aparentemente abstrata ser substantificada em nós? Unicamente pela fé. Você tem essa fé? Se você tem, tudo isso se tornará real.     

0 comentários:

Postar um comentário