segunda-feira, 17 de maio de 2010

O TRABALHO E A RESPONSABILIDADE DA IGREJA DIANTE DE DEUS

O livro de Efésios nos revela a Igreja que Deus propôs na eternidade. O capítulo cinco (5) diz que a Igreja será gloriosa, sem mácula ou ruga ou qualquer outra coisa; santa e sem defeito. Isso está determinado no plano eterno de Deus.

Já o capítulo seis (6) fala do trabalho prático da Igreja, a luta espiritual. Quando lemos Efésios 6:10-12, percebemos que o trabalho e a responsabilidade da Igreja é a luta espiritual. Os inimigos nesta luta não são carne e sangue, mas seres espirituais que habitam no ar. Vamos ver os versículos 13 e 14: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes”. Aqui nos é dito que devemos permanecer, não que devemos atacar. A luta espiritual é defensiva, não ofensiva, pois o Senhor Jesus já lutou a batalha, e obteve vitória.

O trabalho da Igreja na terra é simplesmente manter a vitória do Senhor. O trabalho da Igreja não é vencer o diabo, mas resistir ao que já foi vencido pelo Senhor. Seu trabalho não é amarrar o “homem forte”- o homem forte já foi amarrado. Seu trabalho é não deixá-lo soltar-se. Não é necessário atacar; simplesmente vigiar é suficiente.

O ponto inicial da luta espiritual é posicionar-se sobre a vitória que Cristo já venceu. Não é tratar com Satanás, mas confiar no Senhor. Não é esperar que alcancemos a vitória, pois a vitória já foi alcançada. O diabo nada pode fazer. O trabalho e a responsabilidade da Igreja é a luta espiritual. É uma questão do conflito entre a autoridade de Deus e o poder de Satanás. Vejamos agora a relação entre a Igreja e o Reino de Deus.

Algumas pessoas pensam que o Reino de Deus simplesmente refere-se à questão de recompensas. Essa é uma avaliação muito baixa do Reino de Deus. O Senhor Jesus uma vez nos explicou o que é o Reino de Deus. Ele disse: “Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vós” (Mt. 12:28). Que é o Reino de Deus? É a derrota do poder de Satanás pelo poder de Deus. Quando o diabo é incapaz de permanecer em certo lugar, este é o lugar onde o Reino de Deus chegou. De onde quer que o diabo seja expulso, lá está o Reino de Deus.

Apocalipse 12:9 e 10 diz: “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra e, com ele, os seus anjos. Então ouvi uma grande voz do céu, proclamando: Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia, e de noite, diante do nosso Deus.” Devemos prestar atenção a esta palavra “pois” no versículo 10. O Reino de Deus pode vir, “pois” Satanás foi expulso. Satanás perdeu sua posição e não podia mais permanecer lá. Ao mesmo tempo, houve uma grande voz no céu dizendo: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus e a autoridade do Seu Cristo”. Sempre que Satanás abandona um lugar, é porque o Reino de Deus está lá. Onde quer que o Reino de Deus esteja, ali Satanás não pode estar. Isso nos mostra que nas Escrituras, o significado primeiro e essencial do Reino de Deus diz respeito ao tratamento com Satanás. A própria presença do Senhor Jesus representa o Reino de Deus, e Ele é o Reino de Deus. Onde Ele está, o Reino de Deus está.

O que isso tem a ver com a Igreja? Apocalipse 1:5-6, diz: “Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém”. Observem a palavra “reino” no versículo 6. Ela nos mostra que não somente onde o Senhor Jesus está, aí está o Reino de Deus, mas onde a Igreja está, aí também está o Reino de Deus.

Não apenas o próprio Senhor Jesus representa o Reino, mas a Igreja também representa o Reino de Deus. O ponto importante aqui não é uma questão de recompensa futura ou posição no Reino, se ela é grande ou pequena, elevada ou baixa. A questão vital é que Deus quer que a Igreja represente o Reino.

Cremos que o Senhor vai voltar. Mas não pense que devemos sentar e esperar passivamente por Sua volta. Não! Há um trabalho que a Igreja deve fazer. Nós, o corpo de Cristo, devemos aprender a trabalhar junto com Deus. Nunca pense que é suficiente apenas ser salvo. Não é. Devemos estar interessados na necessidade de Deus. Sim, a Igreja deve pregar o evangelho, mas muito mais, a Igreja deve orar para introduzir o Reino de Deus. Pela oração, a Igreja deve liberar o poder do Reino sobre a terra. Assim, quando o Senhor voltar, o reino do mundo se tornará o Reino de nosso Senhor e do Seu Cristo (Ap. 11:15). 

0 comentários:

Postar um comentário