quinta-feira, 6 de maio de 2010

A LEI É PARA SER GUARDADA?

Se você conferir com todas as nações do mundo por que elas instituíram suas leis, cada uma certamente responderia que as leis são para serem guardadas pelos cidadãos. Será, então, essa a razão de Deus haver instituído Suas leis?

Se fizermos essa pergunta a qualquer pessoa, a resposta certamente será sim. Elas nos diriam que a razão de Deus nos ter dado as leis, mandamentos e ordenanças, é para que os guardemos e vivamos por eles, da mesma maneira que qualquer nação exige que seus cidadãos se sujeitem às suas leis.

Mas nós, cristãos, jamais deveríamos responder a essa pergunta dessa maneira. Se pensar que Deus introduziu essas leis para que as guardemos você precisa saber mais sobre a fé cristã.

Naturalmente, você argumentará: “Se o propósito de Deus ao nos dar as leis não é para que as guardemos, qual, então, é o objetivo de Deus ao dá-las a nós? Nossa resposta é: para que possamos transgredi-las! Todas as ordenanças escritas nas leis são para que as quebremos. Essa é a verdade de acordo com a bíblia. Isso é o que os livros aos Romanos e aos Gálatas nos dizem definitivamente.

É necessário que você tenha uma palavra de explicação. Por que Deus nos deu a lei? O Espírito de Deus deu a resposta por meio das palavras de Paulo: “A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada” (Rm. 5:20). Paulo também nos disse que a lei é para expor os pecados do homem.

Em outras palavras, o propósito da lei não é remover o pecado, mas, em vez disso, revelá-lo. Se a lei existisse visando a remoção de pecados, então teríamos de guardá-la. Mas a lei não tem esse propósito. Ela existe para nos expor. “Sobreveio a lei”, com o propósito de nos mostrar nossos pecados. Deus somente quer mostrar ao homem que ele é incapaz. A vida do homem natural é uma vida impotente para os propósitos de Deus. Não há possibilidade de o homem nascido de Adão tornar-se capaz.

Somente o próprio Deus é capaz. Os mandamentos de Cristo somente podem ser cumpridos pelo próprio Cristo. Somente o Filho de Deus pode satisfazer as exigências de Deus. Todos nós somos incapazes.

Por essa razão, sempre que alguém reconhece a sua incapacidade e percebe que quanto mais tenta acertar mais fracassa, nós devemos nos alegrar, pois é nesse ponto que o homem descobre que a vontade de Deus somente pode ser feita por Ele próprio, e os mandamentos de Cristo, somente Cristo consegue cumprir.

Não fique desanimado! Nosso Senhor nos deixou um Evangelho que também pode ser chamado de boas novas. Qual é a boa notícia que Deus nos deu? A boa nova é a entrega de Seu Filho a nós. Pela Sua ressurreição nós estamos ressuscitados. Ele agora está vivendo dentro de nosso espírito para ser a nossa vida, a fim de que possamos expressá-lo e cumprir Suas exigências. Essa é a boa nova.

O evangelho não é um monte de faça isso e não faça aquilo. Você não precisa rastejar pela terra dia e noite, dizendo a si mesmo repetidamente que não deve pecar. Não é essa a boa nova. Isso é uma triste nova. O evangelho é que Deus vem para dentro de nós para viver e obedecer por nós.

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim” (Jo. 15:4).  

“Se alguém me ama, obedecerá a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.” (Jo. 14:23).

0 comentários:

Postar um comentário