domingo, 6 de setembro de 2009

Entre Deus e o diabo



“Há uma luta entre Deus e o Diabo e seu palco é o coração humano” nos diz Dimitri Karamazov, um dos heróis de Dostoiévski.
Desde os primórdios a luta pela alma do homem têm sido cruel e intensa. O que pode explicar esse conflito é o fato de que o homem é, segundo a Bíblia, a obra prima da criação. É um ser criado à imagem e semelhança do Criador, dotado de características singulares entre os seres viventes. A alma do homem é caracterizada pela capacidade de imaginar e criar obras maravilhosas.
Ficamos emocionados ao contemplar as telas dos grandes pintores e ao ouvir as obras dos grandes compositores. Vemos a criatividade do homem nos grandes feitos de engenharia e ciência ou mesmo no campo do saber acadêmico. O homem tem sido capaz de se reinventar a cada geração.
Por outro lado, temos que admitir o lado terrível da capacidade humana quando sabemos as notícias de guerras, crimes bárbaros e violência  cotidiana nos noticiários da TV. Realmente a alma do homem é complexa e contraditória. Sendo assim podemos dizer que o habitat natural da alma é viver entre Deus e o Diabo.
Mas este não foi o plano original do Deus Criador. O propósito e o plano de Deus para a humanidade são revelados claramente no primeiro capítulo do livro de Gênesis:
Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem junto ao chão” (Gênesis 1: 26).
Deus criou o homem porque desejou alguém para governar sobre o reino físico que Ele havia criado. Os seres humanos foram criados para exercer a autoridade sobre a terra e todas as suas criaturas.
“Sejam vocês abençoados pelo Senhor, que fez os céus e a terra. Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem” (Salmo 115: 15-16).
Pelo visto algo aconteceu e a humanidade perdeu o rumo. O estágio atual é de completo caos moral, social, político e econômico em todo o planeta. O Homem perdeu o controle. Deduzimos que algo maligno passou a exercer influência sobre a alma do homem devido aos fatos terríveis que nos afligem e amedrontam.
O dilema de cada um é escolher e decidir para qual lado sua alma vai pender. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, eles não perderam o céu, mas abriram mão do seu reino na terra. Ao escutar Satanás eles cometeram alta traição e entregaram sua autoridade de governo e sujeitaram sua descendência à escravidão do inimigo. Os governantes tornaram-se governados, os vencedores as vítimas, e os reis tornaram-se os servos.
É preciso atitude firme para reverter esse estado deprimente. Temos que aprender como mudar nosso modo de pensar; não como um vencido ou um ninguém, mas como um vencedor e um filho de Deus. A finalidade de Deus é retomar o que uma vez foi perdido por causa do nosso pecado e desobediência.
Depende de nós decidirmos corretamente: Ou perder para sempre nossa alma para o reino das trevas ou então ganhar de volta a cidadania do Reino dos céus. Para o reino das trevas triunfar basta que os filhos de Deus se omitam ou se entreguem passivamente. Porém, para derrotá-lo basta que oremos como Jesus orou: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6: 9-10).
 Orar e fazer a vontade do Pai é a chave para a vitória!

3 comentários:

Anônimo disse...

Senhor, venho sobre mim o teu reino e seja feita a tua vontade na minha vida assim como ela é feita no céu. Amém!!!

Anônimo disse...

sociolôgicamente falando, a humanidade se encontra num estado anômico,sofrendo as coerções e caminhando para o suicídio.Mas agora
com essa nova visão eu acredito que o planeta terra possa retornar ao seu estado original.Somente o Reino de Deus pode realizar essa tarefa através de nós.Primieramente em nós e depois alcançando os outros.......

Anônimo disse...

a decisão está nas mãos do homem, muitos estão cansados e sobrecarregados por não quererem ou não entenderem que a solução está em Cristo, e existe duas coisas necessárias que se deve fazer: ir até Cristo e aprender Dele, sobre o reino dos céus, então só assim achamos descanso para nossa alma( aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do onipotente descansará) salmos 91:1

Postar um comentário