terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Dilema de Nicodemos

Como vimos anteriormente, um dos principais dos judeus se encontrou secretamente com Jesus Cristo para saber mais a respeito do Reino dos Céus. Seu nome era Nicodemos. Seus questionamentos ficaram registrados no evangelho de João no capítulo 3, que tem por título: Jesus instrui a Nicodemos.
Ele foi orientado a respeito da forma como alguém poderia se tornar um cidadão do Reino dos Céus. Apesar de ser um mestre em Israel, ele era totalmente ignorante a respeito do Reino e, por isso, ficou totalmente confuso com o choque cultural e com a grande diferença existente entre a sua religião e os ensinos do Rabi da Galiléia. Era-lhe muito difícil mudar sua mentalidade religiosa e crer em realidades tão novas. Em outras palavras, as boas novas do Reino chocavam-se com as velhas teologias judaicas.
Por saber da dificuldade de uma pessoa madura em conviver com o novo é que Jesus dizia que somente aquele que nascer de novo é que poderia entrar no Reino dos Céus. Teria que se tornar como uma criança recém nascida e, portanto, com a mente aberta para aprender tudo sem resistências.
O apóstolo Paulo considerava que, para que alguém pudesse experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, seria preciso uma renovação do entendimento. Esse era o dilema de Nicodemos e é também o dilema de grande maioria dos cristãos: Crer ou não crer.
Veja as palavras de Jesus: “Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?” (João 3: 12).
O fato é que alguns não tem dificuldade em crer no novo nascimento, mas tropeçam quando não crêem na realidade do Reino. Chegam até a porta mas não podem acreditar que exista algo mais do que a vida eterna e por isso não avançam. Pensam que o céu é o grande objetivo a ser alcançado. Querem morrer e ir para o céu como aprenderam da religião. Pensam em pastagens verdejantes e anjos tocando harpas. Isso é o máximo para a maioria dos crentes que conheço.
Jesus lhes diz: “Ora ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o filho do Homem, que está no céu” (João 3: 13). Veja bem que Jesus afirma que está no céu. Como pode alguém estar na terra e ao mesmo tempo estar no céu? Mais confusão para mentes religiosas como a de Nicodemos. Será que não podemos entender que estar no Reino dos Céus é estar no céu, aqui e agora?  Creio que é isso que Jesus quer dizer.
O rebanho de assustadas ovelhas fica temeroso em entrar no aprisco desconhecido, isso é natural. É típico da natureza humana temer o desconhecido. Mas ouçam a voz do Pastor: “Não tenham medo, rebanho receoso, porque Seu Pai se agradou em lhes dar o Reino” (Lucas 12: 32).
Entremos com confiança e tomemos posse de nossa herança. Não façamos como o grande líder dos judeus que não conseguiu se livrar do jugo pesado da religiosidade judaica para aceitar o jugo leve e o fardo suave do Reino dos Céus e, por isso, hoje temos Nicodemos como um exemplo de perda do Reino.
Decida-se!    
  

0 comentários:

Postar um comentário