sábado, 19 de setembro de 2009

Total Dedicação: Prioridade do Reino de Deus

“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lucas 9.57,58).

Muitas pessoas reagem por impulso quando ouvem a respeito de Jesus e seu evangelho do Reino. Logo querem abraçar a causa e assumir o compromisso de tornar-se um seguidor sem ao menos avaliar as implicações desse gesto. Não pensam no que isso exigirá delas em termos de tempo, energia, dinheiro ou sacrifícios.

Logo que descobrem que as exigências são maiores do que imaginavam, acabam desistindo e sentem-se culpadas e derrotadas. Foi o que provavelmente aconteceu com o personagem do texto acima.

Ele se mostrou entusiasmado com o que viu e ouviu de Jesus e fez uma promessa bastante radical. Afirmou que seguiria o mestre por onde quer que ele fosse. Cremos que aquele homem estava sendo sincero, mas não havia levado em conta as consequências de sua promessa.

Jesus, ao ouvir isso, procurou apresentar ao homem a realidade da vida de um discípulo. Ao mesmo tempo estava querendo ver até que ponto o homem estava disposto a cumprir a promessa feita. Ele disse: “As raposas e as aves têm um lar, mas eu não. Não tenho casa. E, se você seguir-me, essa será sua vida também. Não poderá mais desfrutar o conforto com o qual está acostumado. Você está pronto para encarar isso?”

Não sabemos como aquele homem reagiu, a Bíblia não menciona o resultado da conversa. O importante é compreender que, buscar o Reino de Deus trás muita satisfação, mas não significa que a jornada será fácil. Viver em prol do evangelho implica em pagar um preço muito alto. Entretanto, a recompensa vale a pena.

Deus é senhor e rei do universo. Todas as coisas pertencem a Ele, portanto devemos aceitar o fato e abrir mão de coisas que na verdade não nos pertencem. Por essa razão é que o Altíssimo pode, a qualquer momento, dar-nos qualquer coisa que Ele desejar para que façamos uso dela.

Muitas pessoas decidem seguir Jesus ou buscar o Reino de Deus pensando em tudo aquilo que receberão. Essa não é a motivação correta. O Reino não é um clube de bênçãos. Devemos segui-lo porque é nosso Rei e nosso Pai celestial, e não na intenção de que Ele pague nossas contas.

Quando a nossa prioridade está corretamente estabelecida, o Senhor cuida de nós e supre nossas necessidades.

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).

Se você estiver disposto a abrir mão de tudo em prol do Reino, estará prestes a alcançar a vida mais incrível que poderá experimentar.

Creia nisso!


0 comentários:

Postar um comentário