segunda-feira, 3 de maio de 2010

REDESCOBRINDO O PAPEL DA IGREJA NA CRIAÇÃO

Na criação, dois foram criados: um foi Adão e o outro foi Eva. Ambos foram criados seres humanos, mas cada um representa um modelo exemplar (tipo) diferente. Em I Coríntios 15 diz que Adão era um tipo do Senhor Jesus e Romanos 5 diz que Adão prefigurava o homem que haveria de vir. Adão, então, prefigurava Cristo; ele retratava Cristo em figura. Em outras palavras, tudo o que Deus propôs em Adão foi achado em Cristo.

Mas além de Adão na criação, havia também a mulher Eva. Deus registrou cuidadosamente a criação dessa mulher em Gênesis 2, e quando lemos Efésios 5, claramente nos é dito que Eva tipifica a Igreja. Vemos, assim, que a vontade eterna de Deus é, em parte, cumprida por intermédio de Cristo e também, em parte, pela igreja. Portanto, para que possamos entender como a igreja pode cumprir a vontade de Deus na terra, devemos aprender de Eva. Não estaremos enfocando aqui nosso entendimento sobre a obra de Cristo, mas sobre a posição que a Igreja ocupa em relação a esta obra.

Em Gênesis 2:18 Deus diz: “Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora”. Sendo assim, entendemos que o propósito de Deus ao criar a Igreja é que ela possa ser auxiliadora de Cristo. Cristo sozinho é apenas a metade; deve haver a outra metade, que é a igreja.

Em outras palavras, Deus desejou ter tanto Adão como Eva. Seu propósito é ter um Cristo vitorioso e também uma Igreja vitoriosa, um Cristo que tenha vencido o trabalho do diabo juntamente com uma Igreja que tenha vencido o trabalho do diabo. Seu propósito é ter um Cristo reinante e uma Igreja reinante. Isso é o que Deus planejou para Seu próprio prazer e Ele o executou para Sua própria satisfação.

Porque Deus desejou fazer isto, isto está feito. Deus desejou ter Cristo e desejou também ter a Igreja que é exatamente igual a Cristo. Deus não desejou apenas que Cristo pudesse reinar, mas que a Igreja pudesse reinar juntamente com Cristo. Mesmo na glória, Cristo ainda precisará da Sua auxiliadora. Na guerra contra Satanás, Cristo precisa de uma auxiliadora. O que Deus exige da Igreja é que ela seja igual a Cristo em todos os aspectos. É desejo de Deus que Cristo tenha uma auxiliadora idônea.

Então podemos perguntar: “Que é a Igreja? O fato de Eva ter sido feita de Adão significa que a Igreja é feita de Cristo. Eva foi feita da costela de Adão e por isso ele afirmou: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gn 2:25). Seguindo a mesma linha de raciocínio entendemos que a Igreja é somente aquela porção que foi tirada de Cristo. O material da Igreja é Cristo. Sem Ele a Igreja não tem posição, nem vida, nem viver e nem existência.

Muitos pensam, erradamente, que a Igreja é a reunião das “pessoas” que crêem no Senhor e são salvas. Não, isso não é verdade. A Igreja não é um “eu” individual, mas um “você” individual. Não é o Sr. Silva mais o Sr. Pereira, nem mesmo todos os cristãos em todo o mundo reunidos. A Igreja é Cristo em você, Cristo em mim e Cristo em todos os cristãos por todo o mundo, através de todos os séculos, reunidos.

A igreja é composta apenas daquilo que provém de Cristo. Todo talento, habilidade, pensamento e ego humanos e tudo o que o homem tem está fora da igreja. Somente o que provém de Cristo está na Igreja. Eva não foi feita de barro, mas de Adão, aquele que tipifica Cristo. A preciosidade é que Deus tomou uma costela de Adão e fez Eva. Somente aquilo que saiu de Adão, não do barro, pode ser chamado “Eva” e somente aquilo que saiu de Cristo pode ser chamado Igreja. Tudo o que não vem de Cristo nada tem a ver com a Igreja.

Deus deve tratar-nos a tal ponto que tudo da nossa natureza seja colocado sob controle. Nossa força natural deve ser tratada pela cruz e sujeitada ao governo do Espírito Santo. Somente assim seremos benção à Igreja. Tudo o que resulta da vida natural em nós é feito de terra e não desejado por Deus, aquilo que é formado da vida de Cristo é a Igreja.

Não é o arrependimento que nos faz uma parte da Igreja, nem a nossa confissão de pecados, nem mesmo nossa fé. É somente a vida que Cristo dispensou a nós que nos torna uma parte da Igreja. A base de sermos uma parte da Igreja é nosso novo nascimento, uma vez que é assim que Cristo se dá a nós – daí a necessidade de que vivamos, comportemo-nos e atuemos conforme esta vida, a vida de Cristo. Deus não pode fazer por nós nada mais que isso. Ele dispensou Seu Filho para dentro de nós para que pudéssemos participar da vida de Cristo.

Embora sejamos apenas vasos de barro, há um grande tesouro em nós. Mas se agirmos de conformidade com nós mesmos, estamos fora da Igreja. Qualquer outra coisa a não ser esta porção de Cristo em nós, não é a Igreja, é simplesmente nosso próprio ego.

O propósito eterno de Deus é ganhar um homem. Este homem é um homem corporativo proveniente de Cristo. É a Igreja. A Igreja não é uma questão de diversos cristãos estarem juntos com diversos outros cristãos. A Igreja é a igreja somente porque há muitas pessoas que participam da mesma vida, do mesmo Cristo. Você tem uma porção de Cristo, outro tem uma porção de Cristo e cada um de nós tem uma porção de Cristo. Quando todas estas porções são colocadas juntas, então temos a Igreja.

1 comentários:

Wander Martins disse...

Hoje vejo que o quanto mais conheço sobre o reino entendo que nada sabia.Por esse motivo é que devemos a cada dia buscarmos um carater conforme o de CRISTO.
A visão que muitas vezes se tem da igreja é um prédio,intituição,casa de "adoração"...Mas aprendemos que, igreja é parte de Cristo por isso, devemos desejar e amar o reino.Stephen Kaung escreveu que dizemos que amamos a igreja,mas se não amamos o reino, nosso amor pela igreja é vazio.Que o Senhor possa nos encher do seu amor porque por nós mesmos nada podemos fazer então venha com o teu reino SENHOR JESUS.

Postar um comentário