segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Conhecendo a Obra do Espírito Santo

“O que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo. 3: 6).

Quando regenerado, o espírito do homem é vivificado por meio da entrada da vida de Deus (zoe). O Espírito Santo é a força motriz nesta tarefa. Ele convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8). Ele prepara os corações humanos para crerem no Senhor Jesus como Salvador.

A obra da cruz foi realizada pelo Senhor Jesus, porém, a aplicação desta obra consumada no coração do pecador foi confiada ao Espírito Santo. A cruz realiza tudo, mas o Espírito comunica ao homem o que foi realizado. A cruz nos garante a posição; o Espírito Santo nos dá a experiência. A cruz confirma o fato de Deus; o Espírito Santo efetua a demonstração deste fato.

O Espírito Santo nunca opera independentemente da cruz; sem a cruz o Espírito Santo não teria a base correta para operar. Sem o Espírito Santo a obra da cruz estaria fadada a não ter efeito algum nos homens embora ela seja eficaz diante de Deus. Embora seja na cruz que toda a obra da salvação foi realizada, é o Espírito Santo quem opera diretamente nos homens para a salvação deles. Por isso a Bíblia considera nossa regeneração como uma obra do Espírito Santo.

Os crentes nascem de novo porque o Espírito Santo aplica a obra da cruz neles e comunica a vida de Deus ao seu espírito. Entende-se daí que a obra maior do Espírito Santo é comunicar a vida de Deus.

Além de conceder vida aos crentes no novo nascimento, o Espírito Santo executa outra obra que é o habitar neles. A Bíblia diz: “Também vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo... ainda porei dentro de vós o meu Espírito” (Ez. 36:26-27). Observe que imediatamente depois da primeira declaração “porei dentro de vós um espírito novo” segue esta outra: “porei meu Espírito dentro de vós”. A primeira declaração afirma que os crentes recebem um espírito novo por meio da restauração do seu espírito morto, por causa da queda, e isso acontece por causa da entrada da “vida de Deus”.

A segunda declaração refere-se à permanência do Espírito Santo no espírito do homem restaurado. No novo nascimento os crentes obtêm não apenas um espírito novo, mas também o Espírito Santo habitando dentro deles.

Vemos com preocupação que uma grande maioria de cristãos anda em busca de uma visitação do Espírito Santo ignorando que Ele não é um visitante, mas sim um habitante no nosso espírito regenerado. Não é triste que muitos falhem em compreender a novidade do seu espírito e a habitação do Espírito Santo em seu novo espírito?

Poucos são os que sabem que nasceram de novo e possuem uma nova vida; mas em número menor são aqueles que sabem que a partir do momento em que creram no Senhor Jesus passaram a ter o Espírito Santo habitando neles para ser sua energia, seu guia e seu Senhor.

Ao convencer os homens do pecado e conduzi-los a crer no Senhor, o Espírito Santo está apenas preparando a base para Sua habitação. Deus já comunicou Seu Espírito aos seus filhos, os quais devem agora reconhecer fielmente o Espírito Santo e se submeterem lealmente a Ele.

Este é um fato imutável que nenhuma condição do cristão pode contestar. Porque fomos regenerados, nós automaticamente nos tornamos um templo santo adequado para a habitação do Espírito Santo. Se você aceitar a promessa de Deus em sua totalidade, confiando no fato divino de que na regeneração Deus lhe deu uma nova vida e juntamente com ela a habitação da própria pessoa do Espírito Santo, então sua vida espiritual avançará tremendamente.

Pela fé e obediência podemos experimentar a presença permanente do Espírito Santo em nossa vida diária. A Pessoa que reside dentro de nós revelará Cristo em nós, nos santificará e nos conduzirá para as verdadeiras alturas espirituais.

Qualquer que desejar habitar em Cristo e viver uma vida santa como a d’Ele, deve aceitar pela fé e obediência a provisão de Deus. O Espírito Santo já está em nosso espírito, portanto, a questão diante de nós agora é: desejamos permitir que Ele opere dentro de nós?

0 comentários:

Postar um comentário