sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Regeneração é Nascer de Deus

“Porquanto, pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem da lei é o pleno conhecimento do pecado”. (Rm. 3:20)
Deus sabe que no homem bem algum habita, nenhuma carne pode agradá-lo. A carne está corrompida além da possibilidade de recuperação. Visto que a carne é completamente irremediável, como pode então o homem agradar a Deus, depois de crer no Seu Filho, a menos que Deus lhe dê algo novo?
Damos graças porque Deus concedeu uma nova vida, Sua vida não criada, àqueles que crêem na salvação do Senhor Jesus e O recebem como seu Senhor e Salvador pessoal. Isso é chamado “regeneração” ou “novo nascimento”.
Embora nossa carne não possa ser alterada, Deus nos dá Sua vida. A carne do homem continua sendo tão corrupta quanto sempre foi. A carne em um santo é a mesma em um pecador. Na regeneração, a carne não é transformada. O novo nascimento não exerce nenhuma influência boa sobre a carne. Ela permanece como é. Deus não nos comunica Sua vida, para educar e treinar a carne. Pelo contrário, ela nos é dada para vencer a carne.
O homem, na regeneração, torna-se realmente relacionado a Deus pelo nascimento. Regeneração quer dizer, nascer de Deus. Como nossa vida carnal é nascida dos nossos pais, assim nossa vida espiritual é nascida de Deus. O significado do nascimento é “comunicar vida”. Quando dizemos que somos nascidos de Deus, isto significa que recebemos uma nova vida d’Ele.
Como seres humanos, somos a raça caída, somos carnais. Nosso espírito está morto e nossa alma é quem tem plena direção de todo nosso ser. Estamos andando segundo a concupiscência do corpo. Não existe bem algum em nós.
Ao vir nos restaurar, Deus se preocupa em restaurar primeiramente a posição do nosso espírito, dentro de nós, a fim de que possamos ter comunhão com Ele novamente. Isto ocorre quando cremos no Senhor Jesus. Deus coloca Sua vida em nosso espírito, levantando-o da morte. O Senhor Jesus declara que:
“O que é nascido do Espírito é espírito”. (Jo 3:6)
Nesse momento, a vida de Deus, que é o Espírito, entra em nosso espírito humano e o restaura à sua posição original. O Espírito Santo instala Sua morada no espírito humano e o homem é, assim, transportado para a esfera espiritual. O espírito do homem, nascido de novo, é vivificado e volta a governar o homem interior. Isso é o que recebemos por ocasião da regeneração.
A regeneração é o mínimo da vida espiritual. Ela é a base sobre a qual a edificação posterior é realizada. Ninguém pode falar de vida espiritual, nem tampouco almejar crescimento espiritual, se não for regenerado. O homem sem regeneração não tem vida em seu espírito.
É essencial que cada crente saiba, sem qualquer dúvida, se ele já foi regenerado e que recebeu nova vida. Ele deve saber que o novo nascimento não é uma tentativa de remendar a velha carne, ou de transformá-la em vida espiritual. Pelo contrário, é receber uma vida que ele nunca possuiu e não poderia ter possuído antes.
Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Nunca poderá perceber os mistérios espirituais e provar a celestial doçura do reino de Deus. Seu destino é apenas esperar a morte e o julgamento: para ele não existe nada mais.
Como alguém pode saber se é regenerado? João nos diz que o homem nasce de novo pelo crer no Nome do Filho de Deus e por recebê-Lo: “Mas a todos os que o receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus – filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, mas de Deus”. (Jo. 1:12-13)
O nome do Filho de Deus é “Jesus” que significa “ele salvará seu povo dos pecados”. (Mt. 1:21) Crer no Nome do Filho de Deus é, portanto, equivalente a crer n’Ele como Salvador, crendo que Ele morreu na cruz por nossos pecados a fim de livrar-nos da culpa e do poder do pecado. Crer assim é recebê-lo como Salvador.
Se alguém deseja saber se é regenerado ou não, basta simplesmente fazer uma pergunta a si mesmo: Fui à cruz, como um pecador desamparado e recebi o Senhor Jesus como meu Salvador? Se sua resposta for afirmativa, você é regenerado.
Todos os que crêem no Senhor Jesus são nascidos de novo!

0 comentários:

Postar um comentário