terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Reino dos Céus Revelado em Mateus

O Evangelho de Mateus é absolutamente diferente do Evangelho de João. O Evangelho de João é um livro de vida, enquanto Mateus é um livro do Reino. Em João Jesus é vida, mas em Mateus Ele é o Rei.
Ao considerarmos o Evangelho de Mateus, devemos atentar para o fato de que agora estamos no Reino. Todas as coisas escritas nesse livro estão relacionadas ao Reino. Portanto, devemos olhar para esse livro do ponto de vista do Reino, enxergando cada capítulo e até mesmo cada versículo da perspectiva do Reino.
“Naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:1-2).
O arrependimento exigido aqui é para o Reino. Os homens deveriam arrepender-se porque não estavam no Reino, porque não estavam sob a autoridade de Deus. Nós devemos nos arrepender se ainda não nos submetemos à autoridade de Cristo.
Mesmo que o homem não sinta que seja um pecador, uma vez que não está no Reino, ele é um rebelde. Se ele nada tem a ver com a realeza de Cristo, está em rebelião e deve arrepender-se. Arrependa-se de não estar no Reino! Se não estás realmente no Reino dos céus nem sob o governo celestial, você deve arrepender-se. Não importa quão espiritual, santo ou bom você seja. A única coisa que conta é se você está ou não debaixo do governo celestial.
Esse é o pensamento básico do Evangelho de Mateus. Não pense que Mateus é apenas para os incrédulos, estranhos ou gentios. Muitos cristãos nunca ouviram o Evangelho de Mateus. Não sabemos que tipo de evangelho você tem ouvido, mas sabemos que precisa ouvir o Evangelho de Mateus, o evangelho do Reino, que exige que você se arrependa de não estar sob a realeza de Cristo.
Todos nós devemos arrepender-nos e dizer: “Senhor, perdoa-me. Eu estou ainda em rebelião. Não estou debaixo do Teu senhorio, Tua autoridade, Teu governo celestial. Senhor, confesso que tenho sido governado só por mim mesmo, Senhor, conceda-me um arrependimento verdadeiro pela minha rebelião, por eu não estar debaixo da Tua autoridade”.
Arrepender-se é ter uma mudança de mente, é ter uma mudança de propósito. No grego a palavra traduzida para arrependimento significa ter uma mudança de mente. É ter uma mudança em nosso pensamento, nossa filosofia, nossa lógica. A vida do homem caído é absolutamente de acordo com o seu pensamento. Tudo o que ele faz é segundo a sua mente. Antes de sermos salvos, todos estávamos sob a direção da nossa mentalidade caída. Estávamos longe de Deus e nossa vida estava em direção oposta à Sua vontade.
Mas um dia ouvimos a pregação do evangelho que nos dizia para arrepender-nos, ter uma mudança em nosso pensamento, filosofia e lógica. Creio que essa tem sido a experiência de muitos. Quando nos convertemos, voltamos as costas para o passado e voltamos a face para Deus. Isso é o que significa se arrepender, experienciar uma mudança da nossa mente.
Em sua mensagem, João Batista disse ao povo que se arrependesse para o Reino. Ele não disse que se arrependessem para que pudessem ir para o céu ou mesmo para obter a salvação. Ele disse que deveriam arrepender-se para o Reino. O Reino denota um tipo de domínio, governo.
Antes de sermos salvos não estávamos sob qualquer governo. Entretanto, quando ouvimos a pregação do evangelho, nos voltamos de uma condição sem governo, para outra de total governo. Agora estamos no Reino. Antes de sermos salvos, não tínhamos um Rei. Mas após voltarmo-nos para o Senhor, Ele se tornou nosso Rei.
            Agora estamos todos sob o governo desse Rei. O Rei tem a realeza, e essa realeza é o Reino. Hoje estamos no Reino deste Rei. Louvado seja o Senhor porque o ministério do sacerdócio iniciado com João Batista ainda está entre nós. Ele nos apresenta o Rei e quando nós o recebemos, somos conquistados e então o Reino está aqui. Este é o Evangelho de Mateus.

0 comentários:

Postar um comentário