quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A Verdadeira Vida Para os Filhos de Deus

O plano de Deus para o homem, que fora criado à Sua imagem e à Sua semelhança, era que o homem vivesse uma vida de “dentro para fora”. O Pai desejava que seus filhos fossem orientados pelo espírito e que através dessa orientação os seres humanos vivessem em comunhão constante com Ele.
Mas, infelizmente, o homem perdeu essa condição maravilhosa e, com isso, distanciou-se de Deus. Desde que eles perderam o contato com o Espírito Santo, o qual era sua conexão com o seu Pai, passaram a viver de “fora para dentro”. Eles se tornaram totalmente dependentes de seus cinco sentidos.
O mundo físico, o qual pode dar ao homem apenas uma perspectiva limitada das realidades da vida, se impôs em seu mundo interior. Certamente é por isso que as primeiras palavras que lemos a respeito de Adão e Eva depois da rebelião foram: “perceberam” e “souberam”. De repente, eles souberam que estavam nus. Será que eles não sabiam disso antes? Certamente que sim. Mas o que mudou foi que, quando eles percebiam a realidade por meio do espírito este detalhe era insignificante. Era algo externo e que não consistia nenhum problema em seu relacionamento com Deus.
Porém, quando o corpo e seus sentidos assumiram o controle, Adão e Eva perderam a perspectiva correta e passaram a reagir de forma carnal. Entenderam a nudez como algo sensual e vergonhoso. Uma perspectiva baseada apenas nos sentidos inevitavelmente os levou à confusão. A humanidade começou a depender da alma (a mente), da vontade e das emoções, para interpretar a vida.
A conseqüência mais terrível foi que, a partir daí, o homem passou a interpretar o seu Criador-Rei conforme e principalmente a partir dos sentidos físicos. Não é de admirar que o homem nunca mais tivesse um bom relacionamento com Deus a partir desse ponto da história. Essa foi a conseqüência de perdermos a posição correta para executarmos o propósito de Deus e cumprirmos o nosso potencial.
Nós não perdemos apenas a capacidade de comunicação com o Reino de Deus, mas também perdemos o poder e a autoridade que nos foi delegada. Lembre-se que poder é a habilidade de controlar e influenciar as circunstâncias. Uma das primeiras coisas que o Rei falou a Adão depois de sua rebelião foi: “De agora em diante, você vai ter que lutar contra a terra para conseguir comida”.
Deus teve de mostrar ao homem as terríveis conseqüências de sua tolice. A vida que Adão levava em comunhão com Deus era maravilhosa, mas agora tudo havia mudado: “Maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninha, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá seu pão, até que seu corpo volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará”. “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte”. (Rei Salomão)
A declaração de independência da humanidade e a subsequente perda do contato com o Espírito Santo deixou os seres humanos em um estado de rebelião. A terra passou a ser um governo de rebelados que não tinha mais os propósitos do Reino no coração.
O apóstolo Paulo coloca isto de forma clara: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Falhamos em alcançar a natureza essencial de Deus e distorcemos a imagem desta perfeição dentro de nós. A situação da humanidade estava terrivelmente caótica.
Foi por isto que Deus enviou o Seu Filho a este mundo. Diz a Bíblia que: “o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. Jesus veio para resgatar a humanidade e para restituir a nossa condição que fora perdida por causa da desobediência. O homem havia perdido sua capacidade de discernir a realidade por meio do espírito, e Jesus veio para vivificar essa capacidade.
Não precisamos mais viver pelos sentidos da carne porque temos recebido a restauração de nosso espírito. Não devemos mais esforçar-nos para ter comunhão com Deus através da nossa vida da alma. Não podemos tentar fazer as obras de Deus pela nossa capacidade natural. Nada disso irá agradar a Deus!
Somos novas criaturas em Cristo Jesus e nossa verdadeira vida é a vida em espírito e em verdade: “Pois se vocês viverem de acordo com a carne morrereis; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, vivereis, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. (Rm. 8:13-14)
Essa é a verdadeira vida dos filhos de Deus! 

0 comentários:

Postar um comentário