sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ANDANDO SEGUNDO O ESPÍRITO

A transformação de um crente que é da alma, para um crente que é espiritual, não garante que ele nunca mais ande segundo a carne. Pelo contrário, o perigo de voltar à carne sempre existirá. Satanás está sempre alerta para aproveitar qualquer oportunidade para levar o crente a cair da sua elevada posição para uma vida abaixo da média.

É necessário, portanto, que os filhos de Deus sejam vigilantes em todo o tempo e sigam o Espírito para que possam permanecer espirituais. “Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm. 8:4). Andar segundo o espírito é andar contrário à carne, porém não seguir o Espírito é andar segundo a carne. Não há uma posição neutra nesse assunto.

Muitos cristãos oscilam entre os dois: ora seguem o espírito ora seguem a carne, mas o certo é andar apenas segundo o homem interior, e isto é andar segundo a intuição do espírito e nem por um momento segundo a alma ou o corpo. Seguindo o espírito desse modo, eles invariavelmente “colocarão suas mentes nas coisas do espírito”, e o resultado será “vida e paz”.  

Viver segundo o espírito é uma obrigação diária do cristão. Ele deve perceber que não podemos viver nem pelos sentimentos mais nobres nem tampouco pelos mais elevados pensamentos. Devemos andar segundo a liderança exercida em nós pela nossa intuição.

O Espírito Santo expressa seu sentimento através do sentimento delicado do espírito. Ele não opera diretamente em nossas mentes, induzindo-nos repentinamente, a pensar em algo. Todas as Suas obras são feitas em nossas profundezas inferiores. Se desejamos conhecer a mente do Espírito, devemos nos conduzir de acordo com a intuição em nosso espírito.

Às vezes podemos perceber algo lá sem compreender o que significa, ou qual é a sua exigência, ou o que está comunicando. Sempre que isso acontecer devemos nos dedicar à oração, pedindo que o entendimento seja dado à nossa mente. Tão logo recebemos o significado do que sentimos intuitivamente devemos dali em diante, nos conduzir de conformidade com ele.

 Só o ensinamento intuitivo representa o pensamento do Espírito, e somente a ele devemos seguir. Tal andar pelo espírito requer confiança e fé. Lembre-se que, qualquer coisa que façamos ou possamos fazer sem confiar, buscar e esperar em Deus, é ou será feito na carne. Com tremor e temor devemos contar com Deus para a direção que virá nas profundezas interiores do nosso ser. Esta é a única forma de andarmos segundo o espírito.

O povo de Deus deve se revestir de humildade para reconhecer sua indignidade e incompetência, não ousando iniciar coisa alguma sem receber a ordem de Deus, nem tampouco executá-la confiando em si mesmos.

Para se viver pelo espírito precisamos nos mover de acordo com o sentimento delicado da intuição e depender da sua capacitação para realizar a tarefa revelada. Começaremos bem se seguirmos a intuição e não o pensamento, opinião, sentimento ou tendência; terminaremos bem se confiarmos no poder do Espírito e não no nosso talento, força ou capacidade. Mantenha sempre em mente que no momento em que deixamos de seguir nosso sentimento intuitivo, ali mesmo começamos a andar segundo a carne e acabamos nos inclinando para as coisas da carne. Isto, por sua vez, injeta morte no espírito. Só se “não andarmos segundo a carne” é que podemos andar “segundo o espírito”.

Nosso alvo é sermos um homem espiritual e não um espírito. Se reconhecermos esta distinção, nossas vidas nunca serão cortadas e secas. Hoje somos seres humanos e continuaremos sendo eternamente; todavia, a mais alta conquista de um ser humano é se desenvolver até ser um homem espiritual.  

0 comentários:

Postar um comentário