quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Grande Pescaria

“Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré” (Lc. 5:1).

Conhecemos a passagem bíblica e ela nos diz que Jesus viu dois barcos que estavam à beira da praia e cujos pescadores estavam lavando suas redes depois de uma noite de pesca infrutífera.

Jesus então resolveu entrar em um dos barcos. Ele então pediu a Pedro para “se fazer ao largo” ou ao mar alto. Os pescadores estavam cansados, pois trabalharam a noite inteira. Tinham descido dos barcos e estavam lavando as redes. Por certo estavam decepcionados, sentindo-se fracassados por não terem obtido resultados. Hoje há muitos obreiros que estão se sentindo assim. Têm lutado para pescar almas e nada têm conseguido e mesmo em um ano de trabalho poucos resultados podem ser acrescentados ao corpo de Cristo.

Isto não é uma má condição, desde que estejam prontos para uma nova obediência ao Senhor. Na verdade, não existe um ministério, um pastor ou obreiro, que não tenha passado por isso em alguma ocasião.

Jesus disse a Simão que lançasse as redes para pescar. Ele demonstrou cansaço e indisposição, mas disse: “Sobre a Tua palavra, lançarei a rede”. Na língua original, há bastante ênfase neste ponto: “Mestre, só vou fazê-lo porque é o Senhor que está mandando”.

Você sabia que o maior sinal de um avivamento é a obediência às ordens de Jesus? Em última análise, toda a nossa vida cristã se resume neste processo de aprender a obedecer e a responder positivamente a Deus. E por que Jesus nos leva às águas profundas para ensinar obediência? Porque é um lugar de onde não podemos voltar.

Para aprender princípios não precisamos disso; mas na hora de ensinar a prática, Jesus sabe que, se tivermos chance, seremos tentados a voltar atrás. Então ele nos conduz a lugares na nossa vida de onde não temos saída, para que aprendamos as lições práticas.

O resultado da obediência foi uma grande pescaria, tantos foram os peixes que foi preciso chamar as pessoas do outro barco para ajudar. O que Simão viu trouxe-lhe quebrantamento e gerou nele uma nova resposta para o Senhor. Ele e seus companheiros ouviram o chamado de Jesus, deixaram tudo e o seguiram a fim de se tornarem pescadores de homens.

Este é o objetivo final de tudo o que Jesus faz nas nossas vidas – levar-nos a deixar tudo para segui-lo. Seguir Jesus é o mesmo que estar matriculado em sua escola de ministério. Jesus ensinava seus seguidores na medida em que ia com eles pelo caminho.
Aprenderemos com Jesus que: Se estivermos dispostos a obedecer, teremos resultados, mesmo que suas ordens não nos pareçam muito lógicas. 

0 comentários:

Postar um comentário