terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Espírito Santo e o Espírito do Homem

Temos visto como o Espírito Santo vem e habita no crente por ocasião do novo nascimento. Devemos também observar exatamente onde Ele habita. Fazendo assim, é nossa esperança podermos conhecer melhor Sua operação em nós.

“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito Santo de Deus habita em vós?” (I Co. 3:16). O apóstolo Paulo indica aqui que o Espírito Santo habita em nós, assim como Deus habitava no templo antigamente. Embora o templo em sua totalidade simbolize o lugar da presença de Deus e sirva como figura geral da habitação de Deus, é, todavia, no Santo dos Santos onde Deus realmente habita.

O habitador e sua habitação devem partilhar do mesmo caráter. Somente o espírito regenerado do homem – e não a mente, emoção ou vontade da sua alma, e nem tampouco seu corpo – é adequado para ser o lugar da habitação de Deus. O Espírito é tanto edificador como habitador. Ele não habita onde não edificou.

A menos que haja um elemento dentro do homem diferente da carne, o Espírito Santo Se encontra incapacitado de habitar no homem. É, portanto, indispensável que o espírito do homem seja regenerado a fim de que Ele possa habitar no novo espírito.

Por que é tão importante entender que o Espírito Santo habita na profundeza mais interior do homem, no interior mais profundo do que os seus órgãos de pensamento e decisão? Porque a menos que o filho de Deus perceba isso, ele invariavelmente O buscará em sua alma. Com o entendimento ele será liberto do engano e do erro de olhar para o que é exterior.

O Espírito Santo vive no recesso mais remoto do nosso ser, lá e somente lá podemos esperar Sua operação e obter Sua liderança. Se o nosso Conselheiro, nosso Paracleto, reside em nosso espírito, então Sua liderança deve vir do interior. Tragicamente muitos cristãos buscam sonhos, visões, vozes e sensações em seu homem exterior, ao invés de buscar a Ele no seu homem interior.

Frequentemente muitos filhos de Deus se voltam para si mesmos, isto é, eles examinam suas almas para determinar se têm paz, graça ou progresso espiritual. Isto é muitíssimo prejudicial e não vem da fé. São desviados do contemplar a Cristo, para a contemplação de si mesmos. Existe um perscrutar do interior que é totalmente diferente deste mencionado acima. É o maior ato de fé. É uma busca por direção olhando para o Espírito que habita em nosso espírito.

Embora a mente, emoção e vontade do crente não sejam capazes de discernir as coisas no interior, ainda assim ele deve crer, mesmo quando envolto em trevas, que Deus lhe deu um novo espírito no qual Seu Espírito habita. Assim como Deus, que habitava atrás do véu do Santo dos Santos era temido, embora não fosse visto no Lugar Santo e átrio exterior, assim também o Espírito Santo que habita no espírito do homem é incompreensível pela alma e pelo corpo.

Assim somos capazes de reconhecer o que é a vida espiritual autêntica. Ela não deve ser descoberta ou experimentada nos muitos pensamentos e visões da mente, nem nos sentimentos animadores da emoção, nem tampouco no tremer repentino e tocante do corpo por força exterior. Ela deve ser encontrada na vida que emana do espírito, da parte mais interior do homem.

Andar verdadeiramente segundo o espírito é compreender o mover dessa área mais oculta e segui-la desse modo. Por mais maravilhosas que possam ser as experiências que ocorrem por meio dos componentes da alma, elas não devem ser aceitas como espiritualmente válidas. Somente o que resulta da operação do Espírito Santo dentro do espírito do homem pode ser considerado como experiência espiritual. Por isso é necessário fé para se viver uma vida espiritual.

“O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm. 8:16).

O espírito do homem regenerado é o lugar onde o homem opera junto com Deus. Como sabemos que nascemos de novo e somos, portanto, filhos de Deus? Sabemos porque nosso homem interior foi vivificado e o Espírito Santo habita nele. Nosso espírito é regenerado e renovado e Aquele que habita neste novo espírito é o Espírito Santo. Os dois dão testemunho juntos.  

0 comentários:

Postar um comentário