quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Conhecer a Habitação do Espírito Santo

Segundo a revelação das Escrituras os filhos de Deus já têm o Espírito Santo habitando neles, mas infelizmente muitos desconhecem esse fato e por isso acabam por não reconhecer a Sua presença e por conseqüência não obedecem a Ele.

O primeiro ponto é reconhecer que o Espírito Santo habita nos filhos de Deus, nascidos do Espírito, e essa presença que neles habita é uma pessoa. Alguém que ensina, guia e lhes comunica a realidade de Cristo. Sabemos que Ele verdadeiramente habita em nós quando entendemos que nosso espírito, que é mais profundo que o pensamento e a emoção, é o Santo dos Santos pelo qual comungamos com o Espírito Santo e no qual aguardamos Sua comunicação.

À medida que este relacionamento de respeito e obediência, por parte do crente, se fortalece, Ele manifesta Seu poder a partir do nosso espírito até expandir Sua vida e autoridade à nossa vida consciente e da alma. Então o crente alcança a plenitude do Espírito Santo.

Os cristãos não deveriam se contentar apenas com o conhecimento mental da doutrina do Espírito Santo conforme o ensino da Bíblia; eles precisam também conhecê-lo experimentalmente. Então se entregarão sem reservas a Ele para renovação, submetendo cada parte das suas almas e corpos à Sua correção.

O apóstolo Paulo apresentou esta pergunta aos Coríntios: “Não sabeis que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co. 3:16). Paulo parecia estar surpreso por ignorarem um fato tão concreto. Ele considerava a habitação do Espírito Santo como sendo a conseqüência mais notável da salvação, por isso, como podiam eles não entendê-la?

Não importa quão baixa seja a medida espiritual de um cristão, tão baixa até mesmo como as dos cristãos de Corinto; ele, entretanto, deve estar claro sobre este fato, sem o qual permanecerá carnal e nunca se tornará espiritual. Mesmo que não tenha experimentado Sua habitação, você precisa pelo menos crer que Ele habita em você.   

Mas para que o nosso espírito ganhe domínio sobre a alma e o corpo e assim possamos servir como um canal para que a vida do Espírito seja transmitida a outros, deve haver fortalecimento. Paulo orou pelos crentes: “Peço ao Pai que, de acordo com a sua grande glória, Ele permita que vocês sejam poderosamente fortalecidos, por meio do seu Espírito no homem interior” (Ef. 3:16). Ele ora desse modo porque considerava isso infinitamente importante. Portanto, a oração é para que o espírito do crente seja fortalecido pelo Espírito de Deus. Sua oração indica que eles não devem ter apenas o Espírito Santo habitando neles, mas devem ter também Seu poder especial inundando seus espíritos, com a finalidade de tornar forte o homem interior deles. Ser enchidos com poder no homem interior é a necessidade urgente dos cristãos.

Grande é a necessidade de poder no espírito, para a batalha espiritual com Satanás. Somente os que têm poder no homem interior sabem como exercitar sua força espiritual em resistir e atacar o inimigo. Caso contrário, o conflito será na base do “faz de conta”, travado apenas na imaginação da mente ou no entusiasmo da emoção, ou talvez com as armas da carne e sangue.

A fim de que o homem interior seja fortalecido com poder através do Espírito Santo, os filhos de Deus devem cumprir sua responsabilidade. Precisam se entregar totalmente ao Senhor, abandonar qualquer aspecto duvidoso em suas vidas, estarem dispostos a obedecer plenamente à vontade de Deus e crerem através da oração, que Ele inundará seus espíritos com poder. Sem demora Deus responderá a expectativa dos seus corações.

Os crentes não precisam esperar pelo enchimento do Espírito Santo, porque Ele já desceu. O que eles precisam é esperar apenas o cumprimento da condição para o Seu enchimento, que é: permitir que a cruz realize sua obra profunda neles. Se forem fiéis no crer e obedecer, então dentro de pouco tempo o poder do Espírito Santo irá saturar seus espíritos e fortalecer o homem interior para o viver e o trabalhar.

É muitíssimo importante reconhecer isso, pois nos ajuda a exercitar fé simples em nosso desejo de sermos cheios do Espírito, ao invés de esperar sensações físicas, tais como tremor, sacudidelas ou ser lançado ao chão. As condições para o enchimento devem ser cumpridas e a atitude dos crentes deve ser firme. Deus cumprirá Sua promessa.

“Cristo nos livrou da maldição que a lei nos impõe, tornando-se maldição em nosso lugar. Como dizem as Escrituras: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro. Cristo fez isso para que a benção que Abraão recebeu pudesse ser dada aos que não são judeus”.

“Esta benção foi dada a nós por meio de Jesus Cristo a fim de que, pela fé, nós pudéssemos receber o Espírito prometido” (Gl. 3:13-14). 

0 comentários:

Postar um comentário